BM
Notícias
há 17 horas
Curitiba celebra legado de Ikeda sensei
Evento reuniu 165 membros e convidados para renovar o juramento pelo kosen-rufu e manter vivo o espírito do mestre.
Redação | Grupo Arco-íris
17/11/2025

Integrantes da CRE Paraná em atividade realizada no Centro Cultural de Curitiba. Fotos: Grupo Arco-íris
Na manhã de 15 de novembro, data que marca dois anos do falecimento do presidente Ikeda, membros de Curitiba se reuniram para realizar uma cerimônia em sua memória.
Na mesma data, porém onze anos atrás, foi inaugurado o Centro Cultural de Curitiba, considerado a “fortaleza da paz” e o “espaço do intercâmbio cultural”, denominação dada por Ikeda sensei em mensagem para a inauguração. Na ocasião, ele afirmou: “A partir de hoje (...) solicito que expandam ainda mais amplamente os elos de amizade e confiança na localidade e na sociedade. Oro e desejo do fundo do meu coração que os senhores vivam uma existência absolutamente vitoriosa como bons cidadãos e bons brasileiros em meio à realidade da sociedade.”
Ao longo dos anos, os membros da BSGI que atuam na localidade expandiram o movimento de paz, cultura e educação, cumprindo o direcionamento do mestre.
Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo-homenagem que emocionou os presentes, levando muitos às lágrimas de gratidão.
Adolfo Kenji Ito, coordenador geral da CRE-PR, incentivou os participantes a renovarem o juramento ao Mestre. Ele destacou um trecho da última mensagem de Ikeda sensei para as comemorações do dia 18 de novembro de 2023: “Justamente por vivermos um momento de provações no mundo inteiro, que possamos recitar, de forma intensa, daimoku do rugido de leão e, juntos, com renovada decisão, devotar a vida em prol do juramento pelo kosen-rufu.”
Para encerrar, Ito convidou todos à reflexão, dizendo: “Vamos dar um grande propósito para a nossa vida, mantendo vivo o legado do nosso Mestre.”
Um dos itens da programação foram os relatos de impressões referentes à visita ao Complexo da BSGI, em São Paulo, realizada no fim de semana do dia 7 de novembro.
Membros da coordenadoria em visita ao Complexo da BSGI, São Paulo (Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, 8 nov. 2025)
Marilene Bandeira, responsável pela Divisão Feminina de distrito, relatou que dois de seus convidados expressaram sentir a energia contagiante do humanismo Soka presente em todos os ambientes visitados. Já Henzo Alves da Silva, responsável pela Juventude Soka de comunidade, teve a oportunidade de atuar pelo Grupo Sokahan na proteção dos membros durante a visita.
A banda feminina Asas da Paz Kotekitai, de Curitiba, ofereceu, em homenagem ao presidente Ikeda, a canção Juntos com Sensei.
A cerimônia contou com três convidados e 165 membros pertencentes às localidades: Curitiba Centro, Curitiba Nordeste, Curitiba Leste e Sul do Paraná.
Compartilhe