marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 3 anos

Rumo à nova montanha da vitória do kosen-rufu juntos com Ikeda sensei — a jornada florida da paz e da esperança

Traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun de 4 de janeiro de 2023

Dr. Daisaku Ikeda

04/01/2023

Rumo à nova montanha da vitória do kosen-rufu juntos com Ikeda sensei  —   a jornada florida da paz e da esperança

A maratona de Hakone (Hakone Ekiden) proporcionou coragem e emoção às ilhas japonesas no início do ano. Do fundo do coração, quero enviar uma grande salva de palmas aos honrosos universitários da Universidade Soka como também à união e aos esforços de todos os participantes na corrida. Muitíssimo obrigado!

* * *

Em torno do Sol, todos os seres vivos do planeta Terra iniciaram a jornada de um novo ano.

No Ano-Novo de 1955, meu venerado mestre, Josei Toda, dedicou o seguinte poema:

A jornada da propagação
da Lei Mística
é longa;
encorajemo-nos mutuamente
e avancemos juntos.

No pátio do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, que completa 10 anos de fundação em 2023, foi erguido um monumento com esse poema.

Como discípulo de unicidade, registrei esse poema com a minha caligrafia.

Entre as inúmeras jornadas da vida, a “jornada da propagação da Lei Mística”, escolhida sob juramento pelos mestres e discípulos Soka, é eterna e imensa como o universo.

Desafiando o pico da montanha da vitória do kosen-rufu, que estabelecemos como nosso objetivo, acumularemos o incontável e infindável tesouro do coração em nós próprios como também em nossas localidades, ano após ano. Assim, abriremos a grande estrada da felicidade dos cidadãos globais por dez mil anos!

Quaisquer que sejam os obstáculos que se levantam à nossa frente, possuímos a mais elevada rede de encorajamento. Quanto mais árduos os caminhos, mais nos incentivamos e, manifestando a energia vital invencível, transformamos todo veneno em remédio. Essa é a fantástica rede popular de solidariedade Soka.

Por ser uma época em que se aprofundam as divisões e o isolamento, vamos intensificar e expandir as vozes calorosas do incentivo da “força de dez mil”, tanto dentro como fora da organização. É assim que se interligam os laços de bem entre os seres humanos e acontece o renascimento da sociedade. Hoje, a luz e a paixão do diálogo para o estabelecimento da verdade e da paz da Terra são muito desejadas.

Toda sensei valorizou muito o ideograma de “avançar” no verso “avancemos juntos”. Este ideograma embute o significado “coragem para enfrentar”.

O buda Nichiren Daishonin afirmou: “[...] derrubei os portões dos ensinamentos provisórios. Refutei um a um os opositores [...]” (CEND, v. I, p. 411). Trata-se do espírito de shakubuku lançando-se corajosamente.

O ano de 1955, quando meu mestre dedicou esse poema, foi adornado pela vitória no Debate de Otaru e se tornou o ponto fundamental do movimento pela paz, cultura e educação com a legião de “valores humanos” que se dedica pelo bem das pessoas, pela contribuição social e pela criação de valor na sociedade.

Desde então passaram-se 68 anos. Os jovens emergidos da terra começam a bailar sucessivamente no Japão e no mundo para dar continuidade a esta grande marcha do kosen-rufu e do rissho-ankoku.

* * *

Fui informado que, desde o início do ano, em diversas localidades da África, surgiram muitos amigos recém-convertidos.

Todos os dias, minha esposa e eu estamos orando fortemente pela saúde, pela tranquilidade, pela virtude e pela boa sorte dos preciosos companheiros de todo o mundo.

Minha esposa me ensinou que a flor que simboliza o nascimento no dia 4 de janeiro é a margarida [daisy, em inglês], tão amada na Europa, e as palavras floridas deste dia são paz e esperança.

Com a oração do tempo sem início, vamos vencer no dia de hoje, abrir o amanhã e, juntos, incentivando-nos mutuamente, avançar rumo à jornada da canção triunfal que irá florescer a paz e a esperança na sociedade global!

Ilustração: Seikyo Press

Compartilhe