BM
Notícias
há um mês
Soka Gakkai doa livros à escola em que Makiguchi foi diretor
Seikyo Shimbun
26/01/2026

Doação de livros para a Escola Primária Shirokane. Um representante dos alunos disse: “Ao ler muitos livros, aprofundamos o aprendizado” (Minato, Tóquio, Japão). Foto: Seikyo Shimbun
No dia 19 de janeiro, a Soka Gakkai doou livros à Escola Primária Shirokane, no bairro de Minato, em Tóquio. Durante os próximos cinco anos, novos livros serão acrescentados ao catálogo.
A escola, que comemorou o 150º aniversário de fundação este mês, teve como diretor o primeiro presidente da Soka Gakkai, o professor Tsunesaburo Makiguchi, que exerceu o cargo de 15 de abril de 1922 a 10 de abril de 1931.
Logo após assumir a direção, o professor Makiguchi apresentou um pedido ao chefe da Polícia Metropolitana para reduzir a cobrança dos banhos em casas públicas visando a saúde e a higiene dos alunos. E, no grande terremoto de Kanto (1923), propôs arrecadar roupas para as vítimas do desastre, especialmente, vestimentas infantis e livros didáticos.
Foi também durante o período em que foi diretor nessa escola que ele publicou, em 1930, a obra Sistema Pedagógico de Criação de Valor, na qual sistematizou sua filosofia educacional.
Na cerimônia de doação, o representante da Soka Gakkai de Minato, Sr. Sano, expressou o desejo de que as obras contribuam para abrir caminhos para que as crianças tenham uma vida rica e plena. O catálogo dos livros foi entregue a um representante dos alunos.
O diretor Naoya Takayama agradeceu e destacou que os livros doados serão de grande importância para o futuro dos estudantes.
Fotos expostas na sala da diretoria. No canto superior direito, o professor Makiguchi
Publicado no Seikyo Shimbum em 20 de janeiro de 2026
Compartilhe