BM
Notícias
há 2 dias
Cerimônia de ingresso da 25ª turma da Universidade Soka da América
Seikyo Shimbun
20/08/2025

Cresçam como cidadãos globais que contribuem para a sociedade! Foto comemorativa da 25ª turma da SUA (Aliso Viejo, Califórnia, 5 ago. 2025). Fotos: Soka University of America
O evento comemorativo de ingresso da 25ª turma da Universidade Soka da América (SUA) foi realizado no dia 5 de agosto no campus localizado no Condado de Orange, Califórnia, Estados Unidos. Um total de 110 jovens vindos de 20 países, entre eles, Estados Unidos, Afeganistão, Brasil, Canadá, Chile, China, Gana, Índia, Japão, Cazaquistão, Ruanda e Vietnã, deram início à jornada universitária.
O fundador da SUA, Dr. Daisaku Ikeda, certa vez, enviou uma mensagem aos calouros:
Tenho plena convicção de que, entre vocês, surgirão os Gandhis e Tagores do século 21, os doutores Pauling e King e Rosa Parks. Se isso não acontecer, não teremos tempo suficiente para construir a paz perene. Cidadãos globais que compartilham o espírito do fundador precisam emergir sem falta.
Na SUA, onde o espírito do fundador está profundamente enraizado, há um ambiente educacional completo, com programas de ensino centrados em pequenas turmas e instalações modernas, como o prédio de ciências. Além disso, são realizados diversos simpósios com a participação de especialistas e estudantes de dentro e fora do país. São oportunidades para dialogar sobre questões globais e discutir possíveis soluções.
Durante a cerimônia, três estudantes compartilharam suas aspirações.
Um representante dos Estados Unidos relembrou suas dificuldades nos relacionamentos interpessoais e como conseguiu desenvolver sua individualidade e pontos fortes. Expressou sua determinação de, mesmo diante de desafios, dedicar-se aos estudos e às atividades extracurriculares durante a vida universitária.
A estudante do Nepal compartilhou sua experiência de ter ampliado sua visão de mundo por meio dos encontros com diversas pessoas. Externou o desejo de, na SUA, dialogar com seus colegas, cultivar a curiosidade e viver dias de desafios e descobertas.
Uma outra representante dos Estados Unidos destacou a importância de respeitar as diferenças, algo que aprendeu por meio de atividades voluntárias. Ela afirmou que deseja manter o diálogo constante no campus e construir amizades profundas.
Em suas palavras de congratulações, o reitor Edward Feasel expressou o desejo de que os estudantes cresçam como “valores humanos” que contribuem para a sociedade e o bem das pessoas.

Cumprimentos aos novos alunos pelo reitor Feasel. Foto: Soka University of America
Matéria traduzida e adaptada do Seikyo Shimbun de 14 agosto de 2025
Compartilhe