BM
Notícias
há 21 horas
Dinâmico Avanço: 20 anos de Zenshin
Mulheres que constroem o futuro
Redação
14/09/2025

Foto do encontro comemorativo do grupo Zenshin (Centro Cultural Campestre, SP, 14 set.2025). Fotos: BS

Foto comemorativa
Se alguém perguntasse: “O que significa avançar com dinamismo?”, poderíamos responder: “Jamais desistir”, “Ter esperança”, “Conquistar pequenas vitórias”.
Ikeda sensei explicou, certa vez, o profundo significado de “Dinâmico Avanço”.
Lembro-me que, há 50 anos, em minha posse presidencial, também enaltecemos o termo do Ano do Dinâmico Avanço. Temos agora, novamente a mesma denominação. O ideograma japonês yaku de yakushin (dinâmico avanço, em português) também expressa o significado de “levantar-se imediatamente”. A expressão dinâmica avanço é justamente o impulso para se “levantar imediatamente”, tanto o corpo como o espírito, para avançar (...) O outro significado de yakushin é “levantar voo imediatamente” abrindo livremente as asas no palco da missão.
Esse palco foi o curso de aprimoramento do grupo Zenshin, em comemoração aos seus 20 anos de fundação, realizado de 12 a 14 de setembro, no Centro Cultural Campestre da BSGI, em São Paulo.
Um dos destaques do sábado, 13 de setembro, foram os painéis “Corpo que movimenta”, “Vida que prospera” e “Coração que inspira”. Em clima leve e descontraído, líderes compartilharam experiências sobre saúde física e mental, equilíbrio financeiro e o cuidado com o maior tesouro: o coração.
Magda Lombardi, coordenadora geral da Divisão Feminina da CGESP, destacou: “Devemos agir pela felicidade das pessoas e pela nossa própria felicidade. O grande benefício dessa prática é a revolução humana. Vamos ler, reler e colocar em ação os incentivos de Ikeda sensei. Assim, manifestamos a condição de buda”.
Ana Lídia Oliveira, responsável pelo Zenshin da BSGI e Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI participaram do módulo sobre liderança. Ana Lídia falou sobre o momento presente e encorajou as líderes: “Todas nós, em nossa realidade, passamos por diversas questões. Por isso, devo buscar vencer todos os meus desafios. Ser líder do Zenshin é transformar carma em missão e sempre reconfirmar que nós temos plena capacidade”.
Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, falou sobre conciliar tempo e responsabilidades. Inicialmente, ela apresentou um trecho das palavras de Ikeda sensei, que ele cita um exemplo de Shakyamuni sobre repetir várias vezes algo (Para ler o Encontro com o Mestre, clique aqui). E, em suas palavras, Selma afirmou: “Possamos ser uma pessoa agradável, com base no shitei funi, “unicidade de mestre e discípulo”, e em nossa oração. Ser agradável em todos os lugares, principalmente onde as pessoas não sabem que somos budistas. Com a nossa atitude, vamos iluminar a vida de outras pessoas, assim iluminaremos a nossa”.
Ao final, Selma encorajou as integrantes: “Vamos avançar e fazer que 2025 seja o melhor ano da sua vida!”.
“Zenshin de Dinâmico Avanço: mulheres protagonistas que movimentam a época, mudam a história e constroem o glorioso futuro!”.
Oficialmente, o grupo foi fundado no dia 19 de fevereiro de 2005, entretanto, a história do Zenshin começou a ser narrada em 2004, no Japão, quando doze líderes da Divisão Feminina da BSGI participaram de um curso de aprimoramento. Na ocasião, Ikeda sensei denominou o grupo como Zenshin (avançar, em português).
O presidente Ikeda disse em certa ocasião : “Zenshin — Que palavra maravilhosa! (...) Na Soka Gakkai, existem benefícios, alegrias e satisfação pela vida porque se avança constantemente em prol da Lei, das pessoas e da sociedade. E por avançar, vencemos e conquistamos a felicidade”.
“Qual história vou escrever a partir de agora”.
Mesmo no frio da manhã de 14 de setembro, o entusiasmo das participantes aqueceu o ambiente. Unidas, veteranas e novas integrantes renovaram o juramento: “Shitei funi é a minha vida e avançar é a nossa missão!”
Ana Lídia, em suas palavras, enalteceu a participação de todas e bradou: “Ser Zenshin não significa viver sem desafio, mas é viver com espírito de jamais ser derrotada”.
Sobre o “Daimoku Nacional” realizado todo dia 19 do mês, Ana Lídia sugeriu acrescentar um item a mais: “Queridas amigas, que tal recitarmos vinte minutos a mais em nosso daimoku diariamente e visualizarmos a nossa vitória até o aniversário da BSGI, em outubro? E finalizou: “A cada dia 19, vamos desafiar nossas circunstâncias. Vamos dialogar, levar esperança para todas as pessoas, fortalecendo a rede de solidariedade das mulheres Soka. Hoje, visualizando o ano de 2030, que cada uma possa refletir: Qual história vou escrever a partir de agora”.

