BM
Notícias
há 14 horas
Copresidente da IPPNW encontra-se com presidente da Soka Gakkai
Seikyo Shimbun | Redação
06/10/2025

Diálogo do copresidente da IPPNW, Dr. Umaña, à esq., com o presidente Harada (Anexo 2 da Sede Central da Soka Gakkai, Shinanomachi, Tóquio). Foto: Seikyo Shimbun
Dr. Carlos Umaña, copresidente da Associação Internacional de Médicos para a Prevenção da Guerra Nuclear (IPPNW), visitou a Sede Central da Soka Gakkai em Shinjuku, Tóquio, na tarde do dia 29 de setembro. Ele foi recebido pelo presidente Minoru Harada, pelo vice-presidente, Sr. Terasaki, pela responsável-geral do Comitê de Paz das Mulheres, Sra. Maeda, e outros líderes.
Na conversa, foi destacado o intercâmbio entre a IPPNW e a Soka Gakkai. O presidente Harada relembrou que, em 1987, a Soka Gakkai Internacional (SGI) organizou em Moscou a exposição “Armas Nucleares — A Ameaça do Mundo Contemporâneo”, que contou com a participação do copresidente e fundador da IPPNW, Dr. Bernard Lown.
Dois anos depois, o Dr. Lown e o presidente Ikeda se encontraram no Japão, o que fortaleceu os laços de amizade.
O Dr. Umaña expressou profunda gratidão pela longa cooperação da SGI e comentou que, após o fim da Guerra Fria, era esperado um progresso na questão do desarmamento nuclear, mas isso não ocorreu. Um dos motivos, segundo ele, é que ainda não se difundiu amplamente a consciência de que as armas nucleares são um mal absoluto. Ele afirmou que agora é o momento de criar a correnteza pela abolição das armas por meio da solidariedade dos cidadãos.
O presidente Harada concordou e reafirmou o compromisso de cooperação. Ele também expressou grande expectativa no congresso mundial da IPPNW que será realizado em Nagasaki, Japão, no próximo mês.
Sugestão de leitura
Ikeda sensei e Dr. Bernard Lown se encontraram duas vezes. O primeiro encontro ocorreu em maio de 1987, quando Dr. Lown era copresidente da IPPNW, na cerimônia de inauguração da mostra “Armas Nucleares: uma Ameaça ao nosso Mundo”, realizada em Moscou com o patrocínio da SGI. Em março de 1989, eles dialogaram no prédio do Seikyo Shimbun. Neste artigo, Ikeda sensei apresenta trechos do encontro entre os dois. Para ler, clique aqui.
Compartilhe