marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias

"A prática do budismo era o roteiro certo para minha vida"

O que te inspira a praticar o Budismo Nichiren? E como foi o encontro com Ikeda sensei? O ator Orlando Bloom responde as perguntas em entrevista para o Buddhability, podcasts (serviços de distribuição de áudio) e pelo YouTube, distribuído pela SGI-USA

ícone de compartilhamento

Redação

12/03/2025

"A prática do budismo era o roteiro certo para minha vida"

Encontro de Orlando Bloom com Daisaku Ikeda (província de Nagano, jul. 2006) — Foto: Seikyo Press

“Quem faz brilhar ao máximo a minha vida sou eu mesmo”

Orlando Bloom protagonizou diversos filmes de Hollywood, tais como O Senhor dos Anéis e a série Piratas do Caribe. Com sua elegância e habilidade artística, cativou fãs no mundo inteiro. Hoje, o ator atua como embaixador da Boa Vontade do Unicef. 

Qual foi a principal motivação para iniciar a prática budista?

Querendo me tornar ator, deixei minha cidade natal aos 16 anos e mudei para Londres. Precisei estudar pintura para o exame na escola de arte dramática que estava frequentando. Na ocasião, o artista que me ensinou era membro da SGI.

Certo dia, visitando a casa dele, ouvi, do quarto ao lado, uma voz recitando Nam-myoho-renge-kyo. Quando lhe perguntei o que estava fazendo, ele me disse: “Estou recitando daimoku para que você seja bem-sucedido no exame”. Ao indagá-lo se o daimoku servia para isso, ele me respondeu: “Sim”. Acreditei em suas palavras e comecei a recitar daimoku junto com ele. Explicou-me sobre o Gohonzon e me transmitiu as orientações de Ikeda sensei. Diferentemente da imagem de religião que tinha até então, era bastante lógico, fácil de entender e prático.

[...] A recitação do daimoku é a prática da revolução humana para mudar o coração por meio do aprimoramento da nossa própria vida. Aos meus 16 anos, nem sequer tinha pensado nas palavras “sabedoria”, “coragem” e “compaixão” ditas pelo presidente Ikeda. Entendi perfeitamente que a prática do budismo era o roteiro certo para minha vida.

Em julho de 2006, aconteceu o encontro com Ikeda sensei no Japão.

Ao chegar ao Centro de Treinamento de Nagano, desci do carro e Ikeda sensei me aguardava com os braços levantados com sinal de “V”. Naquele momento, fui tomado por uma profunda emoção, como se fosse atingido por um relâmpago. Embora me encontrasse pela primeira vez com ele, senti como se eu fosse alguém que já o conhecesse há muito tempo, vivendo juntos desde o remoto passado. Fiquei tão agitado que corri até ele e o abracei.


A prática do budismo é maravilhosa por considerar que todas as pessoas possuem o potencial do estado de buda. Sensei me ensinou isso. Os responsáveis pela nossa vida somos sempre nós próprios

undefined

Orlando Bloom e sua noiva Katy Perry em frente ao Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu (janeiro de 2025) — Foto: Reprodução/Instagram

Leia a entrevista na íntegra na edição do jornal Brasil Seikyo. Clique aqui. 


Orlando Bloom

Nascido em 13 de janeiro de 1977, em Cantuária, Inglaterra. Se formou na Guildhall School of Music and Drama (Escola de Música e Teatro Guildhall), em 1999.

Compartilhar nas