BM
Notícias
há 7 dias
65 anos da BSGI: Jovens Universitários na Vanguarda da Paz
Redação
24/10/2025

Representantes da Juventude Soka dialogam com secretário da Divisão dos Universitários da Soka Gakkai (São Paulo, 13 out. 2025). Fotos: BS
No Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, Nichiren Daishonin revela seu sentimento como buda original dizendo que todos os sofrimentos das pessoas são seu próprio sofrimento. Portanto, no Budismo Nichiren não há a covardia de se evitar ou ignorar as adversidades e sofrimentos. “Que venha o que vier!” — com esta disposição, espero que vocês atuem na linha de frente do kosen-rufu do Brasil, encontrem-se e dialoguem com todas as pessoas e ampliem os laços de solidariedade e justiça.
O trecho acima remete a mensagem que o presidente Ikeda enviou para as comemorações dos vinte anos de fundação da Divisão dos Universitários, celebrada em fevereiro de 2004.
Agora, comemorando os 65 anos da BSGI, o Brasil recebeu uma comitiva liderada por Yoshiki Tanigawa, diretor-geral da SGI. Foram promovidos diversos momentos de diálogo entre membros e líderes vindos do Japão. Um dos encontros ocorreu em 13 de outubro, na Sede da Juventude Soka da BSGI, com a presença de Takahiro Fukushima, repórter do Seikyo Shimbun e secretário da Divisão dos Universitários da Soka Gakkai. Participaram 40 jovens representantes das coordenadorias CCLP, CNSP e CGSP, além de outros 20 jovens conectados por transmissão simultânea das regiões CGRE, CGERJ e CNOP.
Durante o encontro, Thayná Ribeiro, vice coordenadora dos Jovens (faixa de 18 a 24 anos), agradeceu em nome da Juventude Soka pela oportunidade do diálogo. Ela apresentou a trajetória vitoriosa da Divisão dos Universitários, destacando como, ao longo dos anos, formou jovens que atuam na sociedade inspirados pelos ideais do presidente Ikeda. Em suas palavras, Thayná afirmou: “O dia de hoje será mais um marco na ampla história de vitórias da nossa amada Divisão dos Universitários. Temos certeza de que será um momento de grandioso aprendizado para cada um de nós e que sairemos ainda mais decididos a revolucionar nossa sociedade e inspirar mudanças significativas, assim como sempre confiou e orientou nosso Mestre, Ikeda sensei.”
Fukushima respondeu às perguntas com sabedoria e entusiasmo, abordando temas como a importância da leitura da Proposta de Paz, a prática do shakubuku e como conciliar responsabilidades com alegria e leveza. Ao final, disse: “A Divisão dos Universitários tem a missão de criar a Soka Gakkai de força jovem. Que Brasil e Japão caminhem juntos para construir um novo modelo de paz e uma luta de vanguarda.”
Compartilhe