BM
Notícias
há um dia
Quarenta anos de luz e esperança: a jornada da BSGI em Alagoas
Redação
08/10/2025

Maceió é conhecida por suas praias de águas cristalinas e paisagens deslumbrantes. Mas há uma beleza ainda mais profunda que floresce nesse solo: a força dos membros da BSGI, que há quatro décadas vêm construindo uma história de coragem, alegria e dedicação ao ideal do kosen-rufu.
Essa trajetória foi celebrada com emoção no auditório da Universidade Federal de Alagoas, durante a comemoração dos 40 anos da BSGI em Alagoas. O evento reuniu centenas de praticantes e convidados, que vibraram com cada momento de homenagem, arte e renovação de compromissos.
Tudo começou em 1976, com os primeiros passos dos pioneiros que, movidos pela fé e pelo desejo de transformar a realidade, iniciaram o alvorecer da Lei Mística em terras alagoanas. Em 1985, nascia a unidade Sonho Verde, marco da expansão da organização no estado. Hoje, a RE Alagoas conta com quase 300 famílias praticantes, presentes em dezoito municípios, do litoral de Maceió ao extremo oeste, Inhapi, e ao sul, Penedo.
Em mensagem, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, exaltou a importância da união harmoniosa entre veteranos e jovens, conclamando todos a construírem juntos um modelo inspirador de propagação do budismo na região.
Durante a celebração, foi apresentado o histórico da organização em Alagoas, com retrospectivas preparadas por cada distrito. Os líderes Edjamerson Lira, Rosilene Silva e Anderson Barros destacaram que o futuro se constrói com ações comprometidas no presente, coragem para mudar, disposição para fazer o melhor e a firme decisão de protagonizar a felicidade do povo.
Como não poderia faltar, a arte brilhou intensamente. A Juventude Soka emocionou com um coro interpretando Monarcas da Era da Paz. Em seguida, o grupo de dança Raio de Sol uniu gerações em coreografias vibrantes de músicas regionais, contagiando o público com alegria e energia. Já o grupo Flor de Mandacaru, da Divisão Feminina, encantou com sua vitalidade e expressividade.



O encerramento ficou com o grupo musical formado por integrantes da Divisão Sênior e da Juventude Soka com as canções Orgulho de ser Nordestino e Ponta de Lápis, selando com chave de ouro as incontáveis vitórias da organização rumo ao ano de 2030.

A RE Alagoas já foi palco de momentos memoráveis: cursos de verão, atividades esportivas e artísticas, a exposição Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo, e a homenagem ao presidente Ikeda pela Câmara Municipal de Maceió, que em 18 de novembro de 2013 concedeu-lhe a Comenda Desembargador Mário Guimarães, a mais alta honraria do legislativo municipal.
Assista algumas apresentações do encontro comemorativo
Depoimentos
“Tive o privilégio e a felicidade de participar dessa maravilhosa atividade em comemoração aos 40 anos da BSGI em Alagoas. O encontro trouxe à tona toda a história de atuação dos veteranos, e estar presente fortaleceu minha convicção no daimoku. Também tive a honra de atuar na apresentação do grupo Flor de Mandacaru, manifestando minha gratidão e alegria por praticar esse budismo. Foi uma atividade memorável.”
Eliziane Barros, responsável da Divisão Feminina de bloco
***
“Participei da apresentação do grupo de dança Raio de Sol e pude dançar com o coração aberto, com sentimento de gratidão e dever cumprido ao ver a felicidade nos olhos de todos os presentes. A atuação de tantos jovens juntos, dedicados à luta pelo kosen-rufu, é a melhor forma de expressar gratidão aos veteranos e ao mestre da vida, Ikeda sensei. Espero participar de muitos outros momentos como esse, sempre dando o meu melhor e renovando meu juramento.”
Letícia Omena, responsável da Juventude Soka de bloco
***
“Mais uma vez estive rodeado por pessoas movidas pelo ideal de paz e cultura, valores que todos nós precisamos. A energia vital que essa organização transmite é realmente extraordinária. Tive a oportunidade de contribuir com meus conhecimentos musicais, oferecendo-os em prol da paz. Foi uma experiência enriquecedora.”
Jeferson Barbosa, vice responsável da Divisão Sênior de comunidade
Compartilhe