marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 11 dias

Transformando o hoje para inspirar o futuro

Líderes da CGSP reforçam missão de formar os Sucessores Ikeda

Redação

10/02/2026

Transformando o hoje para inspirar o futuro

A Coordenadoria da Grande São Paulo (CGSP) reuniu, em 31 de janeiro, líderes do Grupo Coração do Rei Leão para um encontro virtual que reforçou a missão de preparar as futuras gerações da SGI rumo a 2030, destacando união, criatividade e o espírito de mestre e discípulo como pilares para o desenvolvimento dos Sucessores Ikeda.

Ikeda sensei, em um dos seus incentivos em relação ao futuro , compartilha: “Em 2030, quando os atuais integrantes da Divisão dos Estudantes [atual Sucessores Ikeda] estarão à frente da SGI, cada esforço realizado agora em sua localidade se transforma em uma rede de pessoas valorosas, que contribuem diretamente para a construção de um futuro mais sólido e seguro”.

Os responsáveis pelo grupo, Ricardo Hirata, Ayako Oikawa e a vice-responsável da Juventude Soka da CGSP, Jaqueline Sanches, destacaram, em seus direcionamentos, a alegria de acompanhar o avanço das organizações, sempre pautados no espírito de mestre e discípulo.

Ricardo Hirata enfatizou: “Nosso papel, como líderes, é garantir que todos se desenvolvam continuamente nas atividades e estabeleçam um verdadeiro caminho de crescimento. Aprender e contribuir com o avanço das crianças e jovens em nossa localidade significa cuidar do kosen-rufu. Eles são os futuros líderes e discípulos de Ikeda sensei”.

Em seguida, Ayako Oikawa apresentou um informativo criado pela coordenadoria, que será compartilhado com todos os membros. O documento reúne boas práticas, relatos e direcionamentos, servindo como apoio aos líderes. Ela reforçou: “Nosso papel é apoiar os líderes da Juventude Soka, fortalecer e ampliar os Sucessores Ikeda. Como fazer isso? Mapeando cada localidade, encontrando esses membros, incentivando os pais a levar os filhos às atividades. E, durante as atividades, promover diálogos e integrar os estudantes à organização”.

Ayako também compartilhou um trecho do livro Famílias Felizes, Crianças Felizes de Ikeda sensei: “Que tipo de sonhos proporcionamos às nossas crianças? Será que as capacitamos a viver com imaginação e um coração aventureiro? (...) É fundamental que plantemos sementes de coragem e visão no coração das crianças e as cultivemos com a luz do encorajamento”.1

Representando a Juventude Soka da CGSP, Jaqueline Sanches destacou a grandeza dos presentes por assumirem a missão de visualizar e construir o futuro da organização: “Daqui a quatro anos, viveremos o ano de 2030. Não é exagero dizer que precisamos concentrar nossos esforços no agora. Que o legado de Ikeda sensei permaneça vivo em nós”.

“Somos líderes extraordinários”

Sueli Ogawa, consultora da Divisão Feminina da BSGI, participou do encontro e ressaltou a admiração pelo trabalho desenvolvido pelo Grupo Coração do Rei Leão. Para ela, cada integrante atua diretamente no progresso da organização.

Sueli relembrou um trecho de discurso do presidente da Soka Gakkai, Sr. Minoru Harada, no qual ele cita palavras de Ikeda senseisobre a necessidade de acompanhar as mudanças da época. Em suas palavras, Harada destaca:”A época está mudando rapidamente. A essência fundamental da nossa fé não se altera, mas o modo como a conduzimos e o estilo da nossa organização precisam se adaptar. A Soka Gakkai sempre assimilou o espírito da época por meio de seus jovens, que assumem a liderança e impulsionam novos avanços. (...) Devemos acompanhar as transformações da sociedade e aprender com os jovens as novas formas de pensar”.

Sueli complementou o incentivo lembrando a importância de termos um mestre que nos guia rumo a uma onda contínua de desenvolvimento: “Vejam os relatos compartilhados hoje em que os estudantes já estão com grandes objetivos, acompanhados pelos pais. Esses resultados são inspiradores para todos nós”.

Ao final, deixou um convite: “Vamos juntos, eternamente com Ikeda sensei, vencer em todas as questões. Que tenhamos um ano vibrante. Vamos vencer!”

print_CGSP

Print dos líderes do GCRL da coordenadoria. A atividade foi realizada via internet

Nota:

1. IKEDA, Daisaku. Famílias Felizes, Crianças Felizes. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p.112, 2023.

Compartilhe

Copy to clipboard