BM
Notícias
há 18 horas
Julho — mês dos jovens
Compilado de incentivos do presidente Ikeda aos jovens
Redação
21/07/2025

Nada se iguala à juventude. Além disso, independentemente da idade, nós conseguimos permanecer com o coração jovem por toda a vida. A Lei Mística possibilita viver de tal forma a brilhar com nossa juventude interior, não importando qual seja nossa idade.
Brasil Seikyo, ed. 2.000 , 22 ago. 2009, p. A3.
* * *
A criação de novos valores não depende das circunstâncias nem das pessoas. Depende unicamente da nossa oração capaz de mover as forças protetoras do universo a nosso favor e da nossa ação. Essa é a essência da prática da fé que quero confiar aos meus amados discípulos.
A oração de juramento seigan é inquebrável.
A ação de juramento seigan é a mais nobre de todas as ações.
Inflame o coração de cada companheiro com a chama do juramento seigan e expanda alegre e radiantemente o elo de contínuas vitórias dos emergidos da terra desde o infinito passado.
Brasil Seikyo, ed. 2.411 , 17 mar. 2018, p. A2.
* * *
“Quem atrai os jovens são os próprios jovens. O que estimula o coração jovem é o brado do jovem.” Ligando meu coração ao do meu venerado mestre expresso nessa afirmação, estou observando o desafio e o desenvolvimento de cada jovem Soka.
O glorioso bastão de mestre e discípulo será recebido pelos jovens enquanto estes estiverem empenhados na batalha com a convicção de serem os protagonistas do kosen-rufu.
De mãos dadas com os companheiros do mundo todo, brade altivamente o clamor vitorioso da juventude de missão conforme escreve Nichiren Daishonin: “O senhor sobreviveu até hoje (...) para poder enfrentar esta situação”,1 tendo como seu palco de atuação o planeta Terra.
Brasil Seikyo, ed. 2.411 , 17 mar. 2018, p. A2.
Nota: 1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II , p. 89, 2017.
* * *
A jovialidade transforma qualquer sofrimento, impasse ou fracasso em força para avançar. Nela também estão contidas a coragem e a paixão que são inestimáveis tesouros da vida. Há ainda a honestidade e a sinceridade.
Portanto, consideram-se jovens todas as pessoas que se levantam com a corajosa prática da fé para concretizar o grande juramento seigan.
Em um de seus escritos, Nichiren Daishonin afirma: “Quando chega a primavera, as flores irrompem”1 — devem armazenar força enquanto se espera pacientemente pela primavera, e quando chegar a época de florescer, desabrochem “a flor do desafio” cada qual à sua maneira.
Abraçamos a filosofia de vida que nos possibilita transformar os “quatro sofrimentos” — nascimento, envelhecimento, doença e morte — em “quatro virtudes” — eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza. Também temos forte laço de união de “diferentes em corpo, unos em mente” que nos permite incentivar e apoiar um ao outro ultrapassando a diferença de gerações.
Brasil Seikyo, ed. 2.362 , 11 mar. 2017, p. B3.
1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I , p. 130, 2020.
* * *
Não existe aposentadoria no mundo da fé. Nunca se deve pensar que “Eu me empenhei tanto, por isso, agora vou sentar e descansar”. Enquanto estivermos vivos, haverá sempre algo a fazer, algo para deixarmos como legado. Esse é o significado de uma vida de criação de valor.
Vários escritos budistas referem-se a pessoas que viveram até a idade de 120 anos. Desse ponto de vista, a idade de 60 ou 70 anos marca apenas a metade do caminho na maratona da vida. Não devemos permitir que nosso espírito envelheça. Quero que nossos líderes centrais, em especial, guardem isso no coração.
O budismo é uma fonte de ilimitado aprimoramento. Nós podemos continuar a brilhar de vitalidade, independentemente da idade. A chave é manter o coração jovem.
Vamos avançar com um espírito jovem — com ilimitada coragem e vigor — pelo caminho da saúde e da vitória.
Brasil Seikyo, ed. 1.809 , 27 ago. 2005, p. A3.
* * *
Se vamos praticar o Budismo de Nichiren Daishonin, então devemos fazê-lo com o coração e o espírito puros, para que as pessoas que estão ao nosso redor se sintam inspiradas e revigoradas com nossa presença. Da mesma forma, espero que os jovens deem um magnífico exemplo com base na fé que atrai a admiração e o elogio dos outros.
A era dos jovens é agora. Peço aos nossos jovens que deem um passo avante e assumam total responsabilidade pelo nosso movimento. Ao mesmo tempo, é tradição da Soka Gakkai que os membros da Divisão Sênior e da Divisão Feminina também avancem com o dinamismo da juventude. O espírito da Gakkai brilha com tamanha vitalidade.
Permaneçam com o coração jovem enquanto viverem! Continuem a avançar com um brilho no olhar. Esse é o mundo da fé e o caminho da revolução humana.
Brasil Seikyo, ed. 1.820 , 19 nov. 2005, p. A3.
* * *
Da perspectiva da ampla propagação da Lei Mística pelo ilimitado futuro dos Últimos Dias, nossa luta apenas começou. Vamos avançar com essa elevada determinação e viver com um espírito eternamente jovem.
Brasil Seikyo, ed. 1.638, 2 fev. 2002, p. A3.
* * *
A fé é o que nos torna jovens. A firme fé e a resoluta oração — nossa profunda determinação interior ou concentração de nossa mente fortalece nossa energia vital. Quando os senhores acreditam naquilo que é certo, quando direcionam seus pensamentos ao rumo correto, obtêm a correta fé que conduz à felicidade. Nós, que praticamos a Lei Mística, possuímos a suprema fé. Essa é a razão por que somos tão jovens e repletos de vigor e energia.
Brasil Seikyo, ed. 1.218 , 13 mar. 1993, p. 4.
* * *
O jovem possui o futuro.
O jovem possui a esperança.
Ser jovem é ser desafiador.
Ser jovem é ser pioneiro.
Ser jovem é ser construtor.
Brasil Seikyo, ed. 2.179 , 11 maio 2013, p. B2.
* * *
Não quero me referir apenas aos jovens de idade; ser jovem significa, em primeiro lugar, devotar-se a um grande juramento, um grande propósito e, então, lutar por esse ideal, desafiando a si mesmo e se desenvolvendo incessantemente nessa trajetória. Em segundo lugar, indica possuir o espírito de refutar o errôneo e revelar o verdadeiro, ter o imperturbável senso de justiça de se recusar a tolerar a maldade e a desonestidade. A terceira característica dos jovens é a ação corajosa e audaz — correr com a velocidade de um relâmpago para ir ao encontro daqueles que estão sofrendo ou necessitados, para a linha de frente da luta do kosen-rufu e se empenhar com bravura.
IKEDA, Daisaku. Campos Verdejantes. Nova Revolução Humana, v. 17 . São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2017. p. 261 e 262.
Compartilhe