BM
Notícias
há um dia
Relatório do Curso de Aprimoramento de Outono da SGI
Redação
24/11/2025

Participantes do curso em frente ao Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu (Tóquio, Japão, nov. 2025)
No mês de novembro, catorze representantes da BSGI, incluindo o presidente Miguel Shiratori, participaram do Curso de Aprimoramento de Outono da SGI, no Japão
A seguir, acompanhe os principais destaques desse curso de aprimoramento.
12 de novembro – Chegada ao Japão
Logo após a chegada, o grupo foi calorosamente recebido na Reunião de Boas-Vindas, conduzida pelo Sr. Shinji Shimizu, vice-diretor-geral da SGI, junto aos companheiros da América Latina. Em suas palavras, o Sr. Shimizu enfatizou a expectativa de um vibrante desenvolvimento em 2026, com foco especial na expansão do movimento jovem em todo o mundo.
13 de novembro – Conferência de Representantes
Pela manhã, visita ao Centro Internacional das Mulheres Soka, fundado em 8 de setembro de 2000.
À tarde, ocorreu a Conferência de Representantes, reunindo 261 líderes de 69 países. Foram apresentados os novos líderes da SGI e o direcionamento para 2026, sob o tema: “Ano do Vibrante Desenvolvimento da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”.
No encerramento, Sr. Yoshiki Tanigawa, diretor-geral da SGI, destacou: “A atuação do discípulo rumo a 2030 será decisiva para o futuro do kosen-rufu.”
14 de novembro – Aprimoramento e diálogo
No Soka Bunka Center, o Sr. Tanigawa falou sobre a postura de um líder, baseada no exemplo de Ikeda sensei. Ele destacou três pontos essenciais:
- Coragem para superar adversidades.
- Jamais sucumbir diante das dificuldades.
- Lutar para incentivar a pessoa à sua frente.
Sr. Tanigawa compartilhou uma orientação que ele recebeu de Ikeda sensei quando ele [Sr. Tanigawa] ingressou na Divisão Sênior: “Realize 10 mil visitas como ponto de partida para sua nova fase de luta”.
A sessão de perguntas e respostas abordou temas como:
- Como inspirar os companheiros a lutar com alegria?
- Formação de jovens sucessores.
- Diálogo inter-religioso e iniciativas globais.
15 de novembro – Cerimônia de segundo ano de falecimento de Ikeda sensei
Pela manhã, os integrantes visitaram o Centro Cultural de Ota, terra natal de Ikeda sensei, e no período da tarde, ocorreu a cerimônia de segundo ano de falecimento do presidente Ikeda no Auditório do Grande Juramento (Daiseido).
No Centro Cultural de Ota, os participantes foram recepcionados na reunião de boas-vindas com a explicação do local e a relação com Ikeda sensei. Este centro cultural foi concluído em 1990, sendo que Ikeda sensei realizou a sua primeira visita a este local ainda nesse mesmo ano de inauguração. Desde então, Ikeda sensei visitou por 14 vezes, sendo que certa ocasião, o presidente Ikeda chegou a liderar a atuação do kosen-rufu a partir desse local por 34 dias.
Na parte da tarde, o grupo se direcionou para o Auditório do Grande Juramento (Daiseido) e participaram da cerimônia do segundo ano de falecimento de Ikeda sensei.
Na cerimônia, em suas palavras, Sr. Minoru Harada, presidente Soka Gakkai, enfatizou: “Vamos todos os discípulos de Ikeda sensei fazer o profundo juramento de que, haja o que houver, em união harmoniosa, iremos trilhar o grande caminho do kosen-rufu mundial que Ikeda sensei nos confiou até o fim, e que, no sexto ano de seu. falecimento [2029], relataremos nossa vitória dizendo ‘Sensei, nós vencemos’.”
16 de novembro – 9ª Reunião Nacional de Líderes e a Convenção Comemorativa aos 95 anos da Soka Gakkai
No Auditório Memorial Toda, ocorreu a 9ª Reunião Nacional de Líderes e a Convenção Comemorativa aos 95 anos da Soka Gakkai, com representantes de 75 países.
17 de novembro – último dia do curso de aprimoramento
No último dia, os grupos se dividiram:
Divisão Feminina: diálogo com Sra. Chizuko Tsuda e Sra. Hiroko Nishimura, ambas recém-nomeadas responsáveis da Divisão Feminina da América Latina. No diálogo, um dos temas abordados foi a comemoração dos 75 anos da Divisão Feminina em 2026.
