marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 13 dias

Sol da esperança e da coragem

Coordenadoria-Geral do Estado de São Paulo realiza imersão

Redação

08/02/2026

Sol da esperança e da coragem

Líderes de subcoordenadoria acima em aprimoramento realizado no Centro Cultural Campestre (Itapevi, SP, fev.2026). Fotos: BS | Grupo Arco-íris

Abraços firmes, sorrisos largos e a sensação nítida de “pertencer”. Ser bem recebido em um local vai além da cordialidade — tem impacto direto na mente e na vida. Quando nos sentimos acolhidos, o corpo responde: a experiência é registrada como positiva, significativa, digna de confiança. Esse tipo de interação favorece o ânimo, reduz tensões, fortalece a autoestima e amplia a disposição para aprender, dialogar e caminhar junto.

Foi com essa atmosfera que líderes de subcoordenadoria participaram, na manhã de 8 de fevereiro, da “Imersão da CGESP”, promovida pela Coordenadoria-Geral do Estado de São Paulo. O encontro foi marcado por emoção, reflexão e direcionamento: um ponto de impulso para o significativo ano de 2026.

CGESP_membrossorrindo

Dentro do auditório, integrantes da banda masculina Taiyo Ongakutai (TO) e da banda feminina Asas da Paz Kotekitai do Brasil (APKB) entoaram, fortemente, a canção Oh, Jovem de Juramento! [Chikai no Kimyo], escrita por Ikeda sensei.

A programação foi organizada em dois módulos, nomeadas com estrofes do poema Brasil, Seja Monarca do Mundo, como se cada parte do encontro fosse uma etapa para fortalecer a decisão, aprofundar a união, avançar com coragem e relação de mestre e discípulo.

“À minha existência viva. Sou eu de vitórias mil”. A primeira parte foi dedicada a diálogos em grupos, com foco na troca de experiências e na construção de aprendizados práticos. A proposta colocou em evidência a escuta ativa, a importância de conversas francas e a ideia de crescimento contínuo.

CGESP_imersaodialogo

Ao final, representantes dos grupos subiram ao palco para compartilhar experiências e boas práticas. Entre os temas abordados estiveram: responsabilidade, rede de apoio e incentivo, a necessidade de apresentar a grandiosidade das obras e a força dos diálogos realizados por Ikeda sensei, capazes de inspirar novas decisões e novos passos.

“Seja o Castelo de Ouro do Kosen-rufu Mundial, seja o Castelo Invencível e de Contínuas Vitórias do 'Quartel-General' Soka.”

No dia 3 de maio de 2018, Ikeda sensei ofereceu esse lema para a Coordenadoria-Geral do Estado de São Paulo (CGESP). A expressão “Invencível e de contínuas vitórias” vem do ideograma japonês (kanji) que sensei denominou “Kansai” no Japão. Kansai é uma região conhecida pelo mérito de contínuas vitórias e seus membros se orgulham dessa designação. “Quartel-general” é o mesmo termo utilizado para representar a organização central da Soka Gakkai em Tóquio.

Ao trazer seu incentivo, Iany Carvalho, coordenadora da Juventude Soka da CGESP, destacou que 8 de fevereiro ficará registrado como um ponto de vitória para todo o estado, especialmente no ano de 2026. Ela enfatizou a coragem como atitude concreta e compartilhou palavras de Ikeda sensei: “Cada um de vocês tem seus próprios sonhos e esperanças; seu próprio estilo de vida, seus ideais, suas alegrias e sofrimentos, suas dores e aflições. No entanto, aconteça o que acontecer, sigam adiante e concretizem os sonhos e ideais que almejam”.1

iany

E, ao fim, disse: “O levantar-se só de uma única pessoa pode mudar a realidade, inspirados pelo incentivo do mestre, convido a todos para renovarmos o nosso juramento em fazer o kosen-rufu da BSGI e CGESP. Vamos colorir o Estado de São Paulo com a força da Juventude Soka na vanguarda, que contagia e cumpre o seu juramento”, enfatizou Iany.

iutaka_cgesp

Marcio Iutaka, coordenador da CGESP, em suas palavras, enalteceu a atuação de todos: “Gostaríamos que todos entendessem o sentimento do kosen-rufu do Brasil, momento especial que se torna necessário nesta época. Nossa missão como bodisatva da terra é acelerar o processo de revolução humana da sociedade e o objetivo deste encontro é que façamos, por nossas ações, surgir os raios maravilhosos do sol”.

“Por mais distante que estejamos nunca estamos separados, mais próximo está nosso coração”, foi nome do segundo módulo e contou com incentivos dos líderes da BSGI.

Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, parabenizou os líderes de subcoordenadoria participantes do encontro e fez a reflexão inicial do trecho de incentivo encontrado no livro Coração Invencível ,2 onde Ikeda sensei fala sobre a coragem e a decisão do agora. Ikeda sensei recomenda:

Repitam para si mesmos, dia e noite, as palavras de Nichiren Daishonin, “Não passem a vida em vão para depois se arrependerem durante os próximos dez mil anos”,3e se empenhem com uma fé que se fortaleça amanhã, mais do que hoje, o próximo mês, mais do que este, e no ano que vem, mais do que neste. Esse deve ser o espírito essencial de todos os seus esforços para o plano deste ano e de toda a vida. Comecem firmando uma sólida decisão! Então, avancem com coragem!4

selma_cgesp

Selma reforçou ainda a importância de cada um vencer nos cem primeiros dias do ano e fez um convite: “Hoje [08 de fevereiro], já estamos nos 39 dias dos 100, que finaliza em abril. Neste sentido, temos 60 dias. O que irei determinar para a vitória deste ano?. Vamos determinar ‘Eu sou a pessoa mais feliz e vou fazer todas as outras felizes também”.

Referente a atuação da Divisão Feminina na Liga Monarca, Selma direcionou o amplo movimento da “Amiga, posso te visitar”. [Para detalhes, leia a matéria da Divisão Feminina publicada no Brasil Seikyo. Clique aqui ].

Ricardo Miyamoto, coordenador da Divisão Sênior, além de parabenizar, compartilhou episódios que os líderes presenciaram em novembro de 2025, em curso de aprimoramento no Japão. Miyamoto relatou que os líderes foram informados pelo staff do Japão que a liderança da Hungria gostaria de dialogar. Chegando ao local, para a surpresa de todos, este líder é brasileiro. Outros dois líderes, um da Grécia e o outro da Austrália, que são brasileiros, e estavam no mesmo curso de aprimoramento, procuraram dialogar com os líderes do Brasil. Ao relatar esse fato, todos vibraram no auditório e Miyamoto reforçou: “Hoje, o Brasil é um modelo para as demais organizações da SGI. Esses três líderes, que hoje lideram o kosen-rufu em outros países foram criados aqui, na BSGI. Isso é maravilhoso”.

Em suas palavras, Miyamoto fez um paralelo das visitas de Ikeda sensei ao Brasil e destacou que São Paulo foi palco do movimento do kosen-rufu, liderado por Ikeda sensei no Estado. “Imbuídos deste sentimento, e a luta conjunta de mestre e discípulo, que das terras de São Paulo, surjam milhares de valores humanos que irão determinar a vitória do Brasil e do Mundo. Tornemos todos os distritos da nossa localidade monarcas, com os membros mais felizes e vitoriosos.

miyamoto_cgesp

Ao final, Miyamoto compartilhou o poema Seja um desbravador de contínuos avanços! de Ikeda sensei, publicado no Brasil Seikyo. Para ler, clique aqui.

Miguel Shiratori, presidente da BSGI respondeu perguntas dos líderes relacionadas ao desenvolvimento da organização, atuação conjunta entre Divisão Feminina, Sênior com a Juventude Soka: “Em meio aos grandes desafios, agradeço a dedicação de todos e gradativamente estamos desenvolvendo. É notório a alegria, satisfação de nossos membros e um movimento cada vez maior. Estamos no caminho correto, aplicando as diretrizes de Ikeda sensei”.

Respondendo sobre a atuação dos líderes na organização, Shiratori incentivou que: “Desenvolver a prática da fé para ter alegria em estar praticando e a função representa despertar nas pessoas a compaixão em ajudar alguém, assim despertar em nós. Temos que criar alguém melhor que nós, por isso devemos orar para criação desses valores e a relação de mestre e discípulo”.

Vencer a ilusão

Outro tópico que Shiratori enfatizou é vencer as tendências negativas. “Se propagamos o budismo, maldades irão surgir e essa [maldade] vem nessa fresta de indisposição, ódio, com isso, os três venenos (avareza, ira estupidez) aproveitam. Diante dessa situação, o que podemos fazer? Muito mais daimoku. Daimoku não apenas de sair do sufoco, mas daimoku para iluminar, despertar a nossa condição de vida”.

E como seria esse daimoku? Shiratori afirma: “Transformar todas as realidades negativas, se tornarão combustível para a organização e nossa vida. Devemos compreender e vencermos. Todas as pessoas que atuam em prol kosen-rufu são pessoas capazes. A BSGI é a força do povo e que tem o Gohonzon e Ikeda sensei no coração. Essa é a energia que irá suplantar qualquer obstáculo”.

shiratori_cgesp

Shiratori sugeriu aos líderes a leitura do capítulo “Corrida Impetuosa”, volume 29 da Nova Revolução Humana e a editoria Estudo, publicada na Revista Terceira Civilização, ed. 669, maio 2024 . Ao final, ele frisou: 

Quem se esquiva, perde a oportunidade. Vamos seguir as orientações de Ikeda sensei e aprimorar a nossa vida. A maldade procura destruir a harmonia e a oração do juramento seigan abre o caminho correto. Quando recitamos vigoroso daimoku, o sol desponta em nosso coração, a compaixão emana e elevamos nosso estado de vida, pois recitar daimoku é o caminho direto para a felicidade.

Notas:

1. RDez, ed. 180, dez. 2016, p. 26

2. IKEDA, Daisaku. Coração Invencível. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2026.

3. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 650, 2020.

4. Traduzido do japonês. TODA, Josei. Toda Josei Zenshu [Obras Completas de Josei Toda]. Tóquio: Editora Seikyo Shimbunsha, v. I, p. 282, 1981.

Compartilhe

Copy to clipboard