BM
Notícias
há 13 horas
Mensagem comemorativa da Juventude Soka
Mensagem comemorativa da Juventude Soka para ser utilizada nos encontros alusivos as comemorações dos 74 anos de fundação da Divisões Masculina e Feminina de Jovens
Juventude Soka da BSGI
04/07/2025

Juventude Soka do Brasil, parabéns pelas comemorações de julho, mês tão importante da nossa organização!
Uma luta intensa e apaixonada de mestre e discípulo, 74 anos atrás, culminou na criação das amadas Divisão Masculina de Jovens, no dia 11 de julho, e Divisão Feminina de Jovens, no dia 19 de julho. Esse esforço e sentimento, ao longo de décadas em todo o mundo, criaram gerações de jovens que cultivaram a organização como a conhecemos hoje.
Essas batalhas proporcionaram que hoje nós possamos atuar como integrantes da Juventude Soka do Brasil, a única do mundo.
No centro do propósito do movimento pelo kosen-rufu e, consequentemente, da Juventude Soka está o ser humano, cada indivíduo único e repleto de potencial ilimitado. Esse potencial ilimitado e único não é algo que definimos ou explicamos de uma só forma. Por isso, nós nos colocamos numa incessante busca para encontrar as mais variadas expressões humanas, e você é parte fundamental dessa jornada de revolução humana. Sim, você, que vive o puro suco de diversidade em um país continental, com pluralismo cultural e natural, que bebe de diversas influências mundiais e ainda assim consegue ser sempre novo, único e inovador.
No capítulo “Outono Dourado”, do volume 1, da Nova Revolução Humana, Ikeda sensei fala a respeito da diversidade humana:
— Isso é muito importante. O próprio conceito de “humanidade” encerra em si uma grande diversidade. Existem muitas raças, grupos étnicos, línguas, culturas e nacionalidades. Além disso, assim como não existem duas pessoas idênticas, todas diferem quanto às condições de nascimento, à profissão, à posição social, à forma de pensar e às preferências pessoais. A sociedade humana, ou o que o budismo denomina de “domínio da existência”, é construída sobre essa diversidade.
Contudo, os homens sempre tenderam a enfatizar as diferenças, classificando as pessoas em categorias e praticando a discriminação. A história mostra os constantes conflitos resultantes da segregação de membros da mesma família motivada pelo inflexível apego às diferenças entre si. O Budismo de Nichiren Daishonin é um ensinamento capaz de unir toda a humanidade, de reaproximar corações separados por preconceitos.1
Por sermos tão diferentes é que decidimos nos unir cada vez mais. A Juventude Soka deve se empenhar para multiplicar a força humanística do Budismo de Nichiren Daishonin, a partir da diversidade com união, baseado no princípio budista de “diferentes em corpo, unos em mente”. Esse é o cerne do movimento da Soka Gakkai desde a sua fundação, conforme direcionado muitas vezes pelo nosso mestre para a atuação da DMJ e da DFJ.
Caminhamos rumo a 2030 visualizando um movimento popular que transcenda, inclusive, a religiosidade, com pessoas que reconheçam em si e nos outros a natureza de buda de cada um deles e, com essa visão, respeitem-se e convivam de forma harmoniosa.
O espírito do “azul mais azul que o índigo” representa justamente esse ímpeto do discípulo de avançar contínua e ininterruptamente a cada dia, demonstrando a grandiosidade do seu mestre e gerando uma sólida união com as pessoas ao seu redor. Essa união de “diferentes em corpo, unos em mente” — a força da vitória mais poderosa e invencível do mundo, que pulsa em mestre e discípulos Soka — começa com o levantar-se só de um único digno discípulo. Esse discípulo é você, jovem de esperança.
Visando às celebrações de 75 anos de fundação da DMJ e da DFJ daqui a um ano, vamos fazer vibrar em nosso coração o eterno espírito de luta conjunta de mestre e discípulo, com Ikeda sensei sempre vivo em nossas ações e postura. Com certeza, teremos histórias extraordinárias de vitórias para contar.
Um forte abraço de todos os amigos da Juventude Soka!
Nota:
1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. v. 1. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019.
Compartilhe