marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 21 horas

Desenhando a organização ideal

Liderança da Sub. Norte Fluminense realiza curso de aprimoramento

Redação | Colaboração local

14/07/2025

Desenhando a organização ideal

Líderes da Sub. Norte Fluminense desenham o caminho pra vitória pessoal e organizacional no segundo semestre. Foto: Colaboração local

No dicionário, “aprimorar” significa tornar algo melhor, mais bem-acabado, mais próximo da perfeição.1 Mas na Soka Gakkai Internacional (SGI), esse termo carrega um sentido ainda mais profundo: é o impulso constante pelo autodesenvolvimento com o propósito de contribuir ativamente para a felicidade das pessoas e a paz no mundo.

O objetivo do aprimoramento na SGI é o kosen-rufu. Nesse movimento, cada indivíduo utiliza todas as suas habilidades, gerando uma profunda transformação em seu comportamento. Essa mudança inspira os demais a fazer o mesmo, provocando uma onda de aprimoramento que se espalha na família, no trabalho e na sociedade como um todo.

O presidente Ikeda ainda ressalta que todos os fenômenos que ocorrem ao nosso redor fazem parte da nossa vida, pois ela “abarca tudo no universo e contém o poder para transformar o lugar em que estamos na ‘terra do tesouro’2”.

Essa é a essência do aprimoramento que visa o kosen-rufu — a expansão da felicidade e da dignidade humana em toda a sociedade. E é com esse espírito que, no dia 6 de julho, a Sub. Norte Fluminense, da Coordenadoria Serra-Mar do Rio de Janeiro (CSMRJ) realizou um curso de aprimoramento para líderes de distrito e acima, reunindo lideranças em um cenário cercado pela Mata Atlântica restaurada, onde também é desenvolvido um projeto ambiental.

O encontro foi estruturado em módulos temáticos e contou com a atuação da Juventude Soka, que apresentou ferramentas essenciais da Extranet, como o acompanhamento dos assinantes dos periódicos e o ranking da Liga Monarca — recursos que ampliam a visão estratégica dos líderes.

O tema “Minha atuação como Líder da Nova Era” foi conduzido por Idimar Tadeu Borges, responsável pela Subcoordenadoria. Em suas palavras, ele frisou:

É hora de renovar nossa energia e aplicar uma nova tática na Liga Monarca, com ainda mais determinação. A partir de hoje, começamos uma grande luta no coração. Que cada um de nós assuma o compromisso de construir um mundo de paz e alegria, com base em três ações fundamentais:
1. Oração – Fortalecer nossa convicção no Gohonzon e na prática diária;
2. Shakubuku – Ajudar o maior número de pessoas a descobrir o valor da própria vida;
3. Visitas – Levar alegria, coragem e esperança a cada membro da nossa organização.

Outro momento marcante do curso foi a atividade em grupos, que colocou em pauta o papel dos líderes na formação de sucessores. Com base no tema “Criação de Valores”, os participantes trocaram experiências e visões, aprofundando o compromisso com o futuro da organização.


Lideres_serramar

Líderes dialogam sobre pontos essenciais para o desenvolvimento da organização

Iraneti Oliveira, vice coordenadora da CSMRJ destacou a importância das visitas familiares: “Somente com as visitas é possível incentivar verdadeiramente os membros e compreender, com mais profundidade, os desafios que enfrentam. Apoiar é ouvir, é estar presente, é se importar.”




Recomendamos:

Leia incentivo do presidente Ikeda em relação ao desenvolvimento pessoal e da organização. Neste discurso, ele cita o exemplo da oração da Divisão Feminina e da atuação da Juventude Soka. Clique aqui e inspire nos incentivos de Ikeda sensei.


Assista ao vídeo "A visão Budista"com o tema Missão





Fonte de pesquisa

1. Cf. Dicionário Houaiss, 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p. 166.

2. Terra do tesouro: Em Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente consta essa referência feita por Nichiren Daishonin à condição de buda que é revelada com a recitação do daimoku. Cf. OTT, p. 77

Compartilhe