BM
Notícias
há um dia
Exuberante ipê-amarelo
Redação
09/09/2025

Ipê-amarelo no jardim da Sede Central com o Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda ao fundo (São Paulo, SP, set. 2025). Fotos: BS
Ikeda sensei, no livro Incentivos das Quatro Estações, volume 2, faz referência as estações do ano e como cada qual pode se desenvolver. Ele compartilha:
Se a primavera é o símbolo da vibrante atividade, então o outono é a estação do raciocínio, e, se o verão é a época da paixão, então o inverno deve ser a estação do treinamento. Assim, eu escolhi percorrer um caminho através das quatro estações da vida, a fim de viver com infinito valor.1
No Brasil, a estação atual é o inverno, que se encerrará em 22 de setembro, dando início à primavera. Ao estudarmos o budismo, conhecemos a célebre frase: “O inverno nunca falha em se tornar primavera”². E, ao lermos os incentivos de Ikeda sensei sobre o "rigoroso inverno", ele sempre nos ensina que os “invernos” da vida são oportunidades para nos fortalecermos até a chegada de uma bela primavera.
Podemos ilustrar essa grandiosa primavera com os ipês-amarelos espalhados pela cidade, inclusive o que se encontra na Sede Central da BSGI, em São Paulo. Com sua formosura e esplendor, encanta a todos que o admiram.
Com relação ao nosso ipê-amarelo, foi o próprio presidente Ikeda quem, em meio à sua intensa agenda, realizou o plantio em 27 de fevereiro de 1984, um dia após o grande Festival Cultural da SGI, realizado no Ginásio do Ibirapuera.

Presidente Daisaku Ikeda realiza plantio em fevereiro de 1984 (São Paulo, SP). Foto: BS
Abaixo, aprecie a florada do ipê-amarelo da Sede Central da BSGI que, em 2025, completou 41 anos: majestoso e soberano, como a sincera relação de mestre e discípulo.




Florada do ipê-amarelo no Memorial de Luta Conjunta de Mestre e Discípulo, Centro Cultural Campestre da BSGI


Curiosidades
“Ipê” é uma palavra em tupi-guarani que significa “árvore de casca grossa”.
Pertencente à família Bignoniaceae, é uma árvore alta, bem copada e, na época da floração, perde totalmente as folhas para dar lugar às flores das mais variadas cores: brancas, amarelas, roxas ou rosas — de onde vêm seus nomes. É uma árvore originária do cerrado. Em clima normal, floresce no período de julho a setembro e frutifica de setembro a outubro.
Na Sede Central e na Sede Social da Divisão Feminina (Fujin Kaikan), encontramos o ipê-amarelo. Já no Centro Cultural Campestre da BSGI, encontramos o ipê-amarelo e o roxo.
Notas:
1. IKEDA, Daisaku. Incentivos das Quatro Estações. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p.4.
2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 560.
Compartilhe