marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Humanismo/sociedade

Pelos árduos esforços dos companheiros do Brasil, prometo desafiar-me

Relato1 de Ryuta Ono, 26 anos, da cidade de Hita, província de Oita, no Japão

ícone de compartilhamento

REDAÇÃO

06/09/2021

Pelos árduos esforços dos companheiros do Brasil, prometo desafiar-me

No mês passado, participei do intercâmbio virtual2 entre os grupos Gajokai e Sokahan do Brasil e do Japão. Representando o Gajokai do Japão, fiquei encarregado de fazer uma pergunta.

Desde que me lembro como gente, sofro com a gagueira. Quando fico nervoso, não consigo falar bem. Honestamente, minha insegurança é enorme, por essa razão, até o dia da atividade, treinei muitas vezes.

Para me preparar para o intercâmbio, estudei a história do kosen-rufu do Brasil. No volume 1 do romance Nova Revolução Humana, capítulo Desbravadores, sensei escreveu: “A senhora está passando agora por todos esses sofrimentos e infortúnios justamente para cumprir sua nobre missão, que é só sua”.3

No dia do intercâmbio, diante de pessoas totalmente desconhecidas, fiquei inseguro e tive dificuldades para falar. Bem ou mal, consegui falar até o fim, mas, no meu íntimo, me senti muito triste e pensei: “Foi um fracasso...”.

Porém, o aspecto radiante e o empenho na fé dos membros do Brasil mudaram o meu coração. Eles superaram diversas dificuldades com base na prática da fé e alguns companheiros viajavam mais de quatro horas só para chegar à sede regional.

Esse espírito invencível me encorajou. Agora, estou desafiando na recitação do daimoku para me tornar uma pessoa capaz de falar sem dificuldade, independentemente da circunstância. Visando resolver a gagueira, comecei também a dialogar com meus colegas e veteranos no hospital onde trabalho.

Fico grato por essa experiência. Continuarei me desafiando para desenvolver e fazer surgir um novo eu.

Notas:

  1. Relato traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun de 3 de setembro de 2021.
  2. Saiba mais sobre o intercâmbio em:
    -https://app.brasilseikyo.com.br/conteudo/999559613/grupos-sokahan-e-gajokai-do-brasil-e-do-japao-realizam-intercambio
    -https://app.brasilseikyo.com.br/conteudo/999559650/gajokai-e-sokahan-do-brasil-e-do-japao-realizam-intercambio 
  3. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. Tradução: Oliara de Cassia Fortunato. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 239, 2020.

Compartilhar nas