BM
Notícias
há 3 anos
Integrante da OFBHI se apresenta na Reunião de Líderes do Japão
REDAÇÃO
08/12/2021

A Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) foi convidada para gravar, junto com representantes de três continentes, a Nona Sinfonia, de Beethoven, que foi apresentada na 5a Reunião de Líderes rumo ao centenário de fundação em comemoração do dia 18 de novembro, Dia da Fundação da Soka Gakkai, ocorrida em 18 de novembro de 2021, no Auditório Memorial Toda de Tóquio.
A Nona Sinfonia é uma das músicas clássicas preferidas de Ikeda sensei. Num ensaio, ele afirma: “A Nona Sinfonia é o brado retumbante do coração do grande compositor alemão Ludwig van Beethoven, conclamando-nos a romper as amarras do sofrimento e fazer a alegria despontar em nossa vida. É uma obra sublime e imortal, um vibrante canto de exaltação ao triunfo do povo a unir a humanidade” (Brasil Seikyo, ed. 2.422, jun. 2018, p. B2-B3).
Representando o Brasil e a América Latina, Leandro Henrique Silva de Jesus1 compartilhou com o BS+ como foi a experiência de se apresentar na atividade que marca a partida para 2022:
Senti uma imensa alegria por receber esta grandiosa oportunidade e por retornar ao Centro Cultural Campestre para fazer a gravação. Lá, pulsa o espírito de mestre e discípulo e foi o palco de fundação da OFBHI em 1993. Senti também uma enorme honra e responsabilidade por representar todos os companheiros da BSGI e da OFBHI e executar uma das obras mais importantes da história da música e mais apreciadas pelo sensei. Reverberou em meu coração a primeira das três diretrizes eternas da OFBHI direcionadas por sensei quando a orquestra se apresentou no Japão em 2018: “Sejam músicos companheiros a criar valores com o ponto primordial da relação de mestre e discípulo no coração”.

Leandro registra o dia da gravação no Centro Cultural Campestre (Itapevi, São Paulo, out. 2021). Foto: Arquivo pessoal
Levando o Centro Cultural Campestre ao encontro do Mestre
O cenário escolhido para a gravação foi o Centro Cultural Campestre, localizado em Itapevi (SP), para que o Mestre relembrasse o local de fundação da orquestra e de onde ele liderou o kosen-rufu mundial por vários dias. No dia, o céu estava limpo e o clima agradável, como se a natureza contribuísse em harmonia para a maravilhosa apresentação.
O vídeo da apresentação está disponível na Extranet, junto com os vídeos do Encontro com o Mestre.2
Notas:
1. Leandro Henrique Silva de Jesus mora em Barueri, São Paulo, é bacharel em música com habilitação em licenciatura plena pela FIAM-FAAM, professor de educação musical e atua no Núcleo de Desenvolvimento da OFBHI Polo São Paulo desde 2004.
2. Para saber mais sobre a transmissão do Encontro com o Mestre na sua localidade, consulte sua organização.
Compartilhe