BM
Notícias
há 17 horas
Felicidade
Dr. Daisaku Ikeda
20/02/2026

“Quando possuímos forte energia vital e abundante sabedoria, vencemos as mais diversas dificuldades da vida com plena satisfação, assim como um surfista se empolga diante de grandes ondas ou um alpinista sente prazer diante do desafio de escalar íngremes montanhas. A realidade da vida é rigorosa. Por favor, desafie com coragem essa rigorosidade e vença, vença de novo, vença em tudo — na vida diária, no local de trabalho, na escola, no lar. A força propulsora desta ilimitada ascensão é o budismo, a prática da fé”. (Brasil Seikyo, ed. 2.362, 11 mar. 2017, p. C4).
***
“Certa vez, o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, afirmou: ‘Quando possuímos forte energia vital e abundante sabedoria, vencemos as mais diversas dificuldades da vida com plena satisfação, assim como um surfista se empolga diante de grandes ondas, ou um alpinista sente prazer diante do desafio de escalar íngremes montanhas”. (IKEDA, Daisaku. Felicidade — Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2018. p. 18).
***
“O nome Soka Gakkai significa organização cujos associados criam supremo valor e concretizam a felicidade maior. O propósito, o sentido da vida é conquistar a felicidade maior, ou seja, a felicidade absoluta. Felicidade absoluta é aquela que não se altera com o passar do tempo. É um senso de felicidade que flui do interior da vida sem ser influenciado pelas condições externas. Não é algo temporário como posição social, fama, fortuna ou qualquer outra satisfação fugaz. O estado de vida que atingimos e tudo que conquistamos passam a ser, assim como a Lei Mística, eternos. É um caminho de vida no qual somos eternamente monarcas da vida. (Brasil Seikyo, ed. 2.362, 11 mar.2017, p. C4).
***
“As dificuldades e os desafios incalculáveis que enfrentamos se transformarão em algo que agregue alegria à nossa existência, como uma pitada de sal realça o sabor do doce”. (Terceira Civilização, ed. 604, dez. 2018, p. 52).
***
“A verdadeira felicidade significa uma vida de contínuo autoaprimoramento. Além disso, a força motriz para aprimorar e elevar nossa vida é a recitação do Nam-myoho-renge-kyo. Fundamentalmente, não há nenhuma outra forma de aprimorar nossa vida a não ser a recitação do daimoku” (Brasil Seikyo, ed. 1.831, 11 fev. 2006, p. A5).
***
“... é por meio de nossa fé no Gohonzon que conseguimos conquistar a felicidade pelas três existências do passado, presente e futuro. A melhor forma de retribuir a essa bondade, portanto, é apresentarmos outras pessoas ao Gohonzon” (Brasil Seikyo, ed. 1.960, 18 out. 2008, p. A4).
Compartilhe