Uma sessão de perguntas e respostas foi realizada e, ao final, a Sra. Tsuda compartilhou uma orientação de Ikeda sensei do artigo publicado no jornal Seikyo Shimbun: “As amarras da dúvida são a causa da derrota. Para não ser derrotado pela dúvida, Ikeda sensei destacou três pontos fundamentais:
1. Mentalizar a vitória.
2. Acreditar e orar para concretizar.
3. Manter esperança até transformá-la em convicção.
Divisão Sênior: encontro com Sr. Sato, novo responsável pela Divisão Sênior da América Latina. As perguntas giraram em torno da criação da geração jovem, escritos de Nichiren Daishonin para a Divisão Sênior e o uso adequado das redes sociais para aumentar o engajamento dos jovens com os princípios budistas.
Em outro momento, o Sr. Sato enfatizou que a união deve ser cultivada no cotidiano e que para a Divisão Sênior, o mais importante é saber ouvir: ouvir os membros, os jovens e as mulheres, conduzindo tudo da melhor forma.
À tarde, visita à exposição sobre a trajetória de Ikeda sensei no Soka Bunka Center e sessão de perguntas com o presidente Harada. Ele relembrou a meta ousada de Ikeda sensei: expandir para três milhões de famílias até o sexto ano do falecimento de Josei Toda — superada com quatro milhões!.
Sr. Harada, em suas palavras, enfatizou: “Em 2029, será o sexto ano do falecimento de Ikeda sensei. Vamos retribuir nossa gratidão com uma decisão renovada e um avanço grandioso.”
O curso foi encerrado pelo Sr. Tanigawa com uma orientação sobre “Assim eu ouvi” (Nyoze-Gamon), explicando que este juramento significa comprovar concretamente o avanço dos discípulos na atuação pelo kosen-rufu.
Nesse sentido, “Assim eu ouvi” significa trilhar o caminho da batalha da comprovação concreta do avanço promovido pelos discípulos.
****
Saiba mais:
“Isto foi o que eu ouvi”. Também “Assim eu ouvi”. Frase que inicia muitos sutras. Os sutras são registros dos ensinamentos do buda Shakyamuni que foram primeiro memorizados, em seguida, transmitidos oralmente e, mais tarde, expressos por escrito. Esta frase representa um testemunho da veracidade e exatidão do que estava para ser registrado por escrito na forma de um sutra. De acordo com a tradição, essa prática começou com Ananda, um dos discípulos do Buda. Na primeira compilação dos ensinamentos do buda Shakyamuni, Ananda pronunciou as palavras “Isto foi o que eu ouvi”, e começou a recitar de memória a pregação que havia escutado do Buda. Durante muito anos, Ananda acompanhou Shakyamuni como assistente pessoal, ouvindo e memorizando os ensinamentos do Buda mais do que qualquer outro discípulo.
Fonte: Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v.1, p. 944, 2024.
***
Você sabia?
O primeiro curso de treinamento da Soka Kyoiku Gakkai — precursora da Soka Gakkai — foi realizado em agosto de 1936, com Makiguchi sensei. Esses cursos foram realizados anualmente até o verão de 1942, ano que antecedeu a prisão de Makiguchi sensei e Toda sensei.
Os treinamentos começavam com exercícios pela manhã e concluindo com reuniões de diálogo à noite. Makiguchi considerava os cursos como preciosas oportunidades para esclarecer a verdade sobre o budismo.
Em agosto de 1946, um ano depois de Josei Toda ser libertado da prisão, ele realizou o primeiro Curso de Aprimoramento de Verão da Soka Gakkai no pós-guerra, o qual consistiu em explanações dos escritos de Nichiren Daishonin, de sessões de perguntas e respostas e de reuniões de diálogo. A partir daquela ocasião até o verão de 1957, um ano antes de seu falecimento, ele tornou esses cursos de aprimoramento uma tradição anual.
O presidente Ikeda, sobre o aprimoramento na organização enfatiza: “Aqueles que não se empenharam totalmente ou que não tiveram treinamento acabam se tornando fracos e miseráveis. Isso é muito certo. As pessoas resplandecentes de felicidade no final são aquelas que lutaram muito mais do que os outros e buscaram o treinamento ativamente. Tudo se resume no aprimoramento. Sem ele, vocês não conseguirão extrair o potencial quando for mais necessário. Qual é o verdadeiro treinamento? É polir a fé. Desenvolver suas capacidades para compartilhar o Budismo de Daishonin e engajar-se em diálogos com outras pessoas são magníficas formas de obtê-lo.”
Fonte:
1. Brasil Seikyo, ed. 1.913, 27 out. 2007, p. A3.
Compartilhe