marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 3 horas

Curso de Estudo do Budismo da SGI-Estados Unidos de altivo espírito de procura

Jovens líderes se reúnem para aprofundar os estudos, inclusive da carta Abertura dos Olhos

Redação

19/09/2025

Curso de Estudo do Budismo da SGI-Estados Unidos de altivo espírito de procura

Participantes do Curso de Estudo do Budismo da SGI-Estados Unidos (Centro Cultural Campestre da Flórida, 23 ago. 2025). Fotos: Seikyo Shimbun

Avançar pelo caminho de jamais retroceder

com a filosofia da dignidade da vida no coração

O Curso de Estudo do Budismo da SGI-Estados Unidos aconteceu de 22 a 25 de agosto no Centro Cultural Campestre da Flórida. As palestras foram conduzidas pelo coordenador do Departamento de Estudo do Budismo da SGI, Seiichiro Harada.

O encontro contou com mais de 180 participantes, principalmente, jovens líderes de diversas regiões dos EUA. Com o estudo do livro Abertura dos Olhos, de autoria de Ikeda sensei, os participantes aprenderam sobre as três virtudes, de soberano, mestre e pais, bem como os princípios da propagação do budismo. Ao reverem passagens como “Eu e meus discípulos, ainda que ocorram vários obstáculos, desde que não se crie a dúvida no coração, atingiremos naturalmente o estado de buda” (CEND, v. I, p. 296), os membros reforçaram a importância da fé inabalável que não retrocede diante de nenhum obstáculo.

Durante sua palestra, o Sr. Harada incentivou: “Em cada campo de missão, vamos desafiar no shakubuku com coragem e benevolência para salvar as pessoas do sofrimento”.
A sessão de perguntas e respostas também foi repleta de espírito de procura e realizada com entusiasmo.

Após o encerramento, muitos participantes expressaram suas decisões. Mira Gandhi, da região Sunshine de Los Angeles, comentou: “Fiquei emocionada com a atmosfera calorosa e positiva do encontro. Aprendi o valor das visitas e dos incentivos para aprofundar o espírito de mestre e discípulo. Começarei a agir a partir de mim e desde já”.

Kalik Alexander, da região Shitei Golden Gate, declarou: “A palestra sobre shakubuku foi marcante. Aprendi que, ao dialogar com o estado de vida de um bodisatva, a alegria se expande. Senti coragem e estou decidido a colocar isso em prática imediatamente”.

Em outubro, a SGI-Estados Unidos comemorará 65 anos da primeira visita de Daisaku Ikeda ao país. Com esse marco significativo do kosen-rufu mundial, os jovens estão na linha de frente empenhados na expansão das fileiras de bodisatvas da terra.

Em abril, cerca de cem locais em todo o país realizaram o Exame de Budismo do Grau Admissão com aproximadamente 1.000 participantes, um verdadeiro movimento de diálogo baseado nos caminhos da prática e do estudo.

Traduzido e adaptado do Seikyo Shimbun de 3 de setembro de 2025

Compartilhe