BM
Notícias
há um ano
Juventude Soka do Brasil, a primeira do mundo
Foi dada a largada da nova estrutura da Juventude Soka da BSGI
Redação
22/09/2024

Na tarde de sábado, dia 20 de setembro, 294 jovens foram recepcionados por músicas e muitas novidades no Auditório da Paz do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (CCDI), em São Paulo. A atividade, que foi transmitida para todo o Brasil, começou pela formatura de Monique Tiezzi e mais 27 líderes da Divisão dos Jovens dos níveis coordenadoria e coordenadoria geral. A leitura e a entrega dos certificados foram realizadas pelo presidente da BSGI, Miguel Shiratori, sob grande ovação.
Monique Tiezzi externa sua gratidão pelos anos de luta na Divisão dos Jovens
Representando os formandos, Monique Tiezzi destacou o treinamento junto a Ikeda sensei e aos veteranos. Relembrou os convites feitos à mão e as ligações pelo orelhão, a pandemia, o aumento de casos relacionados à saúde mental e, em meio a tudo isso, os preparativos e a realização da Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, em maio. “Mas tudo isso agora é passado”, disse enfaticamente. Ela ressaltou a importância do que será feito dali em diante e de sempre agir com o Ikeda sensei no coração e provar, na prática, o que é ser um Sucessor Ikeda, afinal, “Uma mosca azul pode viajar mil milhas se estiver presa à cauda de um puro-sangue”.1 Por fim, Monique solicitou: “Acreditem no sensei, na Soka Gakkai, no Gohonzon e vençam em absolutamente tudo!”.
Na sequência, foi apresentado um vídeo sobre a nova estrutura da Juventude Soka, que ressaltou as características do povo brasileiro e trouxe o histórico da nova estrutura da Juventude Soka, cujo projeto piloto foi iniciado em 2022 no Rio de Janeiro. A proposta, desde o início, foi empreender uma luta sem divisões, como uma única Juventude Soka. Ou seja, o papel dos jovens não muda, eles seguem como a força propulsora do avanço, o que muda é a forma dessa luta. De acordo com o vídeo, no dia 6 de novembro de 2023, os líderes da BSGI tiveram um retorno positivo da Soka Gakkai sobre essas alterações, que servirão de modelo para o mundo.
Em seguida, Miguel Shiratori e os líderes centrais de cada coordenadoria geral, José Luiz Prieto, Marcio Iutaka e Rodrigo Moura, apresentaram, respectivamente, os nomes das novas cúpulas da BSGI, CGRE, CGESP e CGERJ . E foi passado um segundo vídeo, desta vez com perguntas e respostas para esclarecer como irá funcionar a nova Juventude Soka e o processo de transição que se inicia.
Ricardo Miyamoto lê a mensagem do presidente Harada
Ricardo Miyamoto, coordenador da Divisão Sênior da BSGI, foi quem proferiu a leitura da mensagem que o presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, enviou especialmente para a ocasião (clique aqui para ler na íntegra). Nela, o presidente Harada parabeniza a partida da Juventude Soka do Brasil, terra de profundos laços de mestre e discípulo, onde Ikeda sensei fundou o primeiro distrito antes de qualquer outro lugar, local do início do desbravar do kosen-rufu mundial junto com os jovens. O Sr. Harada afirmou:
Ainda me lembro do poema waka que sensei compôs no Centro Cultural Campestre da BSGI, precioso castelo de mestre e discípulo: “Vejo na Montanha Soka / o permanente alicerce / do futuro que nunca se acaba”.
