marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 21 horas

Hoje, o céu é palco da superlua — descubra como observar e se inspirar

Redação

05/11/2025

Hoje, o céu é palco da superlua — descubra como observar e se inspirar

Foto: Getty Images

Contemple o vasto céu noturno, converse com o luar, e purifique sua mente nas estrelas cintilantes. Quanto esse tipo de relacionamento com o universo enriquece os corações!. Apesar de se encontrar no mundo real da vida diária, quando se recita um sonoro gongyo e daimoku, esse corpo abre uma grandiosa condição de vida, que parece abraçar com calma o universo.

Ikeda sensei escreveu esse poema como um convite à contemplação — especialmente nesta noite, 5 de novembro. A partir das 18h45 (horário de Brasília), será possível observar a superlua, com o ápice previsto para as 19h29.

Quando a Lua cheia ocorre próxima ao perigeu — o ponto da órbita em que está mais próxima da Terra — o fenômeno é conhecido como superlua, tornando-a ligeiramente maior e mais brilhante no céu.

Segundo o Observatório Nacional, o fenômeno poderá ser visto a olho nu, sem necessidade de telescópios ou binóculos, desde que o céu esteja limpo.

Como observar a superlua?

  • Prefira locais afastados das luzes urbanas e com boa visão do horizonte.
  • Pode ser vista a olho nu em todas as regiões do Brasil, se o céu estiver limpo.
  • Telescópios e binóculos ajudam a observar detalhes da superfície lunar.

Ikeda sensei era um profundo apreciador da natureza e da poesia. Clique aqui para ver uma foto de sua autoria e ler o poema "Vida — sua beleza supera até os céus", da série Incentivos das Quatro Estações.

Grande admirador de eventos astronômicos

Ikeda sensei aprecia os eventos astronômicos. No dia 21 de maio de 2021, um raro eclipse solar1 foi visto no Japão. Na ocasião, o presidente Ikeda relembrou o eclipse anterior, que ocorreu em 23 de setembro de 1987 e que foi visto apenas na região de Okinawa:

Em nosso Centro de Treinamento de Okinawa, a Fortaleza da Paz, também foi possível ver o “anel dourado”. Naquela ocasião, eu liderava o kosen-rufu das terras da “Kansai de contínuas vitórias” com o objetivo de participar no Festival Cultural dos Jovens pela Paz realizado na amada Hyogo. Na data exata do eclipse, observei com muita alegria a figura heroica e vibrante dos Estudantes que se responsabilizariam pelo futuro e que se apressavam nos procedimentos para o Festival da Saúde realizado na Escola Soka de Kansai.2


Sobre o eclipse, ele cita um ditado popular de Okinawa:

Em Okinawa, onde há fartura de sentimento poético, um belo ditado popular diz que o eclipse solar é um “casamento do sol com a lua”. Quanto romantismo nesta cerimônia celestial de casamento! É como se eu pudesse ver o sorriso de pais e mães de Okinawa radiantes e felizes como se o sol e a lua tivessem sido unificados. Os companheiros de Okinawa que sobrepujaram sofrimentos estão em toda parte para incentivar o coração dos amigos que sofrem por meio de um poder como a luz do sol e possuem um poder de recuperação misterioso e carinhoso como a luz do luar. 5

Notas:

1. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.134, 9 jun. 2012, p. B1.
2. Ibidem.
3. Ibidem.

Compartilhe

Copy to clipboard