BM
Notícias
há 11 horas
Celebrar a música e o futuro
Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra (NDO) completa 31 anos
Redação
19/11/2025

Integrantes do Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra (NDO) em apresentação na comemoração dos 31 anos do NDO. (São Paulo, Sala Mestre e Discípulo, Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, nov. 2025).
Em 1993, durante a quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil, nasceu a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI). No ano seguinte, em novembro de 1994, foi criado o Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra (NDO), consolidando um espaço para formação musical e desenvolvimento humano.
Celebrando os 31 anos de fundação, no dia 16 de novembro, a Sala Mestre e Discípulo do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo, recebeu um encontro especial com a participação de membros, amigos e familiares do NDO da capital paulista.
Durante o evento, Priscila Góes, vice coordenadora da Juventude Soka da BSGI, destacou a importância do grupo horizontal: “Fazemos parte de um grupo horizontal para realmente nos fortalecer; fortalecer o nosso interior para que, quando a dificuldade se manifestar, estejamos prontos para superar qualquer obstáculo.”
A jovem Annabel Kamiya, integrante do NDO São Paulo, compartilhou sua emoção após a apresentação: “Adorei as palavras da Priscila, pois entendi o motivo de estarmos no grupo. Também amei nossa apresentação e me emocionei muito quando tocamos Ha ha (Mãe).”
As apresentações musicais foram marcantes, revelando o progresso conquistado em 2025. O público pôde apreciar a musicalização de crianças entre 6 e 10 anos, o grupo de violinos e a Orquestra do NDO, que interpretou obras como a Egmont, de Beethoven, e a canção Ha ha, composta pelo presidente Ikeda.
Aprecie as apresentações do NDO na reunião comemorativa
O encontro reuniu mais de cem pessoas, incluindo 74 membros, 46 integrantes do NDO e 20 convidados, que prestigiaram um momento de arte, aprendizado e inspiração.
OFBHI
A Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) da BSGI é formada por músicos voluntários que se dedicam a conectar corações por meio da arte. A orquestra mantém o Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra (NDO), formando a futura geração.
Compartilhe