marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 2 dias

Juventude Soka que faz a terra tremer

Mensagem de Edjan Santos, coordenador da Juventude Soka da BSGI

Edjan Santos

23/12/2025

Juventude Soka que faz a terra tremer

Querida Juventude Soka!

Feliz “Ano do Vibrante Desenvolvimento da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”!

Desejo profundamente que tenham conquistado grandes vitórias e histórias para contar no intenso ano 2025. Nosso voo foi incrível, celebramos o primeiro ano da Juventude Soka de muitas formas, com a Universidade do Humanismo Soka, Academia Índigo, Aulão do Budismo, Atividade Geral da Juventude Soka com a presença do coordenador da Divisão dos Jovens da SGI, vitória na Liga Monarca, entre outros grandes movimentos na organização de base.

Na Mensagem de Ano-Novo da Juventude Soka de 2025, falamos sobre os ventos contrários para que pudéssemos alçar voo. Até tivemos vento contrário, mas, continuando sempre em frente, alçamos voo e fizemos uma jornada incrível, com a característica alegria e ousadia da Juventude Soka do Brasil.

Agora, em 2026, é hora de fazer o chão tremer, como um grande abalo sísmico! Calma, calma, não queremos causar nenhum tipo de destruição. Nosso propósito como integrantes da Juventude Soka é que nossa vida, nosso desenvolvimento e o nosso caminho pela paz sejam tão vibrantes quanto o impacto de um terremoto.

A cadeia de montanhas mais famosa e impressionante do planeta, o Himalaia, surgiu a partir de sucessivas fortes vibrações do solo. É nela que está o Everest, a montanha mais alta do mundo, assolada constantemente por ventos que chegam a 320 km/h, além de baixíssimas temperaturas. Quanto mais a terra treme, quanto mais os ventos sopram, mais o Everest se fortalece!

Nosso mestre, ao longo de sua vida, por diversas vezes, discorreu sobre a importância de criarmos uma condição de vida inabalável tal como uma “Grande Montanha” (Taizan, em jap.). Esse sentimento se tornou ainda mais claro a partir do primeiro capítulo do volume 30 da Nova Revolução Humana, obra de sua autoria, justamente chamado “Grande Montanha”, em que Ikeda sensei descreve os cenários da primeira problemática do clero e conclui o capítulo escrevendo a caligrafia Taizan, com o sentimento de jamais sucumbir aos fortes ventos.

Assim deve ser a vida de um jovem brasileiro. Certa vez, falando sobre o Nepal, Himalaia e o estrondoso Everest, Ikeda sensei orientou:

Todo pequeno esforço, cada amizade, cada gentileza aos seus pais lhes ajudará a construir um eu que será como o Himalaia.
Daimoku é a fonte de energia para tal esforço. Até mesmo quando vocês estão enfrentando tempos difíceis para tomar determinada ação, se recitarem daimoku com determinação e darem um passo após o outro, definitivamente serão capazes de seguir a caminhada dia após dia.1

Vamos orar o daimoku do rugido de leão, fazendo nosso coração vibrar com a convicção de que a nossa felicidade e a das pessoas ao nosso redor dependem do nosso esforço. Pode soprar o vento quanto for, pode tremer a terra quanto for, ainda assim nos manteremos firmes e inabaláveis.

Qual é a melhor forma de se tornar uma grande montanha? É realizando com seriedade o movimento pelo shakubuku. Quando decidimos conduzir outra pessoa à felicidade por meio da prática budista, iniciamos pela oração com a finalidade de encontrar essas pessoas, depois lutamos na base para criar condições de recebê-las da melhor maneira. Também podemos ser questionados pelos convidados sobre questões complexas e que muitas vezes ainda não temos a resposta, fazendo com que tenhamos de nos aprofundar nos estudos do budismo. Essa luta de incentivar o outro faz nossa vida avançar.

No Sutra do Lótus é descrito o surgimento dos bodisatvas emergindo da terra. Esses bodisatvas certamente serão as pessoas à nossa volta e, assim como vocês, também crescerão tal como uma grande montanha, criando, desse modo, o Himalaia de sua localidade, família, bairro etc.

Que soprem furiosos os ventos!

Que se elevem bravias as ondas!

Eu sou a juventude,

o estandarte escarlate

que tremula na tormenta.

Nada me intimida,

nada me derruba.

Onde estou

é de onde me lanço.

Hoje, este momento

é sempre o começo

de novos desafios.

Quando penso no meu futuro,

coragem e força ilimitadas

surgem em meu coração.2

(Dr. Daisaku Ikeda)

Em 2026, vamos conquistar nossa condição inabalável diante dos furiosos ventos. Essa será nossa grande causa para a felicidade.

Forte abraço!

Edjan Santos

Coordenador da Juventude Soka da BSGI

Notas:

1. RDez, ed. 190, out. 2017, p. 6-7.

2. Terceira Civilização, ed. 455, jul. 2006, p. 17.

Compartilhe

Copy to clipboard