marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há um mês

Copresidente da IPPNW encontra-se com presidente da Soka Gakkai

Seikyo Shimbun | Redação

06/10/2025

Copresidente da IPPNW encontra-se com presidente da Soka Gakkai

Diálogo do copresidente da IPPNW, Dr. Umaña, à esq., com o presidente Harada (Anexo 2 da Sede Central da Soka Gakkai, Shinanomachi, Tóquio). Foto: Seikyo Shimbun

Dr. Carlos Umaña, copresidente da Associação Internacional de Médicos para a Prevenção da Guerra Nuclear (IPPNW), visitou a Sede Central da Soka Gakkai em Shinjuku, Tóquio, na tarde do dia 29 de setembro. Ele foi recebido pelo presidente Minoru Harada, pelo vice-presidente, Sr. Terasaki, pela responsável-geral do Comitê de Paz das Mulheres, Sra. Maeda, e outros líderes.

Na conversa, foi destacado o intercâmbio entre a IPPNW e a Soka Gakkai. O presidente Harada relembrou que, em 1987, a Soka Gakkai Internacional (SGI) organizou em Moscou a exposição “Armas Nucleares — A Ameaça do Mundo Contemporâneo”, que contou com a participação do copresidente e fundador da IPPNW, Dr. Bernard Lown.

Dois anos depois, o Dr. Lown e o presidente Ikeda se encontraram no Japão, o que fortaleceu os laços de amizade.

O Dr. Umaña expressou profunda gratidão pela longa cooperação da SGI e comentou que, após o fim da Guerra Fria, era esperado um progresso na questão do desarmamento nuclear, mas isso não ocorreu. Um dos motivos, segundo ele, é que ainda não se difundiu amplamente a consciência de que as armas nucleares são um mal absoluto. Ele afirmou que agora é o momento de criar a correnteza pela abolição das armas por meio da solidariedade dos cidadãos.

O presidente Harada concordou e reafirmou o compromisso de cooperação. Ele também expressou grande expectativa no congresso mundial da IPPNW que será realizado em Nagasaki, Japão, no próximo mês.

Sugestão de leitura


Ikeda sensei e Dr. Bernard Lown se encontraram duas vezes. O primeiro encontro ocorreu em maio de 1987, quando Dr. Lown era copresidente da IPPNW, na cerimônia de inauguração da mostra “Armas Nucleares: uma Ameaça ao nosso Mundo”, realizada em Moscou com o patrocínio da SGI. Em março de 1989, eles dialogaram no prédio do Seikyo Shimbun. Neste artigo, Ikeda sensei apresenta trechos do encontro entre os dois. Para ler, clique aqui.

Compartilhe

Copy to clipboard