Sensei confiou o eterno futuro do kosen-rufu à Juventude Soka do Brasil!2
Emocionados pelas grandiosas considerações, os presentes ouviram os cumprimentos com os novos líderes da Juventude Soka. Quem subiu ao palco desta vez foram Edjan Santos e Lívia Endo, representando os líderes da BSGI, Thayná Fernandes e Gabriel Augusto, pela CGERJ, e Lucas Bittencourt, pela CGRE. Eles agradeceram a luta dos veteranos e destacaram o papel central da Juventude Soka, que sempre foi o de levar mais pessoas ao caminho da revolução humana e revelar a missão de cada um no grande drama da vida. Eles frisaram que agora é a época de olhar com mais atenção às características locais e ao momento da vida de cada jovem. E citaram uma frase do sensei, presente no livro Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz, parte 3, que diz:
A sociedade é marcada por rápidas transformações. Existe uma infinita diversidade, e pessoas reais são de uma complexidade e fragilidade incomensuráveis. Tocar o coração de outra pessoa não é nada fácil. Em resposta à tamanha diversidade humana e à mudança veloz dos tempos, devemos ser capazes de evidenciar abundante sabedoria para conduzir os outros à iluminação e concretizar o kosen-rufu. Essa sabedoria também é uma expressão de compaixão.3
Ainda sobre os escritos de Ikeda sensei, mais especificamente na Nova Revolução Humana, os jovens refletiram que Ikeda sensei inicia e conclui a obra de 30 volumes falando sobre a importância de praticar o budismo de acordo com a cultura local, sem perder a essência.
Miguel Shiratori profere incentivos à nova Juventude Soka
Dando sequência às palavras significativas, Miguel Shiratori parabenizou a todos e comentou que esse projeto, que já estava sendo discutido há mais de cinco anos, tem o único objetivo de corresponder ao grande sonho e ideal de Ikeda sensei e encontrar a melhor forma de promover a expansão do budismo no nosso país. Ressaltou a grandiosa missão de cada um dos presentes de “iluminar de forma esplêndida o futuro do mundo” por meio desse ensinamento. E que essa estrutura, a primeira do mundo, era um grande ideal do próprio Ikeda sensei e da Soka Gakkai nutrido ao longo dos anos.
Shiratori ainda reforçou que a nova estrutura será implementada gradativamente, com foco nos próximos cinco anos, e que as faixas etárias foram pensadas para direcionar com ainda mais foco e qualidade o conteúdo das atividades. E que para isso vai ser ainda mais necessário manifestar senso de desafio, persistência e responsabilidade, “pontos essenciais para criarmos valores humanos conscientes pelo respeito à dignidade da vida”. “O ponto ativo da sociedade é o ser humano e a juventude é o futuro. (...) Se estabelecermos o budismo como base filosófica da juventude, o futuro estará garantido”. E asseverou: “Mesmo que a época mude, o espírito de mestre e discípulo jamais deve mudar. Por mais que passem os anos, cada um de nós não deve esquecer do ponto primordial chamado Ikeda sensei e continuar com o brilho nos olhos da época que jurou viver como seu discípulo”.
O objetivo final de toda essa movimentação, segundo Shiratori, é consolidar a nova era do kosen-rufu iniciado no e pelo Brasil. E externou sua expectativa e visão de que o movimento, quando engajado em todas as organizações, irá proporcionar a grande expansão do ensinamento budista para toda a sociedade. E, por fim, será uma grande inspiração para o mundo inteiro.
A atividade foi finalizada de forma gloriosa com apresentação da canção Praia de Morigasaki por representantes das bandas Asas da Paz Kotekitai do Brasil e Taiyo Ongakutai. Assim como diz a letra, o sentimento foi o de representar a verdadeira e grandiosa amizade construída entre jovens unidos pelo mesmo ideal, mesmo que eles acabem trilhando caminhos diferentes. Teve ainda o shiki (regência) da música Jovem de Juramento pelos novos líderes, que foram acompanhados pelas bandas e palmas de todos os participantes.
Veja mais fotos aqui:
No topo: Líderes e representantes da Juventude Soka do Brasil se reúnem na nova partida da divisão (São Paulo, SP, set. 2024). Foto: Brasil Seikyo
Notas:
1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 17, 2017. Leia na íntegra na Biblioteca gratuita do CILE Digital clicando aqui.
2. Leia a mensagem na íntegra clicando aqui.
3. IKEDA, Daisaku. Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 3, p. 357, 2024. Veja mais detalhes do livro clicando aqui.
Gostou deste artigo? Leia mais conteúdos da Juventude Soka clicando aqui.
Compartilhe