BM
Notícias
há 3 dias
Mutirão na Amazônia combate poluição e recolhe 10.910 quilos de resíduos do Rio Negro
Iniciativa do Instituto Soka Amazônia e IPHAN destaca a importância do voluntariado e alerta para os riscos ambientais na região
Redação
04/12/2025

Voluntários em mutirão de limpeza realizado às margens do Rio Negro, na praia em frente ao instituto Soka Amazônia. Fotos: Instituto Soka Amazônia
Desde 1985, o dia 5 de dezembro marca o Dia Internacional do Voluntariado, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar ações voluntárias e destacar seu papel essencial no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Além disso, em 24 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Rio.
Com duas datas importantes, Instituto Soka Amazônia e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional— IPHAN promoveram um mutirão de limpeza voltado para a proteção dos rios, valorização dos patrimônios naturais da Amazônia. A iniciativa, que ocorre desde 2023, chegou à sua terceira edição.
Nesta edição do Mutirão de Limpeza, 198 voluntários se uniram para coletar 10.910 quilos de resíduos, incluindo vidros, plásticos e pneus, às margens do Rio Negro, na praia em frente ao instituto Soka Amazônia, contribuindo para a preservação do ecossistema.
Assista ao vídeo com João Carlos, diretor do Instituto Soka Amazônia, explicando os objetivos do mutirão, e confira no Instagram do Instituto Soka Amazônia os depoimentos inspiradores dos participantes.
Compartilhe