marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Notícias
há 8 dias

Gincana “Missão Futuro 2126” agita a Juventude Soka da RM Aricanduva

Redação

13/02/2026

Gincana “Missão Futuro 2126” agita a Juventude Soka da RM Aricanduva

Juventude Soka da RM Aricanduva. Fotos: Colaboração local

A manhã do dia 08 de fevereiro começou com energia total na Juventude Soka da RM Aricanduva. Para espantar qualquer timidez, os participantes foram recepcionados com uma dinâmica animada que abriu caminho para a grande aventura do dia: a gincana temática “Missão Futuro 2126”.

A proposta era transformar cada participante em um “Embaixador do Passado”, enviado diretamente ao ano 2126 para investigar as causas das crises globais e, de volta ao presente, pensar em estratégias para mudar o rumo da história. E assim começou uma jornada cheia de imaginação, cooperação e descobertas.

JS_aricandiva

Divididos em quatro grupos, os jovens iniciaram a missão construindo cabanas com tecidos e pregadores, uma atividade que misturou criatividade, trabalho em equipe e muita risada.

As cabanas serviram como espaços para reflexões, brincadeiras e elaboração do "Dossiê do Futuro". Ao lado delas, um portal simbólico marcava a travessia entre 2026 e 2126.

Para decidir a ordem de passagem dos grupos, todos participaram do divertido Jogo do Tecido: um enorme tecido circular com um buraco central, onde quatro bolas coloridas eram lançadas. A sequência das bolas que caíam ditava a ordem de entrada no “futuro”.

Espalhados pela quadra, estavam os envelopes que compunham os dossiês do futuro, cada grupo responsável por um tema essencial para os próximos cem anos:

  • Meio Ambiente
  • Alimentação e Saúde
  • Relações Humanas e Conflitos
  • Tecnologias Digitais

Cada dossiê trazia três perguntas e duas brincadeiras, que levaram os participantes a pensar sobre como agir no presente para construir um futuro mais harmonioso, sustentável e humano. Nas cabanas, as conversas fluíram naturalmente, misturando consciência, esperança e senso de responsabilidade.

Depois das reflexões, foi hora de mexer o corpo. O jogo “Encontre seu Par” transformou todos em animais misteriosos — escritos nas costas — e, sem saber qual eram, precisavam encontrar seus pares apenas pela interação. Em seguida, veio a animada “Corrida do Bambolê”, que exigiu coordenação e sincronia das duplas. Um percurso simples, mas que só podia ser vencido com espírito de equipe.

camial_aricanduva

Camila Akama, vice-coordenadora da Juventude Soka da BSGI, em suas palavras, destacou o poder da união, tema central da gincana, e expressou profunda gratidão aos pais, amigos e familiares que apoiaram e prepararam com carinho cada detalhe do encontro.

Ela também trouxe um incentivo de Ikeda sensei, do livro Seja a Esperança, sobre o valor dos bons amigos:

Em torno das pessoas que possuem a disposição de aprender e se desenvolver, os bons amigos se reúnem. É em meio a essas boas amizades que uma pessoa é polida. O esforço em manter uma amizade verdadeira e altiva transforma-se em frutos bem maiores. Em meio ao desenvolvimento, esforçando-se juntos, pode-se manifestar a própria capacidade. Pode-se revelar, também, os aspectos positivos do amigo.1

aricanduva_js

A Gincana Familiar promovida pela Juventude Soka da RM Aricanduva mostrou que bons amigos e boas ações constroem futuros extraordinários. “Em 2026, a Juventude Soka da RM Aricanduva reafirma sua decisão de criar os Sucessores Ikeda e fortalecer a Juventude Soka no jardim da Família Soka, sempre com a presença preciosa dos pais, familiares, amigos e convidados”, compartilha os líderes da localidade.

Nota:

1. IKEDA, Daisaku. Seja a Esperança. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022, p. 35.

Compartilhe

Copy to clipboard