BM
Notícias
há 3 anos
Discurso do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda
Agradecimento pela homenagem concedida pela Universidade de Minnesota
Dr. Daisaku Ikeda
26/05/2022

A Universidade de Minnesota [UMN, na sigla em inglês] conferiu ao presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, o título de doutor honoris causa em letras e ciências humanas no ensejo da cerimônia de formatura da Escola de Assuntos Públicos Hubert H. Humphrey, que se deu em 14 de maio de 2022, no Auditório Ted Mann, em Minneapolis, no estado de Minnesota, nos Estados Unidos. O vice-presidente da SGI, Yoshiki Tanigawa, recebeu a láurea e procedeu a leitura do discurso de agradecimento em nome do líder da SGI. O texto na íntegra se encontra a seguir:
Permitam-me estender minhas sinceras felicitações aos admiráveis graduandos da Universidade de Minnesota, que tantos desafios sobrepujaram, inclusive os decorrentes da pandemia da Covid-19, para chegar a este momento de celebração.
Por também ser fundador de uma universidade e ter acompanhado o crescimento da instituição, tenho ciência das profundas emoções que se sente ao se despedir dos graduados. Há uma passagem de um texto budista que nossos alunos e eu guardamos no coração. Ela descreve uma “despedida que não é uma despedida”. Ou seja, mesmo partindo e nos separando fisicamente, em nosso coração, sempre seremos livres para voltar e nos reencontrar.
A cabeceira do Rio Mississippi, que corre através do vosso campus, fica no estado de Minnesota. A partir dessa nascente, o rio flui para longe; no entanto, suas águas permanecem unidas, numa correnteza contínua, enquanto seguem nutrindo ricamente uma vastidão de terras.
Do mesmo modo, acredito que cada graduado, fundindo-se com a universidade e valendo-se dela como um manancial inesgotável do espírito, criará um novo valor para a Humanidade conforme avança com sabedoria e vitalidade, igual a uma grande correnteza que vai banhando a sociedade, o mundo e o futuro. E vocês farão isso numa bela comunhão com os demais ex-alunos.
No Selo dos Regentes da Universidade de Minnesota consta a inscrição [em latim] de sua maravilhosa divisa: “Laço comum de todas as artes” (omnibus artibus commune vinculum).
É motivo de imensa honra para mim receber, na data de hoje, o título de doutor honoris causa em letras e ciências humanas desta conceituada instituição de ensino superior.
Trata-se realmente de uma grande honra poder compartilhar com a Universidade de Minnesota este esplêndido e incessante empreendimento da educação humanística. Expresso sincero agradecimento em meu nome e dos membros da Soka Gakkai Internacional nos Estados Unidos e dos 192 países e territórios que se empenham como cidadãos globais para ensejar o século da humanidade no qual a dignidade da vida seja uma certeza.
Os preciosos vínculos que agora possuo com vossa universidade também estão associados com os inolvidáveis laços que mantive com o renomado historiador britânico Dr. Arnold J. Toynbee. Há exatos 50 anos, em maio de 1972, o Dr. Toynbee e eu iniciamos uma série de diálogos que prosseguiram até o ano seguinte. No decorrer de nossas interlocuções, que se estenderam por mais de 40 horas, ele dividiu comigo lembranças de viagens pelos Estados Unidos e ao redor do mundo.
Em novembro de 1955, o Dr. Toynbee proferiu uma importante palestra na Universidade de Minnesota. Nela, defendeu que o único caminho para evitar a destruição da Humanidade se assenta na premissa de as sociedades aprenderem a viver juntas como uma única família. Acrescentou também que “o que a Humanidade necessita agora, acima de tudo, é de tempo para os diferentes povos se familiarizarem com os diversos modos de vida uns dos outros” e “para apreciá-los como partes de um patrimônio futuro comum da Humanidade”.1
Acredito que o convite que o Dr. Toynbee fez a mim, que era 40 anos mais novo do que ele, para dialogarmos sob os pontos de vista do Oriente e do Ocidente, foi uma manifestação da sua convicção e recordo-me desse gesto com profundo senso de gratidão.
Ao longo de meio século, efetuei todos os esforços possíveis para trilhar o caminho do diálogo e aprender com as diferenças mútuas, conforme confiado a mim pelo Dr. Toynbee. Desse modo, busquei expressar minha gratidão e cumprir meu juramento de dar continuidade ao legado dele.
Entre aqueles com quem mantive esses diálogos está o Dr. M. S. Swaminathan, considerado o pai da modernização da agricultura na Índia. No livro que registra nossas interações, discutimos, com profundo respeito, sobre as conquistas do Dr. Norman Ernest Borlaug, ex-aluno da Universidade de Minnesota e que recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho para reduzir a fome no mundo.
Inspirado pelos incentivos de seu mestre na Universidade de Minnesota, o Dr. Borlaug edificou esse laço comum para todas as formas de artes ao redor do mundo e, com o “espírito de jamais desistir”, desenvolveu variedades de trigo de alto rendimento que se mostraram fundamentais para a chamada Revolução Verde.
Hoje, mais do que nunca, devemos prestar atenção ao ardoroso brado do Dr. Borlaug – “Não se pode construir um mundo pacífico com estômagos vazios e miséria humana”2 – e seu apelo para que “A cooperação, e não a competição, seja a ordem do dia”.3
Um ditado oriental diz que quanto mais distante a fonte, mais longo o rio. A Universidade de Minnesota foi fundada em 1851, pautada pela nobre convicção de que todas as pessoas são enriquecidas pela compreensão. A amplitude da missão dos graduandos que, a partir de hoje, irão se lançar com energia e ímpeto ao enfrentamento de uma era de crise é deveras imensurável. Sei que os anos que passaram em sua alma mater continuarão servindo eternamente como fonte de enriquecedora compreensão.
Walt Whitman, o poeta do povo, exaltou a importância do Rio Mississippi declarando-o sem igual na Terra. Deposito minha esperança e fé no fato de que os graduandos de hoje conquistarão a felicidade e o sucesso pessoal e também prestarão grandes contribuições para o futuro de uma Humanidade unida.
Nesta oportunidade em que me junto com muito orgulho à família da Universidade de Minnesota, firmo a promessa de trabalhar ao lado dos jovens do mundo todo para assegurar que a grande correnteza da paz, cultura e educação continue a fluir no futuro.
Para encerrar meus agradecimentos, ofereço sinceras preces pela eterna prosperidade da Universidade de Minnesota e pela saúde e pelo sucesso nos empreendimentos de todos aqui presentes.
Muito obrigado.
Em 14 de maio de 2022.
Daisaku Ikeda
Presidente da Soka Gakkai Internacional
Notas:
1. TOYNBEE, Arnold J. The New Opportunity for Historians: A Lecture by Arnold J. Toynbee at the University of Minnesota (Nova Oportunidade para Historiadores: Palestra de Arnold J. Toynbee na Universidade de Minnesota). Minneapolis, Minnesota: University of Minnesota Press, 1956, p. 13.
2. YAFA, Stephen. Grain of Truth (Grão da Verdade). Nova York: Penguin Random House, 2015, p. 113.
3. HESSER, Leon. The Man Who Fed the World (O Homem que Alimentou o Mundo). Dallas: Durban House, 2009, p. 213.
Fonte: Publicado no Seikyo Shimbun do dia 17 de maio de 2022.
Compartilhe