marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há um dia

"Sensei, a sua Kotekitai está aqui!"

Asas da Paz da CNSP comemora 62 anos

Redação | Grupo Arco-íris

27/08/2025

"Sensei, a sua Kotekitai está aqui!"

Foto comemorativa da Asas da Paz da CNSP. Fotos: Grupo Arco-íris

O que representa a Asas da Paz Kotekitai da CNSP?

Para as integrantes representa: amizade, missão, esperança, resiliência, vida, companheirismo, união, amor, felicidade e desenvolvimento constante. Para as jovens que vestem o uniforme do grupo, cada palavra dessas é muito mais do que um conceito: é o reflexo de uma paixão que se forja no treinamento da juventude.

asas_cnsp_2

Foi com esse espírito que o grupo Asas da Paz Kotekitai da Coordenadoria Norte-Sul Paulistana (CNSP) comemorou, no último dia 24 de agosto, os 62 anos de fundação no Brasil. O encontro, realizado no Auditório Monarca, no Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo, reuniu mais de 500 pessoas, entre membros e convidados. Uma celebração que não apenas relembrou a história, mas reafirmou o futuro.

cnsp_formatura

Entrega certificado de formatura

Relembrando a mensagem que o presidente Ikeda enviou para as comemorações dos 60 anos do grupo, em 2023, em um trecho, ele direciona:

Meu desejo é que, com a música dos anjos de coração puro, vocês abram definitivamente o portal da felicidade. E, além disso, com o bailar dos anjos de coração alegre, abram o portal da amizade. Da mesma forma, com a marcha dos anjos de coração forte, abram o portal da paz!

Inspiradas por esse legado, as integrantes da Kotekitai assumiram o compromisso de voar ainda mais alto rumo a 2030, transformando cada ensaio, cada encontro em um ato de excelência representada pelas apresentações das integrantes do grupo da CNSP e Taiga, Taiyo Ongakutai e Coral Esperança do Mundo.

Histórias de superação marcaram o encontro. Jovens relataram como, guiadas pela disciplina dos ensaios e pelos estudos do budismo, a relação de mestre e discípulo e a amizade criada com as demais integrantes, conseguiram enfrentar desafios pessoais e transformar a própria condição de vida.

Ao fim, as líderes da Asas da Paz na CNSP, Michele Mayumi Miyazaki, Letícia Eiko Kikuta, Thalita Umbelino e Gabriela Teruya resumiram o espírito fundamental do grupo: “Somente pessoas comuns, unidas por um propósito e pela solidariedade, conseguem mover a história.”

lideres_CNSP

Elas agradeceram a participação de todos e a atuação dos grupos de bastidores e dos pais que apoiam e incentivam suas filhas a pertencerem ao Asas da Paz Kotekitai do Brasil.

comemorativa CNSP

Familiares e amigos em foto comemorativa


História

Kotekitai foi o nome atribuído ao Corpo de Pífanos e Tambores em todo o mundo. Durante os primeiros quase 25 anos, a Kotekitai do Brasil foi denominada como “Vitória Régia Kotekitai”. Tal denominação se deu pela característica planta amazonense que leva esse nome, e pelo significado de vitória, que significa triunfo, êxito, e régia, que significa palácio real. Após anos desbravando essa luta, em 1984 iniciou-se uma nova era para o grupo, com a denominação do fundador de “Nova Era Kotekitai". E durante quase 35 anos, a Kotekitai do Brasil desbravou essa "nova era" até que, em comemoração aos 55 anos, em 2018, Ikeda sensei ofereceu ao grupo a denominação de "Asas da Paz Kotekitai do Brasil" e visualizando o futuro de toda Kotekitai, Ikeda sensei também concedeu três diretrizes ao grupo.

1. Com o coração de juramento seigan da juventude Koteki, sejam as vanguardistas da glória Soka!

2. Com a invencível união Koteki, sejam as desbravadoras da vitória de mestre e discípulo!

3. Com a harmonia de esperança das irmãs Koteki emergidas da terra, expandam amplamente a paz e a felicidade pelo mundo!

Compartilhe