marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Datas significativas
há 4 anos

O espírito da fundação

A Soka Gakkai comemora 91 anos de esforços pela paz visando o centenário em 2030

REDAÇÃO

19/11/2021

O espírito da fundação

A origem da Soka Gakkai remonta à relação de mestre e discípulo entre o primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi, e o segundo presidente, Josei Toda.

Makiguchi nasceu em 6 de junho de 1871, na cidade de Kashiwazaki, província de Niigata, no Japão. Na adolescência, foi para Hokkaido, região mais ao norte do país, para trabalhar e continuar os estudos até formar-se professor. Após vários anos lecionando, mudou-se para Tóquio e, em 1903, publicou sua primeira obra, Jinsei Chirigaku (Geografia da Vida Humana). Posteriormente, exerceu a função de diretor em diversas escolas de ensino fundamental.

O professor Josei Toda nasceu em 11 de fevereiro de 1900, na cidade de Kaga, província de Ishikawa. Por volta de 1902, sua família migrou para a Vila de Atsuta, em Hokkaido. Após a conclusão do ensino médio, estudou sozinho enquanto trabalhava e obteve a certificação como professor. Começou a trilhar o caminho de educador na cidade de Yubari, em Hokkaido.

Desde essa época, Toda sensei buscava seriamente um mestre. Ao mudar-se para Tóquio, conheceu Makiguchi e simpatizou-se com suas ideias. Makiguchi sensei estava com 48 anos e Toda sensei, 19. Pouco tempo depois, passaram a trabalhar juntos como educadores. Considerando Makiguchi como seu mestre, Josei Toda apoiou-o sob todos os aspectos.

O professor Makiguchi desenvolveu sua própria base educacional, que tinha como alicerce sua Teoria de Criação de Valor. Nesse meio-tempo, ele conheceu o Budismo de Nichiren Daishonin, que revela o princípio da transformação da vida e o potencial inerente de cada pessoa para tornar-se um agente de criação de valor na sociedade e esclarece qual deve ser a prática fundamental para que isso aconteça. Assim, em 1928, aos 57 anos, Makiguchi sensei e seu discípulo Josei Toda converteram-se ao Budismo Nichiren.

Dois anos depois, em 18 de novembro de 1930, Makiguchi e Toda publicaram o primeiro volume do livro Soka Kyoikugaku Taikei (Sistema Pedagógico de Criação de Valor). Eles decidiram chamar a editora de Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional de Criação de Valor), predecessora da Soka Gakkai (Sociedade de Criação de Valor), e formaram um grupo para empreender atividades educacionais e religiosas.

As ideias de Makiguchi mudaram bastante após sua conversão ao budismo. Seu interesse pela filosofia era tão grande que passou a dedicar-se totalmente às atividades da Soka Gakkai. Ele enxergava na organização a possibilidade de propagar os ideais humanísticos do budismo em prol da educação.

Em 1935, o estatuto da Sociedade Educacional de Criação de Valor ficou pronto e, dois anos depois, Makiguchi sensei, Toda sensei e mais de 50 pessoas realizaram uma cerimônia no Auditório Meikei de Tóquio para marcar um novo início da organização, agora chamada Soka Kyoiku Gakkai. Iniciou-se também um grande movimento de propagação do Budismo Nichiren com a realização de reuniões de palestra, que logo se cristalizaram como uma atividade tradicional da organização.

Em 1940, foi promovido o segundo encontro. A Soka Kyoiku Gakkai havia atingido o número de 500 famílias e foi necessária uma revisão nos regulamentos. Tsunesaburo Makiguchi foi nomeado presidente e Josei Toda, diretor-geral.

