BM
Notícias
há 3 anos
Castelo do kosen-rufu desponta no Litoral Norte de São Paulo
Sede Regional Caraguatatuba é a primeira no Brasil a ser inaugurada desde o início da pandemia da Covid-19
Redação
25/09/2022

Os dias 24 e 25 de setembro ficarão gravados como uma doce lembrança, uma grata satisfação e uma nova decisão para os membros que atuam na RM Litoral Norte, da Coordenadoria Leste Paulista (CLP). O motivo? A inauguração da primeira sede regional da BSGI na localidade e a primeira no Brasil desde que começou a pandemia da Covid-19.
A luz da esperança do Budismo Nichiren chegou à cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, na década de 1980, com os primeiros praticantes. Com o desenvolvimento da organização, surgiu o sonho de ter uma sede regional. Os membros enfrentaram vários desafios, mas o empenho de todos fez com que os sofrimentos se tornassem uma mola propulsora para alcançar a vitória absoluta. Sem desistir, eles criaram o momento ideal que se concretizou no último fim de semana. A felicidade e a gratidão eram visíveis no rosto de cada pessoa que adentrava a nova Sede Regional Caraguatatuba. As lágrimas agora eram de alegria!
O presidente da BSGI, Miguel Shiratori, participou da inauguração no dia 24 e do gongyo comemorativo no dia seguinte. Nos encontros, ele agradeceu e parabenizou a todos. Shiratori surpreendeu os participantes com a consideração do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, em resposta ao comunicado que os líderes da RM Litoral Norte enviaram. Ikeda sensei solicitou que transmitisse as melhores recomendações a todos. Nesse momento, palmas e ovações estremeceram o local.
Shiratori incentivou sobre a verdadeira alegria da prática da fé e sobre estabelecer objetivos e concretizá-los sem jamais desistir: “Toda atuação na prática da fé tem um profundo significado. Esta sede é o núcleo central em que novos ‘valores humanos’ serão desenvolvidos. Vamos, juntos, construir uma nova história”.
Nova partida
As atividades comemorativas contaram com concessão de Gohonzon, apresentações musicais e de dança e um vídeo com o histórico da organização e dos esforços para a concretização da sede. Os preparativos tiveram amplo apoio de representantes de outras RMs da Sub. Vale do Paraíba.
Moises Lucas dos Santos, responsável pela RM Litoral Norte, e Zélia Santos Duarte, responsável pela DF da RM, nas palavras de cumprimentos, manifestaram profundo respeito a todos, em especial aos veteranos, pelos dedicados esforços empreendidos na cristalização do objetivo. “Diante de todas as questões que enfrentamos, conquistamos a nossa amada sede. Hoje não é o ponto de chegada mas, sim, a partida para inúmeras conquistas e vitórias”, enfatizou Moises. Zélia enalteceu a atuação dos membros que jamais lamentaram as dificuldades: “Hoje criamos a nossa identidade. Nossos convidados irão perguntar onde nos encontramos e poderemos dizer o endereço do nosso castelo”.
Jaqueline Cruz, integrante da DFJ e do grupo Cerejeira, que atuou nos bastidores das atividades, afirma que a inauguração da sede é um dia histórico e ficará marcado em sua vida: “Converti-me ao budismo em 2017 e já sabia em qual grupo iria me aprimorar. Pertencer ao grupo Cerejeira e atuar nessa inauguração é motivo de muita alegria! Renovo minha decisão e disposição de vencer em todos os campos de atuação e evoluir sempre com os incentivos de Ikeda sensei e dos companheiros”.
Para Eduardo Távora, integrante do Gajokai, grupo da DMJ que atua na proteção das sedes, sua atuação no dia da inauguração confirmou a veracidade do budismo: “Estou emocionado e renovo minha disposição. Minha decisão é fazer com que os jovens atuem em um grupo horizontal da BSGI e que possamos fazer com que o nosso castelo seja útil e uma fortaleza de coragem e esperança”.
Veja a cobertura completa na próxima edição do Brasil Seikyo.
Assista ao vídeo da inauguração:

Vista da cidade de Caraguatatuba

Foto comemorativa registra alegria e decisão dos membros da RM Litoral Norte durante a inauguração

Presidente da BSGI, Miguel Shiratori, incentiva participantes da cerimônia de inauguração

Participantes da cerimônia inaugural

Apresentação musical durante o gongyo comemorativo realizado no dia 25 de setembro
No topo: Corte da fita inaugural
Compartilhe