BM
Notícias
há 20 horas
BSGI realiza cerimônia em memória dos falecidos
Redação
03/11/2025

Miguel Shiratori, presidente da BSGI em incentivos na cerimônia em memória dos falecidos. (Palácio Memorial da Paz Eterna, Centro Cultural Campestre, SP, 02 nov.2025). Fotos: BS
O presidente Daisaku Ikeda ensina:
Quando nos esforçamos para superar a dor e a tristeza causadas pela morte, tornamo-nos mais conscientes da dignidade da vida e desenvolvemos o sentimento de compartilhar os sofrimentos dos outros como se fossem nossos próprios sofrimentos.1
Na manhã de 2 de novembro, com transmissão para todo o Brasil, a BSGI realizou a tradicional cerimônia em memória dos falecidos, no Palácio Memorial da Paz Eterna, localizado no Centro Cultural Campestre, em Itapevi (SP). A data, carregada de profundo significado, teve como objetivo honrar e enaltecer a nobreza da vida dos entes queridos que partiram, reafirmando a convicção budista da eternidade da vida.
Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, expressou sinceras condolências a todos que perderam familiares ou amigos, independentemente do tempo decorrido. Em sua fala, recordou que este ano marca dois anos do falecimento de Ikeda sensei, afirmando: “Para mim, Ikeda sensei sempre estará vivo em meu coração, por meio da minha postura, comportamento e ação.”
Selma citou trechos do romance Nova Revolução Humana, v. 30. II, cap. “Juramento Seigan”:
Há ocasiões em que perdemos um ente querido e, em outras, nós próprios adoecemos. Podem ocorrer também desarmonia na família, delinquência dos filhos, desemprego, falência, dificuldades financeiras etc. Os sofrimentos e as dificuldades surgem sucessivamente como ondas bravias. É por essa razão que praticamos o Budismo de Nichiren Daishonin — para fortalecer a nós mesmos. Não há, em absoluto, qualquer tipo de destino que não possa ser superado por meio da fé.2
Ela concluiu com um incentivo: “A vida é a joia mais preciosa que temos. Não deixemos para amanhã o carinho de um ‘eu te amo’, um gesto de gratidão, um elogio ou um pedido de perdão. O tempo para isso é agora. Vamos seguir adiante e viver da melhor forma possível. Conte sempre com o apoio da família Soka.”
Ricardo Miyamoto, coordenador da Divisão Sênior, em suas palavras frisou: “Nesta cerimônia de finados, não estamos aqui para nos despedirmos. Ao contrário, reafirmamos a continuidade da vida e a certeza de que nossos entes queridos continuam avançando conosco no vasto ritmo do universo.”
Ele também compartilhou palavras de Ikeda sensei:
O caminho do kosen-rufu não é fácil. Em certos momentos da história, houve quem sacrificasse a própria vida por suas crenças, como fez Makiguchi sensei. Contudo, aqueles que permaneceram firmes na fé até o fim manifestaram um estado de vida de serenidade e felicidade absoluta.3
Ricardo concluiu: “Que este dia seja um recomeço para todos nós. Que a certeza da eternidade da vida nos inspire a viver com mais alegria, coragem e esperança. Fazer o nosso melhor é a melhor forma de honrar aqueles que partiram.”
Miguel Shiratori, presidente da BSGI, agradeceu a presença de todos e destacou: “Recitar Nam-myoho-renge-kyo é o e mais elevado oferecimento que podemos dedicar aos falecidos.”
E compartilhou o seguinte incentivo de Ikeda sensei:
Os laços de vida a vida cultivados na presente existência, não são cortados ou extintos com a morte. Embora sejam invisíveis como as ondas de rádio, esses laços duram eternamente. Com esta profunda convicção, embora a tristeza da perda possa demorar, não haverá sensação de solidão. Lágrimas de tristeza se transformarão em lágrimas de um novo compromisso. Os membros da família dos falecidos e os amigos deles olharão para a frente, para o futuro, de forma positiva. Os membros da família do falecido, em especial, ganharão a coragem e a energia para viver ao máximo não só por si, mas pelos que faleceram — esforçando-se não como meros “sobreviventes”, mas como “sucessores” que compartilham e dão continuidade às aspirações do falecido.4
Shiratori finalizou agradecendo a participação de todos e reiterou: “Que por meio da recitação do daimoku, faço votos que os familiares possam sempre lembrar dos bons momentos vividos e que a condição da felicidade da família será a oração mais efetiva de felicidade e repouso daqueles que faleceram.”
A solenidade foi concluída com uma emocionante apresentação da canção Haha pela Camerata Ikeda, da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI), elevando ainda mais o clima de gratidão.
A cerimônia ficará disponível no YouTube até o dia 9 de novembro.
Cartão de Lembrança da Cerimônia de Finados da BSGI
A BSGI oferece a todos os membros um cartão de lembrança pela realização da Cerimônia de Finados no Palácio Memorial da Paz Eterna. Clique aqui.
Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 1.914, 03 nov. 2007, p. B2.
2. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30.II, 2022.
3. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.295, 17 out. 2015, p. D1.
4. Terceira Civilização, ed. 572, abr. 2016, p. 42
Compartilhe