BM
Notícias
há 3 dias
Na Visão do Mestre: Harmonia Familiar
Frases de Ikeda sensei sobre relacionamento familiar
Redação
19/08/2025

A família e o lar são o alicerce de comunidades e sociedades prósperas. O crescimento de cada membro da família, tendo como base o respeito e o encorajamento mútuos e a construção de um ambiente de harmonia e cooperação no lar — a menor unidade social — constitui o ponto de partida para a paz.
Brasil Seikyo, ed. 2.352, 31 dez. 2016, p. B1.
***
A família pode ser descrita como um organismo. Se pensarmos na sociedade como um corpo humano, então cada família é um grupo de células. Algumas famílias movem-se por esse corpo, enquanto outras permanecem fixas. Cada unidade familiar deve viver em harmonia com a sociedade como um todo; caso contrário, não sobreviverá. Se, por outro lado, cada uma das células não funcionar plenamente, com toda a vitalidade, não se pode esperar que a sociedade progrida. A família é como um grupo de células que se desenvolve por meio dos esforços de cada um dos integrantes. Ela é a unidade básica que determina a direção da sociedade.
IKEDA, Daisaku. A Família Criativa. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 19.
***
Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, cita:
A família compõe a base da sociedade. E a prática da fé para criar a harmonia familiar é fonte de energia para a construção de uma família sólida. Essa fé é condição indispensável para a felicidade de cada família e para o desenvolvimento da sociedade como um todo.
Brasil Seikyo, ed. 2.352, 31 dez. 2016, p. B1.
***
Em primeiro lugar, nós próprios devemos nos esforçar para sermos pessoas alegres e radiantes, cuja presença no lar envolva todos os familiares com a luz da compaixão. Em segundo, precisamos nos respeitar mutuamente, reconhecendo que os vínculos familiares entre pais e filhos ou entre cônjuges e parceiros consistem em laços cármicos que se estendem pelas três existências — passado, presente e futuro. Em terceiro, devemos prestar uma contribuição positiva à sociedade e trabalhar para desenvolver sucessores que também façam o mesmo.
Brasil Seikyo, ed. 2.352, 31 dez. 2016, p. B1.
***
No momento em que recitamos o Nam-myoho-renge-kyo, a condição de vida do estado de Buda do tempo sem começo é ativada. Neste exato momento, vencemos qualquer infortúnio ou infelicidade causada pelo carma do passado. O poder da Lei Mística de transformar o veneno em remédio é ilimitado. O propósito da fé é transformar nosso carma e desfrutar uma vida de felicidade sem igual.
Brasil Seikyo, ed. 2.134, 09 jun.2012, p. A4.
***
Em primeiro lugar, nós próprios devemos nos esforçar para sermos pessoas alegres e radiantes, cuja presença no lar envolva todos os familiares com a luz da compaixão. Em segundo, precisamos nos respeitar mutuamente, reconhecendo que os vínculos familiares entre pais e filhos ou entre cônjuges e parceiros consistem em laços cármicos que se estendem pelas “três existências” — do passado, presente e futuro. Em terceiro, devemos prestar uma contribuição positiva à sociedade e trabalhar para desenvolver sucessores que também façam o mesmo.
Terceira Civilização, ed. 650, out. 2022, p. 28-35.
***
A família é a base de todos os aspectos da vida. Não importa o quanto falemos sobre democracia, paz ou educação, pois se nossos diálogos não estiverem diretamente ligados a encontrar uma forma de assegurar a felicidade dos outros e o bem-estar de nossos familiares, eles serão sempre vazios e sem significado. O Sr. Toda costumava dizer que um dos propósitos da fé é criar a harmonia familiar. Por favor, nunca se esqueçam de que criar a harmonia familiar é uma prova da fé da pessoa e é também a sabedoria que se obtém da prática do budismo.
Brasil Seikyo, ed. 1.824, 17 dez 2005, p. A5.
***
A família criativa ou lar criativo a que me refiro é como uma escola em que as pessoas se empenham para o seu próprio aprimoramento e de outros, valendo-se do amor que flui entre eles. Acredito que são as pessoas criativas que trarão a mudança ao mundo.
IKEDA, Daisaku. A Família Criativa. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 24 e 25.
***
Gosto muito da ideia da família como espaço no qual cada integrante pode crescer e criar valor. A família é um porto de segurança e esperança necessário na vida. É uma fortaleza de felicidade e de paz; um ambiente para se revitalizar, recarregar as baterias todos os dias. Contém um vínculo positivo, que nutre a alma e constrói o caminho para o autoaprimoramento e a realização; um castelo de harmonia e crescimento.
IKEDA, Daisaku. Cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022. p. 20-21.
***
Estimular o desenvolvimento dos integrantes da Divisão dos Estudantes é como entrelaçar os fios de um tecido. (...)
Lembro-me de que, numa sessão de perguntas e respostas em torno de Toda sensei, muitos pais mencionaram as dificuldades que encontravam na tentativa de transmitir sua fé e prática budista aos filhos.
Dirigindo-se a um pai cujo filho se opunha à prática, Toda sensei disse com muita clareza: “Apenas ame seu filho de todo o coração”. Oferecendo um primeiro passo simples e concreto para lidar com a questão, afirmou: “O mais importante é demonstrar aos seus filhos quanto você os ama”.
IKEDA, Daisaku. A Família Criativa. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2017. p. 33.
Compartilhe