BM
Notícias
há 18 horas
Estudantes da Universidade Soka da América vivenciam experiência no Instituto Soka Amazônia
Treze alunos de nove nacionalidades e um professor da Universidade participaram do programa Soka Amazon Sustainability Study Tour
Redação
10/09/2025


Treze alunos de nove nacionalidades e um professor da Universidade participaram do programa Soka Amazon Sustainability Study Tour
O Instituto Soka Amazônia e a Universidade Soka da América (SUA) realizaram o “Soka Amazon Sustainability Study Tour”, programa de imersão com foco na sustentabilidade e biodiversidade.
Treze alunos de nove nacionalidades e um professor da Universidade participaram do programa. Os países são: Brasil, Japão, Estados Unidos, Nepal, Indonésia, França, Venezuela, Chile e Nicarágua. Entre os dias 25 e 30 de agosto, os alunos vivenciaram a Amazônia com profundo respeito e aprendizado.
Entretanto, essa história teve início nas comemorações pelos dez anos de atuação do Instituto Soka Amazônia, em 2024, o reitor da Universidade Soka da América (SUA), Prof. Dr. Edward M. Feasel, fez a seguinte declaração:
Nós compartilhamos de uma história similar, instituições fundadas por Dr. Daisaku Ikeda, que ele não conseguiu visitar. Trabalhamos para desenvolver valores globais e coexistência harmoniosa entre o ser humano e a natureza.
Um ano após esse encontro, o Instituto Soka Amazônia recebeu um grupo de treze alunos com uma programação rica em conhecimento.
No dia 26, abertura oficial do evento, os alunos foram recepcionados no Instituto por Luciano Nascimento, diretor-presidente, e João Carlos, diretor ambiental, que deram as boas-vindas e apresentaram a missão e os principais projetos da instituição.
Com uma programação ampla, os alunos da SUA vivenciaram diversas experiências, como a palestra sobre o Encontro das Águas, ministrada por Fábio Alexandre, que abordou a relevância ecológica e cultural desse fenômeno natural.
Os estudantes também visitaram o laboratório e os sítios arqueológicos do Instituto. Lá, Jean Dinelly conduziu uma palestra detalhada sobre os achados arqueológicos da região, com foco nas cerâmicas indígenas e na formação da “terra preta de índio”, um solo fértil de origem antrópica que comprova a presença histórica de comunidades na área.
Em outro momento, os alunos participaram da oficina “Sementes da Paz: Cultivando a Conexão Soka na Amazônia”, eles aprenderam sobre a repicagem de mudas: processo de transplante de plantas jovens para locais definitivos ou recipientes maiores. A prática foi realizada com mudas de andiroba, e os participantes puderam observar de perto os resíduos e o lixo trazidos pela cheia do rio, compreendendo o impacto ambiental na região.

Durante o minicurso da semente da paz, a primeira atividade foi uma trilha interativa, onde os alunos formaram duplas e um deles estava vendado, possibilitando assim, sentir a floresta com outros sentidos do corpo. Foi um ponto chave que todos os alunos se encantaram.
Outro destaque foi a visita à comunidade indígena Kambeba. Os alunos foram recebidos pelo líder da comunidade, o Tuxaua, e tiveram a oportunidade de conhecer as danças e músicas tradicionais do povo Kambeba. O Tuxaua enfatizou a importância de preservar a cultura indígena, especialmente entre os jovens.
Palestras sobre tecnologia social e biodiversidade ofereceram aos participantes uma visão acadêmica e prática sobre temas essenciais para a região amazônica. A programação também incluiu uma visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Encerrando o Study Tour, os alunos visitaram a Comunidade Flutuante Catalão. A visita foi guiada pela líder comunitária Raimunda, que explicou as principais dificuldades enfrentadas pelos moradores e como os ciclos de cheia e vazante dos rios afetam diretamente suas vidas. Apesar de viverem sobre a água, Raimunda ressaltou que o acesso à água potável e tratada é um dos principais desafios. Os alunos também acompanharam o processo de produção da farinha de mandioca, atividade fundamental para a economia e subsistência da comunidade.


O Study Tour foi concluído com os agradecimentos de Luciano Nascimento, diretor-presidente do Instituto Soka Amazônia. Em suas palavras, Luciano destacou a importância do intercâmbio e enfatizou: “A partir de hoje, todos vocês são embaixadores do Instituto”.
Veja alguns momentos



Assista
No Instagram do Instituto Soka Amazônia, depoimento dos alunos participantes e veja mais fotos do Study Tour
Assista
Entrevista realizada com om o reitor da Universidade Soka da América, Prof. Dr. Edward M. Feasel, realizada em 2024 durante as comemorações dos dez anos do Instituto Soka Amazônia
Compartilhe