marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 17 dias

Liderança que transforma

Rio de Janeiro reúne 145 líderes para uma capacitação estratégica rumo a 2030

Redação

04/02/2026

Liderança que transforma

O futuro começa agora. Líderes da Coordenadoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGERJ) em curso de aprimoramento. (Centro Cultural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, jan. 2026). Foto: Colaboração local

O objetivo da Soka Gakkai é desenvolver uma magnífica rede de bons cidadãos — pessoas de caráter, integridade e profundo senso de responsabilidade — que contribuam para a sociedade ao mesmo tempo que cumprem sua nobre missão de forma única e intransferível. No livro Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz – Parte 3: Kosen-rufu e a Paz Mundial, Ikeda sensei aprofunda essa visão ao relembrar o propósito da nossa organização:

Quando a SGI foi fundada em Guam, em 26 de janeiro de 1975, eu disse aos membros ali reunidos: “Em vez de buscarem aclamação ou glória pessoal, espero que dediquem sua nobre vida a plantar as sementes da paz da Lei Mística no mundo. Farei o mesmo”. Cumpri o que prometi naquele dia, viajando por todo o globo, empenhando-me em prol do kosen-rufu, e vocês também se dedicaram à sua nobre missão como bodisatvas da terra.

A Coordenadoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGERJ) reuniu, em 24 de janeiro de 2026, 145 líderes de subcoordenadoria e acima para uma capacitação. Dividido em quatro módulos, o encontro abordou tanto orientações práticas quanto diretrizes espirituais essenciais para o avanço do kosen-rufu no Estado.

O primeiro módulo apresentou conteúdos operacionais, como o processo de concessão de Gohonzon e demais orientações fundamentais. Em seguida, os participantes mergulharam na Trilha Soka, explorando sua estrutura, o sistema de aprovação, o papel de tutores e monitores, a emissão de certificados e esclarecendo dúvidas diretamente na plataforma.

No segundo módulo, “Seja o Baluarte do Kosen-rufu Mundial”, foram compartilhados os resultados de uma pesquisa inédita da CGERJ com os próprios líderes. O levantamento buscou compreender a percepção sobre cultura de paz, práticas realizadas no território, o compromisso com o objetivo de atingir 10% dos domicílios com ao menos um praticante e as expectativas em relação à capacitação. Os dados revelaram lideranças comprometidas e alinhadas às metas rumo a 2030, mas também apontaram a necessidade de aprimorar ações concretas de visita, diálogo e acompanhamento individual, pilares indispensáveis para o fortalecimento da fé e para avanços no shakubuku.

O terceiro módulo, “Seja o Brilhante Castelo de Valores Humanos”, convidou os presentes a refletirem sobre a coerência entre oração e ação diária. O conteúdo destacou a importância de renovar a determinação na fé, cultivar valores fundamentais e lutar sempre em espírito de relação compartilhada. Foi enfatizado, ainda, o sentimento de gratidão por encontrar este budismo nesta existência e a importância do Juramento Seigancomo base para concretizar o kosen-rufu com postura resoluta.

O último módulo, “Seja eternamente a Josho Rio Número Um do Mundo”, energizou os participantes com relatos inspiradores de líderes que realizaram shakubuku em 2025. O foco recaiu sobre a postura ativa e compassiva da liderança na propagação da fé.

Rodrigo Moura, coordenador da CGERJ, reforçou o compromisso com o objetivo de 10% dos domicílios, destacando pontos fundamentais como oração, união harmoniosa, coragem frente às dificuldades e criação de fortes laços humanos. “Por meio do nosso relato de experiência e de nossa atuação, vamos promover ondas de coragem para toda a organização”, afirmou.

Encerrando o encontro, todos participaram de um vibrante shiki ao som da música Rio, Sol da Esperança, selando o espírito de unidade e determinação que marcou a capacitação.

Compartilhe

Copy to clipboard