marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 15 horas

49 anos da Canção da Revolução Humana

Redação

18/07/2025

49 anos da Canção da Revolução Humana
O avanço do kosen-rufu é acompanhado de canções da Soka Gakkai, de vidas radiantes e vozes cantando alto.

Assim, o presidente Ikeda nos incentiva a compreender o significado e a importância das canções da Soka Gakkai. Hoje, 18 de julho, há 49 anos, em 1976, nasceu a Canção da Revolução Humana.

Naquele mês, Ikeda sensei passou a se dedicar à criação de novas canções da organização. Na época, surgiam ataques à Soka Gakkai por parte de alguns meios de comunicação e clérigos. Foi nesse contexto que nasceu a Canção da Revolução Humana, tornando-se a canção dos discípulos Ikeda, que juravam se dedicar à eterna batalha conjunta de mestre e discípulo.

No capítulo “Coragem”, do volume 23 do romance Nova Revolução Humana, encontramos detalhes e a sinceridade que Ikeda sensei colocou na composição da canção. Compartilhamos a seguir alguns trechos extraídos da obra, que nos ajudam a compreender o profundo significado atribuído por ele à canção:

— Precisamos de uma nova canção da Soka Gakkai. O título será Canção da Revolução Humana — disse Shin’ichi a dois líderes que estavam com ele no carro

(...)

No instante em que resolveu compor uma nova canção, Shin’ichi decidiu que ela se chamaria Canção da Revolução Humana. Essa era a única opção, pensou ele, pois a consolidação da felicidade de cada indivíduo, a transformação das famílias, a melhoria da sociedade e a edificação da paz mundial, tudo começa a partir da revolução humana. E a Soka Gakkai é a única e exclusiva organização que promove a revolução humana. A Soka Gakkai sustenta a filosofia da revolução humana.

— Creio que a letra deva começar com as palavras “Assuma seu posto, eu assumirei o meu também”. Andei pensando sobre a canção nos últimos dois ou três dias e tracei as linhas gerais em minha cabeça. (...) Quando penso no Sr. Toda, surge em mim o desejo de compor uma canção que trate dos ideais e da luta compartilhada de mestre e discípulo, a Canção da Revolução Humana.

(...)

— Compus a Canção da Revolução Humana para incentivar a todos. É o brado sincero das profundezas da minha alma.

A Canção da Revolução Humana expressa o espírito de viver com firme determinação, independentemente das provações com que possamos nos defrontar ao longo do caminho.

Monumento da Canção da Revolução Humana.

Atualmente no pátio norte do Auditório do Grande Juramento localiza-se o Monumento da Canção da Revolução Humana, mas a história deste monumento reverbera no final de 1976. Em referência, Ikeda sensei relembra

Era dia primeiro de janeiro de 1977. As pessoas ficaram surpresas com a presença do presidente Ikeda diante do Monumento Canção da Revolução Humana, que havia sido inaugurado, pouco antes em 30 de dezembro.
Recordo-me de que tirei uma foto com os jovens amigos do grupo Sokahan, que atuam de peito erguido mesmo em meio ao vento gélido de inverno; do grupo Gajokai, que protegem vigorosamente os edifícios; e com as belas e joviais jovens do grupo Cerejeira. Jovens são a esperança. Nós cantamos juntos altivamente a Canção da Revolução Humana.
Se nós somos emergidos da terra,
possuímos uma missão a
cumprir nesta existência.
Fiz uma dedicatória no final da letra: “Dedico ao meu venerado mestre, Josei Toda. Do seu discípulo Daisaku Ikeda”.

Ikeda sensei finaliza: 

O Monumento Canção da Revolução Humana conclama a luta conjunta de mestre e discípulo, abre o caminho a seguir pelos jovens e apresenta a missão dos bodisatvas da terra.


Sugerimos as leituras

Capítulo “Coragem” do romance Nova Revolução Humana, volume 23.

Capítulo “A Batalha da Escrita” da obra A vida de Daisaku Ikeda — Uma Jornada de Mestre e Discípulo .

Compartilhe