marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 7 dias

O mundo mágico dos Sucessores Ikeda

Redação

01/12/2025

O mundo mágico dos Sucessores Ikeda

Sucessores Ikeda da Sub. Distrito Federal em momento final do encontro comemorativo (Centro Cultural Brasília, nov. 2025). Fotos: Grupo Arco-íris

Em 1999, durante um diálogo com líderes da Divisão dos Jovens do Brasil, hoje Juventude Soka, Ikeda sensei fez uma pergunta curiosa: “Qual é a expressão que o brasileiro mais gosta?”. Após ouvir as respostas, afirmou:

Compreendi muito bem. Uma expressão brasileira que guardo com muito carinho é: "A esperança é a última que morre." Ela significa que a esperança sobreviverá até o fim. O Brasil é realmente a nação da esperança, o país do novo século.

Vinte e seis anos depois, essa mensagem continua ecoando no coração dos jovens. Inspirados por esse espírito, os Sucessores Ikeda da Sub. Distrito Federal realizaram um encontro marcante no Centro Cultural de Brasília.

Com o tema “Revolução humana: ao me desenvolver, construo a vitória eterna de mestre e discípulo”, a atividade reuniu 405 pessoas, entre participantes e grupo de bastidores. A programação trouxe uma abordagem criativa: uma paródia da história O Mágico de Oz, conduzindo cada momento de forma leve e atrativa, despertando curiosidade e participação.

brasilia_2

Brenda Hada, vice-responsável pela Juventude Soka da localidade, apresentou os membros da RE Goiás, que passaram a integrar a área após a reestruturação da organização. Em suas palavras, compartilhou palavras de Ikeda sensei sobre a essência da juventude: “Jovem é aquele que se empenha para romper as circunstâncias atuais e desafia a si próprio a avançar, mesmo que seja um ou dois passos. Jovem é aquele que se recusa a ser um espectador ocioso e busca constantemente ser um participante ativo do que acontece ao seu redor.”

RE Goias

Membros da RE Goiás

Niéliton Gomes, responsável pelo Sub. Distrito Federal, reforçou o propósito do encontro: “Esta atividade foi preparada para vocês já dando a partida para o que virá em 2026. Agora é o momento de trilharem a sua revolução humana, pois vocês têm um mestre que confia em cada um para criar um futuro brilhante!”

Jéssica Boron, coordenadora dos Sucessores Ikeda (6 a 10 anos) da CGRE, relembrou os três desafios lançados antes do evento:

✅ Desafio do Coração – fazer daimoku;

✅ Desafio da Coragem – realizar uma visita;

✅ Desafio da Sabedoria – conversar com um veterano sobre a prática.

Ela ainda propôs duas novas tarefas: "fazer um amigo no dia do encontro e realizar um sonho até 2030". A resposta dos jovens foi entusiasmada.

Brasilia_todos

O encontro foi fruto de dois meses de planejamento intenso: criação de comissões, confecção de lembranças personalizadas pelos distritos, camisetas para equipe de apoio, desafios de daimoku e visitas. Cada detalhe refletiu cuidado e espírito de proteção.



Mais fotos


conversao_brsilia


Durante a atividade, foi realizada a conversão de sete integrantes dos Sucessores Ikeda


Cerimônia de Conversão ao Budismo Nichiren

Cerimônia de Conversão ao Budismo Nichiren

apoio_Brasilia

Apoio da Divisão Feminina, Sênior e Juventude Soka da localidade

Colaboração: Grupo Arco-íris

Compartilhe

Copy to clipboard