marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 20 horas

"Vamos conversar"

Trinta e cinco anos do primeiro encontro de Ikeda sensei e Mikhail S. Gorbachev

Redação

28/07/2025

 "Vamos conversar"

Com o objetivo de cooperar com o fim dos conflitos que assolavam o mundo, o presidente Ikeda encontrou-se com o então presidente da União Soviética, Mikhail S. Gorbachev, em 1990.

Seu desejo era acabar com o ambiente tenso que pairava no mundo. Naquele momento, que todos imaginavam ser formal, o presidente Ikeda iniciou o diálogo de maneira descontraída dizendo: “Vamos conversar!”. Essa postura do líder da SGI marcava o início de uma sincera e duradoura amizade.

Durante o primeiro encontro, Ikeda sensei relembra:

O carro seguia para o Kremlin sob um brilhante céu azul. Era sexta-feira, 27 de julho de 1990. Tinha um encontro marcado às 10h30 com o presidente soviético Mikhail Gorbachev.
Estava acompanhado da minha própria intérprete. Porém, de acordo com o protocolo para chefes de Estado, ficou definido que seríamos atendidos pelo intérprete do presidente Gorbachev.
As primeiras palavras que pronunciei foram: “Vim para conversar!”
O intérprete de Gorbachev, Victor Kim, que posteriormente acompanhou-o na viagem ao Japão [em abril de 1991], pareceu um pouco confuso com meu comentário.
Estava convidando-o a engajar-se em um diálogo frutífero e abrangente.
Nesse momento, a intérprete que me acompanhava interveio e habilmente transmitiu minhas palavras e intenção. E logo risos irromperam por toda a sala.
Prossegui dizendo: “Vamos argumentar e falar sobre vários assuntos de maneira franca e aberta, pelo bem da humanidade e das relações nipo-soviéticas!”
Com o rosto corado, Gorbachev respondeu sem rodeios: “Estou a par de sua ampla atuação, mas não imaginava que era uma pessoa tão apaixonada. Eu também aprecio o diálogo franco e aberto.” Ele então deixou escapar um acalorado riso. Era hábil nas respostas e sua mente trabalhava muito rápido. Além disso, confirmando sua reputação, possuía uma percepção muito aguçada.

O presidente soviético prosseguiu: “Sinto como se eu e o senhor fôssemos amigos de longa data, velhos e queridos amigos festejando o reencontro.”

Ikeda: O senhor acha que poderia visitar o Japão no período do florescer das cerejeiras?

Gorbachev: Seria um enorme prazer! Estou muito ansioso para visitar o Japão.

Sobre o profundo e respeitoso diálogo que tiveram, Gorbachev afirmou:

As conversas que tive com os japoneses foram na maioria das vezes extremamente constrangedoras. A questão é que quando as pessoas começam a se comunicar imbuídas de um espírito de coopera­ção, todas as diferenças podem ser resolvidas. Nada será atingido se as partes ficarem presas em discussões sobre condições preliminares ou ultimatos.1

O ex-presidente da União Sovié­tica faleceu no dia 30 de agosto de 2022, aos 91 anos. Na época, Ikeda sensei enviou mensagem de condolências à família e expressou que “As contribuições e o legado espiritual de Gorbachev pelo fim da Guerra Fria por meio de esforços inexprimíveis continuarão brilhando no coração de muitas pessoas como ‘a luz inextinguível a iluminar o futuro da humanidade’”.2

Assista ao primeiro encontro de Ikeda sensei e Gorbachev, em inglês. Clique aqui.

Referências

1. Terceira Civilização, ed. 391, mar. 2001, p. 5.

2. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2618, 10 set. 2022, p. 2

Compartilhe