marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 18 horas

Evento marca o 25º aniversário da adoção da Carta da Terra

Representantes da SGI e da Universidade Soka da América participaram do encontro realizado em Haia, na Holanda

Redação | Seikyo Shimbun

28/07/2025

 Evento marca o 25º aniversário da adoção da Carta da Terra

Joan Anderson, do escritório de assuntos pela Paz e Questões Globais da SGI, fala durante evento (Haia, Países Baixos, 2 jul. 2025). Foto: Seikyo Shimbun

Para comemorar o 25º aniversário da adoção da Carta da Terra foi realizado em Haia, na Holanda, de 1º a 3 de julho, um evento que contou com a presença de representantes da Soka Gakkai Internacional (SGI).

A Carta da Terra é uma compilação de normas necessárias para construir um futuro sustentável. Foi adotada em 2000 após discussões em todo o mundo e o próprio Ikeda senseicontribuiu com comentários para o texto preliminar.

No primeiro dia do evento, após a cerimônia de abertura, foram formadas subcomissões sobre diversos temas, dentre eles, "Justiça Intergeracional", que contou com a apresentação de Nobuyuki Asai, diretor de Desenvolvimento e Assuntos Humanitários da SGI. Ele explicou que, com base nas etapas de conscientização defendidas pelo Dr. Daisaku Ikeda, “de aprender a situação atual, reconsiderar o modo de vida e tomar medidas concretas", a SGI continuou a trabalhar para disseminar o espírito da Carta da Terra, especialmente por meio de painéis expositivos.

Ele mencionou que os jovens que atuaram como guias nessas exposições promoveram diálogos intergeracionais com os visitantes e que a experiência foi importante para alcançar a justiça intergeracional. O Sr. Asai lembrou ainda que esse tipo de diálogo está presente nas atividades do SGI.

No segundo dia, no Palácio da Paz, foram apresentados a exposição Sementes de Esperança e Ação produzida pela Carta da Terra Internacional em parceria com a SGI e um vídeo de realidade virtual (360º) do Instituto Soka da Amazônia do Brasil. Ambos foram muito bem recebidos pelos participantes.

Na parte da tarde, Joan Anderson, do Departamento do Movimento pela Paz da SGI, subiu no palco. Ela afirmou que a filosofia da SGI de buscar a mudança social por meio da transformação interior de cada indivíduo ressoa com o espírito da Carta da Terra e relatou como a exposição Sementes de Esperança e Ação tem provocado grande repercussão no mundo tudo.

No último dia do evento, foi realizado um debate sobre as "Abordagens Inovadoras para a Educação" com a presença do reitor da Universidade Soka da América, Edward Feasel. Com base nos três requisitos para ser um cidadão global mencionados por Ikeda sensei em seu discurso na Universidade de Columbia, em 1996, Feasel explicou como está trabalhando na educação para a cidadania global não apenas no currículo dos cursos mas também na administração universitária e nas atividades estudantis em geral.

Traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun de 10 de julho de 2025

Compartilhe