BM
Notícias
há 4 anos
Cumprimentos de Ano-Novo do presidente Minoru Harada
Traduzido do Seikyo Shimbun de 1o de janeiro de 2022
Presidente Harada
01/01/2022

O “grande redemoinho de diálogos” no palco da missão
Presidente Harada
Descortina-se o “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico” que marca os passos com toda a força no grande solo da missão rumo ao glorioso céu. Estimados companheiros, Feliz Ano-Novo!
Este ano registra importantes momentos auspiciosos, de 75 anos de conversão de Ikeda sensei e de setenta anos da Campanha de Fevereiro. E, ainda, os cinquenta anos desde o início do diálogo do sensei com o maior historiador do século 20, Dr. Arnold J. Toynbee. Ao término de um total de quarenta horas de diálogo ao longo de dois anos, o Dr. Toynbee confiou o futuro da humanidade a Ikeda sensei. “Sr. Ikeda! Meu desejo ardente é de que o senhor promova um redemoinho de diálogos pelo mundo.” Durante esse meio século, na verdade, o redemoinho de diálogos de Ikeda sensei lançou a luz da esperança, com o humanismo budista, à época conturbada, e a Soka Gakkai alçou forte voo como religião mundial.
Neste ano em que se almeja um progresso dinâmico ainda maior, nós, os sucessores, desejamos provocar um grande redemoinho de diálogos, de justiça e de convicção, cada qual em seu palco da missão, tal como Nichiren Daishonin afirma no Gosho: “Agora, quando Nichiren e seus seguidores recitam Nam-myoho-renge-kyo, eles são como o sopro de uma forte ventania” (OTT, p. 96).
O Dr. Toynbee declarou, ainda, com toda a seriedade, a Ikeda sensei: “Se eu fosse mais jovem, gostaria de pesquisar a essência do budismo do Oriente e pô-lo em prática”. Ficamos profundamente comovidos com a postura humilde e sincera do Dr. Toynbee perante a vida.
Nós temos a oportunidade de aprender com o grandioso mestre a essência do budismo, pesquisá-lo e pô-lo em prática. O fato de vivermos repletos desse orgulho e expandirmos a nossa felicidade e a dos outros é o nosso juramento seigan do remoto passado como membros da Soka Gakkai.
Então, neste ano, vamos ampliar a solidariedade da esperança para a sociedade com nosso desenvolvimento na fé, na prática e no estudo, e concretizar um grandioso progresso dinâmico de nós mesmos e do kosen-rufu.
Compartilhe