BM
Notícias
há 6 dias
Rumo a 2030 — é realizada a 13ª Reunião Nacional de Líderes
Determinação, relação de mestre e discípulo e vitória absoluta marcam encontro de líderes da BSGI
Redação
03/05/2025

Foto comemorativa da 13ª Reunião Nacional de Líderes
"As pessoas que sempre determinam 'Darei uma nova partida!', 'Construirei algo novo!', serão vitoriosas no final." assim incentiva Ikeda sensei.
Essas palavras ecoaram o espírito que norteou a 13ª Reunião Nacional de Líderes (RNL), realizada no dia 3 de maio de 2025, no Auditório da Paz, no Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda — local com grande importância na história do kosen-rufu no Brasil.

É comum, ao iniciar um novo ano, traçar metas e estabelecer objetivos. A RNL de maio representou a cristalização desse propósito: mesmo diante de dificuldades, a vitória é certa quando não desistimos. Prova disso foi um imprevisto ocorrido momentos antes do início da atividade, em São Paulo: a falta de energia elétrica atrasou a programação. No entanto, esse contratempo foi superado pela firme determinação dos participantes, agregando ainda mais significado ao encontro.
Assim que a energia foi restabelecida, o Brasil inteiro se conectou, via transmissão simultânea, e a reunião foi oficialmente iniciada — um marco rumo às metas de 2030.
Fé e esperança como motores da transformação
Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, ressaltou em sua fala a importância da prática sincera da fé, inspirada nos incentivos de Ikeda sensei: “A batalha para expandir o laço das pessoas com o budismo é uma batalha para expandir a felicidade.” Selma compartilhou seus desafios pessoais e afirmou: “É maravilhoso viver 'Cinquenta anos em cinco'. É a força da nossa fé que determina o resultado.”

Ela destacou três ensinamentos fundamentais de Ikeda sensei sobre o poder da fé:
- Ter fé é orar com convicção, sem jamais desistir.
- Ter fé é acreditar naquilo que não se pode ver — é orar com esperança e confiança.
- Ter fé é confiar no invisível, é cultivar uma esperança indestrutível e lutar para concretizar nossos ideais.
Finalizando suas palavras, Selma convidou todos para o próximo encontro da Divisão Feminina, em junho, com o tema: “Ter esperança, pois o inverno nunca falha em se tornar primavera.”
O espírito do 3 de Maio: um novo início
Ricardo Miyamoto, coordenador da Divisão Sênior da BSGI, parabenizou a todos pela realização do evento e enfatizou a importância do 3 de Maio. Ele compartilhou experiências vividas durante o Curso de Aprimoramento da Primavera da SGI, realizado recentemente no Japão.
Durante a 7ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai, comemorativa do 3 de Maio — Dia da Soka Gakkai e também Dia das Mães da Soka Gakkai — foram apresentadas caligrafias do presidente Ikeda que, segundo Miyamoto, carregam significados profundos:
A primeira caligrafia – Canção da Mãe do Kosen-rufu – é uma profunda homenagem às mães da Soka Gakkai, símbolo do espírito altruísta, da coragem silenciosa e da força que sustenta o avanço da organização em todos os países. Ela também representa a origem do nosso movimento: a Soka Gakkai nasceu da luta pela educação, pelo bem-estar do povo, pelo florescimento humano.
A segunda caligrafia – Emergidos da Terra do Quartel-General – remete ao escrito Os emergidos da Terra, no qual Nichiren Daishonin descreve os discípulos que aparecem quando o mundo mais precisa deles.

Miyamoto destacou: “O 3 de Maio é o Ano Novo da Soka Gakkai. É o momento em que os discípulos reafirmam, com determinação, a missão herdada de nosso mestre, Ikeda sensei.” E finalizou: “Façamos deste 3 de Maio o nosso ponto de partida para os ‘Cinquenta anos em cinco’. Vamos construir a BSGI dos sonhos de Ikeda sensei.”
Direcionamento para a nova era
Encerrando a reunião, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, apresentou quatro pontos fundamentais para a vitória no kosen-rufu e na vida, conforme ensinamentos de Ikeda sensei:
- Orações dos praticantes do Sutra do Lótus
- Orações para transformar veneno em remédio
- Orações com base no Juramento seigan
- Orações pelo rissho-ankoku — a pacificação da Terra

Shiratori reforçou a importância da atuação na organização de base:“Nosso principal palco é o bloco, a comunidade, o distrito. É nesses espaços que devemos promover amplamente a propagação do budismo — a religião da revolução humana.” Ele concluiu: “Vamos assinalar uma nova partida e grandes vitórias nas próximas atividades: da Divisão Feminina, em junho; da Juventude Soka, em julho; e da Divisão Sênior, em agosto. Unidos, vamos conquistar resultados grandiosos. Parabéns pelo glorioso 3 de Maio!”
Momentos da RNL


Apresentação da Juventude Soka

Lançamento da Trilha Soka

Relato família Fogaça
Compartilhe