Ao observar o desenrolar dos acontecimentos no cenário japonês e mundial, Makiguchi criticou abertamente a política do país de unificar todos os ensinamentos religiosos no xintoísmo, religião oficial do governo. Como consequência, em junho de 1943, os líderes da Soka Gakkai foram convocados a prestar esclarecimentos. Nessa ocasião, o clero da Nichiren Shoshu sugeriu que os membros acatassem a decisão do governo e abraçassem provisoriamente o talismã xintoísta. Makiguchi indignou-se com a proposta, que feria totalmente o espírito do Budismo de Nichiren Daishonin. Em vista disso, todas as atividades da Gakkai passaram a ser vigiadas pela polícia especial de segurança.

Makiguchi não se intimidou e isso resultou na prisão dele, de Josei Toda e de vários líderes da organização, acusados de violarem a Lei da Preservação da Paz e de desrespeitar os santuários xintoístas. Ante à pressão, somente Makiguchi e Toda mantiveram-se firmes e irredutíveis. Makiguchi foi enviado à prisão de Sugamo e submetido a constantes interrogatórios. Ele foi privado de todos os direitos, até mesmo de escolher o advogado, e sofreu diversos tipos de privações. Certo dia, debilitado pela desnutrição, Makiguchi pediu aos carcereiros que o transferissem para o ambulatório da prisão, onde logo entrou em coma e faleceu por volta das 6 horas da manhã do dia 18 de novembro de 1944, aos 73 anos.

Após ser libertado da prisão, em 3 de julho de 1945, Josei Toda deu continuidade aos ideais de Makiguchi. Ele reformulou e reconstruiu a base da organização, que passou a se chamar Soka Gakkai (Sociedade de Criação de Valor). Toda sensei assumiu a presidência em 3 de maio de 1951 e se engajou em um amplo movimento de expansão do Budismo Nichiren no Japão que resultou na conversão de 750 mil famílias em menos de sete anos. Ele faleceu em 2 de abril de 1958.

Com o falecimento de Josei Toda, algumas pessoas duvidaram que a Soka Gakkai sobreviveria, mas a determinação e o empenho de Daisaku Ikeda, seu discípulo e sucessor, dissiparam as dúvidas no coração dos companheiros, devolveram-lhes a esperança e deram um novo impulso à organização.

Em 3 de maio de 1960, o jovem Ikeda assumiu a terceira presidência da Gakkai, data que simboliza a unicidade de mestre e discípulo e o espírito primordial do Budismo Nichiren. Decidido a impulsionar o kosen-rufu mundial, no mesmo ano, ele se lançou ao objetivo de estruturar a organização e estreitar os laços de amizade entre os povos, missão que vem sendo cumprida até hoje por meio da Soka Gakkai Internacional (SGI), fundada por Daisaku Ikeda em 26 de janeiro de 1975, na Ilha de Guam. Hoje, a filosofia budista está presente em 192 países e territórios.

Ao mesmo tempo em que promoveu intensos diálogos com líderes mundiais, Daisaku Ikeda fundou diversas instituições, como a Associação de Concertos Min-On, o sistema educacional Soka, o Museu de Arte Fuji de Tóquio, o Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas (atual Instituto Soka Amazônia), entre outros empreendimentos reconhecidos em todo o mundo.

Ikeda sensei declara:

Seja como for, a Soka Gakkai tornou-se a maior organização de todo o mundo formada por pessoas comuns. Herdando a perspectiva de fundação do presidente Makiguchi, nós, da SGI, estamos formando uma sólida e ampla “rede de bondade e integridade” que abarca o mundo todo. Vamos dar continuidade a nossos empreendimentos para expandirmos essa rede.1

Leia a matéria do Brasil Seikyo: Jornada épica rumo ao centenário em 2030 [https://app.brasilseikyo.com.br/conteudo/999559935/jornada-epica-rumo-ao-centenario-em-2030]

Nota:

1. Brasil Seikyo, ed. 1.864, 21 out. 2016, p. B3.

Fontes:

Brasil Seikyo, ed. 1.793, 30 abr. 2005, p. A7.

Brasil Seikyo, ed. 1.770, 6 nov. 2004, p. A6.

Terceira Civilização, ed. 393, maio 2001, p. 2.

Compartilhe