BM
Notícias
há 2 meses
Não existe aposentadoria na prática da fé
Redação
28/05/2025

Grupo Tesouros da Esperança (GTE) da RM Diadema — Foto: Colaboração local
Na série “Resplendor do Século da Humanidade”, encontramos o seguinte incentivo de Ikeda sensei que responde o título desta matéria:
O sol emana seu fulgor a todo momento. Embora os olhos humanos não o vejam à noite, ele continua lá. Isso acontece também com a vida humana. Seu nascimento e morte são inseparáveis e se estendem eternamente pelas três existências.
Um entardecer reluzente de alegria e transbordante de vitalidade é a promessa de um amanhã ensolarado e de céu azul. A finalização de uma existência plena de satisfação é a promessa de uma jornada de felicidade pela eternidade.
O sol da tarde se põe no horizonte de forma solene, belo e sereno. Os seres humanos devem viver também dessa maneira. Jamais tenham um envelhecer que seja envolto cada vez mais por profundas tristezas com o passar dos anos.
Mantendo vitalidade, coragem e abundante esperança no coração, devem viver até o último momento com inesgotável vivacidade em prol da nossa máxima razão de viver que é o kosen-rufu.
Não existe descanso para o majestoso Sol! Com sua imensurável e ardente força, ele nos ilumina e fornece energia e força motriz para a nossa vida. Da mesma forma, não existe aposentadoria na prática do budismo.
Quanto mais nos empenhamos pelo kosen-rufu, mais jovem nos tornamos e mais boa sorte acumulamos. Não existe nada mais gratificante e nobre que as atividades da Gakkai.
Existe aposentadoria no trabalho, mas não na prática da fé. O recuo já é uma derrota.1
Com sorriso no rosto e o coração sempre jovem, a Divisão Feminina da RM Diadema e RM São Bernardo realizaram o encontro do Grupo Tesouros da Esperança (GTE). O encontro contribui para as integrantes renovarem a disposição e o juramento em ser alegre e feliz, a todo instante.
RM Diadema
Em Diadema, o encontro aconteceu no dia 17 de maio, em uma escola do município, reunindo 81 participantes e 6 convidadas em um ambiente de acolhimento, inspiração e renovada decisão individual e coletiva.
Durante a atividade, duas integrantes compartilharam com suas conquistas alcançadas por meio da sincera prática da fé. O estudo do escrito A Felicidade Neste Mundo foi conduzido em formato de perguntas e respostas, promovendo a interação entre todas as participantes. O estudo abordou o verdadeiro significado da felicidade, compartilhado por Nichiren Daishonin e dos incentivos de Ikeda sensei.

Lúcia Takano, membro do conselho consultivo da Coordenadoria Grande São Paulo (CGSP), compartilhou incentivos e disse: "Devemos orar com gratidão, visualizar nossas vitórias desde já e jamais nos lamentar, duvidar ou nos cobrar em excesso. Outro ponto essencial é apresentar o budismo para outras pessoas e concretizar o shakubuku com alegria."

A preparação para o encontro foi intensa e começou semanas antes da data oficial. As líderes da RM visitaram cada integrante do grupo, promovendo um espírito de união que se refletiu no sucesso da atividade. "Esse esforço coletivo foi fundamental para o êxito do encontro. Ele expressa o espírito de companheirismo e o calor humano que são marcas da nossa Divisão Feminina", compartilhou Valdete Mitani, responsável pelo GTE na RM Diadema.
RM São Bernardo
Na RM São Bernardo do Campo, a atividade foi realizada em 10 de maio, na sede regional, e ganhou um toque especial com o tema: “Oscar – Uma Tarde de Gala”. A proposta foi valorizar a força, a coragem e a singularidade de cada mulher. Inspiradas pelo glamour da premiação, categorias simbólicas foram destacadas durante o evento:

Melhor Documentário Matéria: Nossa poderosa determinação reverbera por todo o universo
Melhor Jornada de Transformação: Relato
Melhor Poetisa
Melhor Discurso Inspirador
Apresentação Musical
"Foi uma tarde linda e inesquecível. Preparamos tudo com muita união, dedicação e daimoku. Cada detalhe contribuiu para que todas saíssem confiantes e felizes, conscientes de que, com nossa luta diária, podemos transformar todos os desafios em grandes conquistas", afirmou Creusa Alves Longhini, responsável pelo GTE da RM São Bernardo.

Esses encontros revelam o brilho interior de cada participante, reacendendo a esperança, a alegria e o compromisso com a transformação em todos os aspectos (pessoal, organizacional e social).
Nota:
1. Brasil Seikyo, ed. 1.783, 12 fev. 2005, p. A2.
Compartilhe