marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Dica de Gosho
há 3 meses

Abertura dos Olhos

Redação

01/10/2025

Abertura dos Olhos

“Eu serei o pilar do Japão. Eu serei os olhos do Japão. Eu serei a grande nau do Japão. Este é o meu juramento, e jamais renunciarei a ele!” (CEND, v. I, p. 293)

Informações sobre o escrito

Este tratado é um dos cinco principais escritos de Nichiren Daishonin, em que ele revela sua identidade de Buda dos Últimos Dias da Lei. No segundo mês de 1272, ainda cumprindo pena de exílio na Ilha de Sado e vivendo sob as mais severas condições, Daishonin concluiu esta obra em dois volumes e a enviou a Shijo Kingo, um de seus discípulos mais proeminentes de Kamakura, em nome de todos os seus seguidores.

Entendendo

“Essa é uma conhecida passagem de Abertura dos Olhos, na qual Nichiren Daishonin declara seu grande juramento seigan. As palavras ‘pilar’, ‘olhos’ e ‘grande nau’ são expres-sões profundas que emanam da sua grande compaixão de habilitar todas as pessoas a atingir a iluminação. Considero especialmente comovente ele ter emitido essa declaração resoluta durante o exílio na Ilha de Sado.

Embora nessa passagem Nichiren Daishonin mencione especificamente o Japão, seu juramento não se limita apenas a uma única nação. Ele buscou abrir o caminho do kosen-rufu de todo o Jambudvipa (o mundo inteiro), salvando primeiro o país no qual a vida das pessoas estava mais envolta pela calúnia contra a Lei e onde a escuridão dos Últimos Dias da Lei era mais profunda. A afirmação de que jamais renunciaria ao seu juramento também constitui uma retumbante declaração de que vencera as funções da maldade em meio às perseguições que puseram sua vida em risco.

A expressão ‘pilar do Japão’ pode, portanto, ser interpretada como ‘pilar da iluminação para todos nos Últimos Dias da Lei’. Ela transborda do intenso juramento e do compromisso de sustentar firmemente o correto ensinamento do budismo como o pilar da comunidade e da sociedade, o pilar do mundo e da humanidade e também como o pilar do povo e dos bodisatvas da terra.

Membros que despertaram para a missão têm a consciência de que não são simplesmente parte da Soka Gakkai, mas que a Soka Gakkai é parte integral da sua vida e reside dentro deles. Eles se orgulham de ser protagonistas do kosen-rufu em sua comunidade.

No Budismo Nichiren, cada indivíduo se torna protagonista da transformação dos seres humanos. Quando cada um se tornar o pilar, os olhos e a grande nau da construção da paz e da felicidade, suscitará uma magnífica civilização global notabilizada pelo radiante florescer da filosofia do respeito ao próximo."1

Nota:

1. TC, ed. 618, fev. 2020, p. 50-65, Estudo.

Compartilhe

Copy to clipboard