marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias

"Vencer é transformar — e é por meio dessa transformação interior que podemos inspirar os outros"

Os membros da CRE Oeste — vindos de Roraima, Manaus, Belém, Cuiabá, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal — participaram de uma intensa e emocionante programação em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de abril. A atividade contou com incentivos do presidente da BSGI, Sr. Miguel Shiratori.

ícone de compartilhamento

Redação

30/04/2025

 "Vencer é transformar — e é por meio dessa transformação interior que podemos inspirar os outros"

Reunião de Palestra da CRE Oeste

Todos os membros visitaram importantes espaços da organização, como o Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, a Editora Brasil Seikyo, a Sede Social da Divisão Feminina, a Sede da Juventude Soka, o Colégio Soka e o Centro Cultural Campestre. Para muitos, era a primeira vez em São Paulo, e o roteiro foi cuidadosamente planejado para que todos retornassem às suas localidades carregados de entusiasmo, alegria e renovada determinação.

Sexta-feira: inspiração mesmo com chuva

Na sexta-feira, dia 25, a programação teve início com a visita ao Colégio Soka. Nem mesmo a chuva foi capaz de diminuir o brilho do encontro. Lá, os membros conheceram o programa Homestay e o Núcleo de Doadores. Desde 2017, o projeto já beneficiou 26 alunos de 13 estados diferentes. Em 2025, quatro deles são da própria coordenadoria.

CRE Oeste_sexta_colegio



Sábado: espírito da vitória

No sábado, a jornada continuou no Josho Kaikan. Após as boas-vindas, foi exibido um vídeo histórico sobre o Movimento Renascença , destacando os desafios enfrentados pela Soka Gakkai diante da opressão clerical. O nome "Josho Kaikan" que significa "Castelo das Vitórias Contínuas", concedido por Ikeda sensei é um símbolo da vitória sobre a intolerância e da força do espírito humano.

O destaque do dia foi o momento “De Frente com a CRE Oeste”, que contou com a presença do Sr. Naoto Yoshikawa, vice-presidente do Conselho Orientador da BSGI. Em um bate-papo descontraído, ele compartilhou passagens de sua vida, incluindo curiosidades pessoais, como sua formação e comida preferida. Ao lembrar os incentivos de Ikeda sensei, enfatizou: “Até um leão pode ser morto por um verme que o corrói por dentro.” A fala reforçou a importância de superar as maldades internas e seguir cultivando fé, coragem e ação.


naoto_creoeste_josho



josho_geral



Na visita à Sede da Juventude Soka, o coordenador Edjan Santos ressaltou: “Mesmo sem a presença física do mestre, a relação mestre e discípulo permanece viva. Que possamos olhar para o futuro com garra e desenvolver uma personalidade ampla, sempre cultivando o espírito de mestre e discípulo.”

Na parte da tarde, todos se reuniram no Auditório Monarca para o “Palestrão da CRE Oeste”. Em sua fala, o presidente Shiratori emocionou a todos: “O verdadeiro benefício da fé é a revolução humana. Nosso carma é missão. A prática diária forja o futuro. Ao se tornarem pessoas felizes, já estarão propagando o budismo. Vivam com disciplina e diretrizes corretas. Vencer é transformar — e é por meio dessa transformação interior que podemos inspirar os outros.”

shiratori_creoeste

Domingo: o coração de Ikeda sensei no Centro Cultural Campestre

O domingo foi reservado para a visita ao Centro Cultural Campestre. Marcos Fonseca, coordenador da CRE Oeste, declarou: “Vamos encontrar com Ikeda sensei em nosso coração todos os dias. Hoje não termina uma visita, começa uma nova história, uma nova vitória na organização e na vida.”

Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, agradeceu o esforço de cada um por estar presente e falou sobre a força do juramento seigan: “A vida é uma batalha contra o destino. Surgem dificuldades, mas não existem impasses que não possamos transformar.” Ela reforçou: “Não importa como foi. O que importa é como será daqui para frente.”

selma_creoeste



José Luiz Prieto, coordenador geral da CGRE, também compartilhou palavras de incentivo. Ao lembrar um episódio com um membro deficiente visual, disse:“ Comentei: ‘Esse lugar é lindo!’. E ele respondeu: ‘Sim, realmente!’. Pedi desculpas, e ele me disse: ‘O CCCamp não foi feito para ser visto com os olhos, mas para ser sentido com o coração’.”

conversão_creoeste

Cerimônia de conversão durante a visitação da CRE Oeste

Prieto concluiu:“A vitória não acontece por acaso. Ela nasce da determinação, do esforço e da persistência. A fé se fortalece em conjunto. Por isso, precisamos participar, fazer shakubuku, e nos empenhar em ser uma pessoa feliz.”


Juventude em ação

Durante os três dias, os grupos da Juventude Soka emocionaram os participantes com apresentações vibrantes, renovando a esperança, alegria e compromisso em todos os membros da CRE Oeste.

Compartilhar nas