Ana Lídia Oliveira, responsável pelo Zenshin da BSGI
Selma Inoguti, iniciou sua fala agradecendo as veteranas que forjaram o grupo para que, nas celebrações dos vinte anos, todas pudessem desfrutar daquele ambiente e disse: “Hoje é um ponto de chegada muito aguardado por nós, mas é o momento de uma nova partida rumo aos vinte e cinco anos, em 2030.”
Em suas palavras, Selma instigou “Como posso avançar?” “O que posso fazer para que cada pessoa avance com alegria e esperança?”. E enfatizou: “Ser Zenshin é olhar para frente”.
Selma também fez a leitura da mensagem que o Sr. Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai, enviou para a ocasião. Em um trecho ele afirma:
Por favor, como sóis do Brasil, monarca do mundo, continuem mantendo o avanço da esperança, transformando os infindáveis incentivos do eterno mestre, Ikeda sensei, em fonte de força e extraindo sabedoria com “muito mais daimoku”!
Para ler a mensagem na íntegra, clique aqui.

Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI
A força e a importância das mulheres
Miguel Shiratori, presidente da BSGI, em seus incentivos, enalteceu a força e a importância das mulheres: “Que época maravilhosa estamos vivendo e, vocês, integrantes do Zenshin, representam a geração mais importante, pois estão abrindo a nova era do desenvolvimento do kosen-rufu mundial. Mais do que nunca é o momento de aprofundar o conhecimento desse maravilhoso ensino do Budismo Nichiren, aplicar na vida diária e compartilhar com as pessoas ao nosso redor”.
Shiratori citou uma frase de Nichiren Daishonin onde ele afirma a nobreza da mulher:
Daishonin diz que uma mulher que consagra a vida ao kosen-rufu, ainda que seja cidadã comum, possui uma natureza muito mais nobre e excepcional que qualquer mulher famosa. E também disse: A mulher que acredita neste sutra não apenas supera as demais mulheres, como também ultrapassa todos os homens
Ao final, Shiratori fez votos para que todas as integrantes visualizassem o vitorioso futuro vencendo as questões da vida: “A vida é uma misteriosa batalha. A cada instante, as circunstâncias mudam, mas neste momento devemos reconfirmar os incentivos de Ikeda sensei de que ‘O estado de buda é invencível’.”

Miguel Shiratori, presidente da BSGI
Sobre a oração, Shiratori reconfirmou que o daimoku que recitamos deve ser de juramento. “À medida que oramos, vencemos nossas batalhas, pois elevamos a condição de vida. Deixamos de orar por súplica e oramos pela felicidade absoluta de todos. O nosso palco de atuação é o bloco, a comunidade, local da verdadeira criação de valores. Vocês são a esperança do futuro. Que possam estabelecer o humanismo Ikeda por toda a sociedade”.
Assista
Decisão de Ana Lidia, responsável pelo Zenshin da BSGI
Depoimentos da Sra. Magda Lombardi e Sra. Jeni Ikeda, integrantes do grupo de aprimoramento, que em 2004, com líderes da Divisão Feminina, receberam a denominação "Zenshin" do presidente Ikeda
O que é ser Zenshin? Perguntamos para algumas representantes o real significado do grupo
Compartilhe