marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 13 horas

Rainhas em movimento

Grupo Fukuchi projeta sua missão até 2030

Redação

11/09/2025

Rainhas em movimento

Juramento. Um dos módulos do curso de aprimoramento do grupo Fukuchi, foi incentivado que cada integrante registrasse, em um caderno, o seu juramento e decisão que, em setembro deste ano, será encaminhado para o Japão. Após, todas se reuniram no Memorial de Luta Conjunta de Mestre e Discípulo para foto comemorativa

No último dia 6 de setembro, o grupo de dança da Divisão Feminina, Fukuchi, realizou um curso de aprimoramento no Centro Cultural Campestre, em Itapevi, São Paulo. Com o tema: “Dance os ciclos, voe na impermanência, desperte a sua essência”, o foco do encontro foi que cada participante renovasse sua decisão e juramento rumo ao grandioso marco de 2030.

Celebrando 30 anos de existência em 2025, o grupo Fukuchi reafirma sua missão de ser um porta-estandarte da paz e da cultura, dançando com dignidade e alegria no palco da vida. Na atividade comemorativa realizada em maio, por exemplo, Aretuza Leal, responsável pelo grupo, destacou a importância das vitórias diárias e incentivou todas a visualizarem com clareza o horizonte de 2030. Essa visualização ganhou forma e força no curso de setembro, onde o espírito de busca, alegria e convicção pulsava em cada participante.

Inspirado na metáfora de um aeroporto, o encontro transformou-se em uma verdadeira decolagem espiritual. As apresentadoras, caracterizadas como aeromoças da companhia aérea “Fukuchi Airlines”, anunciaram com entusiasmo: “Iniciamos nossa viagem com coragem, alegria e firme propósito de crescer com o kosen-rufu do Brasil.”

O relato de vitória de Jacqueline Landi, integrante do grupo, emocionou a todas. Suas conquistas, fruto da prática da fé, ressoaram com o espírito do grupo: “Rainhas que bailam no palco da vida, comprovando boa sorte e sabedoria.”

Claudia Nakamassu, vice coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, compartilhou alguns episódios que comprovam a veracidade da prática da fé, iniciada quando foi convidada a assumir responsabilidade no grupo de transportes da Divisão Feminina justamente quando sua família enfrentava a falência da empresa. “Com afinco, sem jamais desistir, posso afirmar que venci.”, declarou.

Claudia também citou o incentivo de Ikeda sensei, publicado no livro Dedico às Mulheres Palavras do Coração:1

Na vida há aquilo que “eu quero fazer”, mas também há o que “eu preciso fazer” e o que “só eu posso fazer”. No momento em que visualizar esse sonho, essa responsabilidade e essa missão e se desafiar com sinceridade questionando “O que eu posso fazer neste momento?”, sem falta, sua capacidade e potencialidade desabrocharão amplamente

Finalizando sua participação, Claudia fez a reflexão: “Devemos desafiar a época. Desafiar o momento atual e manter a determinação de avançar, comprometidas com nossa felicidade, a de nossos familiares e da organização. Este encontro é mais do que um curso de aprimoramento, é o marco da revolução humana de cada uma. Somos discípulas de Ikeda sensei.”

E concluiu: “Enquanto líderes na organização de base, que possamos ser o sol que ilumina a todos. A energia compartilhada aqui deve irradiar em nossos blocos e comunidades. Vamos prezar cada pessoa, colocar nossa vida no ritmo do treinamento e sintonizar com a órbita do daimoku. Unidas, com coragem, convicção e alegria, venceremos infalivelmente em 2025 e seguiremos rumo a 2030, sempre com Ikeda sensei em nosso coração.”

Veja momentos do curso de aprimoramento do Fukuchi

Mayara Rosa, responsável pelo grupo Taiga da BSGI realizou workshop com as integrantes do Fukuchi

Fukuchi_relax

Momento de autocuidado como módulo do aprimoramento




Em comemoração aos 30 anos do grupo, uma nova identidade visual foi apresentada. O objetivo era renovar a identidade visual do grupo, preservando sua essência e história.

A fonte cursiva utilizada para o nome FUKUCHI simboliza a dança e a renovação constante.

A pérola, sustentada pela bailarina, representa os 30 anos de existência do grupo, homenageando com gratidão sua fundação e todas as veteranas que contribuíram para sua formação e evolução.

Por fim, a bailarina personifica as integrantes atuais do grupo, refletindo seu movimento de ascensão e projeção rumo ao ano de 2030.

Quanto à paleta de cores, lilás e roxo. O lilás transmite suavidade, tranquilidade e harmonia, enquanto o roxo carrega significados mais profundos, como realeza, sabedoria e requinte. Essa combinação estimula a mente e a criatividade, sendo ideal para expressar, por meio da dança, a busca por transformar o impossível em realidade.

Em resumo, o roxo como forma de representar, na dança, a sabedoria, a conexão e o poder da transformação e da imaginação.

logofukuchi

Fotos: Grupo Orquídea da Paz, BS

Nota:

1. IKEDA, Daisaku. Dedico às Mulheres Palavras do Coração. Editora Brasil Seikyo: São Paulo, 2022, p.164.

Compartilhe