BM
Datas significativas
há 4 anos
A grandiosidade do mestre fundador
Tsunesaburo Makiguchi, primeiro presidente da Soka Gakkai, dedicou a vida à educação e à propagação do Budismo de Nichiren Daishonin. Em 6 de junho, comemoram-se os 150 anos de seu nascimento
REDAÇÃO
06/06/2021

Tsunesaburo Makiguchi nasceu em 6 de junho de 1871, na aldeia de Arahama, na atual prefeitura de Niigata, um pequeno porto na costa oeste do Japão. Posteriormente, viveu grande parte da juventude em Otaru, Hokkaido, que passava por uma rápida transformação e era um modelo de modernização e industrialização para o país. Enquanto trabalhava como ajudante no escritório da polícia, Makiguchi lia e estudava muito e, assim, conseguiu entrar na Escola Normal de Hokkaido, um centro de treinamento de professores localizado na cidade de Sapporo.
Depois de se qualificar como professor de escola primária, ensinou por alguns anos e foi membro ativo das associações de professores locais. Em 1900, foi para Tóquio e, em 1903, aos 32 anos, publicou sua primeira grande obra, Jinsei Chirigaku [Geografia da Vida Humana].
Até ser nomeado diretor de uma escola primária, o jovem educador sustentou sua família com uma variedade de empregos na área de ensino. Ele editou periódicos educacionais e promoveu cursos por correspondência para mulheres jovens que não tinham acesso ao aprendizado formal. Também ensinou estudantes estrangeiros e desenvolveu livros didáticos para o Ministério da Educação japonês.
Atuou como diretor de escolas primárias entre 1913 e 1932. Algumas delas ficavam nas áreas mais pobres de Tóquio. Foi assim que Makiguchi refinou suas teorias educacionais de forma prática. Como educador, dedicou-se à felicidade das crianças e trabalhou assiduamente para garantir que aquelas que eram economicamente desfavorecidas tivessem oportunidades iguais. Essa abordagem o levou a entrar em conflito com políticos locais e interesses particulares e, frequentemente, foi alvo de tentativas de destituição do cargo. No entanto, as escolas nas quais ele foi diretor ficaram conhecidas pela alta qualidade na experiência educacional.
Tsunesaburo Makiguchi baseou sua filosofia educacional no que definiu como “teoria da criação de valor”. Para Makiguchi, possuir a plena capacidade de criar valor era sinônimo de felicidade.
Por volta de 1920, conheceu Josei Toda, também professor, com quem dividiu suas convicções e lutas, tornando-se inseparáveis como mestre e discípulo. Mais tarde, em 1928, um fato mudou irrevogavelmente a vida de ambos: eles foram apresentados ao Budismo de Nichiren Daishonin pelo diretor da Escola Comercial Mejiro. Ao se aprofundarem no estudo e na pesquisa do budismo, encontraram a expressão última da filosofia humanística de valor por eles defendida.
Após a conversão ao budismo, Makiguchi foi ainda mais perseguido. Mesmo assim, convicto de suas ideias, fundou, em 18 de novembro de 1930, junto com Josei Toda, a Soka Kyoiku Gakkai, literalmente Sociedade Educacional de Criação de Valor, predecessora da atual Soka Gakkai (Sociedade de Criação de Valor). Tsunesaburo Makiguchi tornou-se presidente da organização e, Josei Toda, diretor-geral e, mais tarde, segundo presidente. Nessa mesma data, publicou a obra Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor].
Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial e a entrada do Japão no conflito, os japoneses foram obrigados a abraçar o xintoísmo, religião que doutrinava o povo a devotar a vida ao imperador. Makiguchi e Toda, como principais líderes da Soka Kyoiku Gakkai, começaram a sofrer crescente pressão e, em 6 de julho de 1943, foram presos por sustentarem posições que defendiam o antimilitarismo e, sobretudo, a liberdade religiosa.
Em 18 de novembro de 1944, após 17 meses de confinamento, Makiguchi faleceu aos 73 anos devido à desnutrição e aos maus-tratos sofridos na prisão. Seus ideais para a educação, a cultura e a paz foram legados a Josei Toda que, libertado em 3 de julho de 1945, assumiu a tarefa de reconstruir a organização em meio aos escombros da guerra.
Com a dedicação de Josei Toda, que mais tarde mudou o nome da organização para Soka Gakkai, e de Daisaku Ikeda, que se tornou seu discípulo em 1947 e abraçou os ideais de Makiguchi, a organização cresceu e as ideias do primeiro presidente vêm sendo difundidas de geração a geração em 192 países e territórios, agora pela Soka Gakkai Internacional (SGI), sob a liderança de Ikeda sensei.
As ideias educacionais de Makiguchi se materializaram por meio da luta de Toda e Ikeda, o qual estabeleceu uma rede de escolas Soka em vários países, da educação infantil ao ensino médio, além de cursos de graduação e pós-graduação no Japão e nos Estados Unidos, com acesso a universitários de todos os continentes.
As teorias de Makiguchi sobre a educação de criação de valor inspiraram um crescente corpo de pesquisas, bem como projetos inovadores em todo o mundo.
No Brasil, o Colégio Soka, que completa 20 anos de fundação no mesmo dia 6 de junho, aniversário natalício do presidente Makiguchi, perpetua dignamente seus ideais educacionais e forma jovens cidadãos conscientes e felizes que contribuirão efetivamente para a melhoria da sociedade em diversas áreas.
Fontes:
Disponível em: www.tmakiguchi.org. Acesso em: 17 maio 2021.
Terceira Civilização, ed. 435, nov. 2004, p.10-16.
Brasil Seikyo, ed. 2.397, 25 nov. 2017, p. B1.
Compartilhe