marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 9 dias

Feira Força Jovem da CNSP

Juventude Soka promove evento sobre grupos horizontais

Redação

12/02/2026

Feira Força Jovem da CNSP

Integrantes dos grupos horizontais da Juventude Soka da CNSP (Sede Social da Juventude Soka da BSGI, SP. fev. 2026). Fotos: Grupo Arco-íris

Se pudéssemos perguntar aos integrantes da Juventude Soka qual seria o sinônimo mais adequado para “grupo horizontal”, provavelmente ouviríamos a palavra “oportunidade”.

Isso porque fazer parte de um grupo horizontal é mais do que participar de atividades, é um espaço de crescimento, treino para a vida e construção de amizades e relação de mestre e discípulo.

Pensando em ampliar essas oportunidades, a Juventude Soka da Coordenadoria Norte-Sul Paulistana (CNSP) realizou, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a primeira Feira Força Jovem. O evento reuniu jovens, veteranos e lideranças para apresentar de forma leve e dinâmica o que são os grupos horizontais, o que fazem e como cada jovem pode fazer parte dessa missão.

cnsp_js

Foram 171 participantes ao longo dos dois dias, sendo 71 jovens que ainda não participam desses grupos. A ideia foi mostrar os bastidores e o clima das atividades por meio de mesas temáticas, demonstrações práticas e diálogos inspiradores. Veteranos e líderes compartilharam suas histórias sobre como participar de um grupo horizontal mudou suas vidas, como polindo o caráter, na autoconfiança e nos sonhos.

A veterana do grupo Taiga, Paula Bataglia, contou sua experiência vivida entre 2006 e 2018, destacando como o coletivo e as experiências artísticas transformaram sua vida pessoal e profissional. Ela lembrou grandes apresentações, especialmente a Convenção de 3 de Maio de 2009, e como o grupo a ajudou a transformar limitações em desafios. Paula resumiu assim: “O grupo horizontal abre portas, ajuda a visualizar o futuro e dá horizonte mesmo em momentos de dúvidas”.

E completou: “É um tempero para a vida, que transforma tudo, infalivelmente”.

No domingo, o Núcleo de Desenvolvimento da Orquestra (NDO) abriu o clima com a música Praia de Morigasaki, criando um ambiente acolhedor. Depois, um integrante do Taiyo Ongakutai (TO) tocou Sekai no Tomoto no trompete, dando início à programação do dia.

cnsp_1

Guilherme Matos, coordenador da Juventude Soka da CNSP, explicou o objetivo da feira: “Queremos conectar a força do jovem ao propósito de cada grupo horizontal. Assim fortalecemos os grupos que promovem o humanismo Soka e impulsionamos a revolução humana de cada jovem. Agora, seguimos com o próximo passo: a academia de ingresso e o início dos treinamentos”.

cnsp1

Grupos horizontais da Juventude Soka

Taiyo Ongakutai, Brasil Ikeda Myo-on Kai, Gajokai, Sokahan, Ohrinkai, Coral Esperança do Mundo, Taiga, Asas da Paz Kotekitai do Brasil, Arco-íris e Flora.

Colaboração: Grupo Arco-íris

Compartilhe

Copy to clipboard