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Dica de Gosho
há 9 meses

Carta para Niike

Redação

29/08/2024

Carta para Niike

“Tornar-se um buda não é nada extraordinário. Se recitar o Nam-myoho-renge-kyo com todo o coração, naturalmente se verá dotado dos trinta e dois aspectos e oitenta características do Buda. Conforme o sutra afirma: ‘Na esperança de tornar todas as pessoas iguais a mim, sem nenhuma distinção entre nós’,1 o senhor pode se tornar, prontamente, um buda tão nobre quanto Shakyamuni.” (CEND, v. II, p. 297)

Informações sobre a carta

Nichiren Daishonin escreveu esta carta no segundo mês de 1280 a Niike Saemon-no-jo, um oficial do xogunato de Kamakura. Niike era natural da vila de mesmo nome situada no distrito de Iwata, província de Totomi. Ele e sua esposa haviam se convertido aos ensinamentos de Daishonin por intermédio de Nikko e, apesar das pressões do governo, mantiveram uma firme fé.2

Entendendo...

“Daishonin incentiva Niike a ter fé no Sutra do Lótus e a praticá-lo com dedicação e assiduidade com o objetivo de atingir o estado de buda. Ele aponta: ‘Tornar-se um buda não é nada extraordinário. Se recitar o Nam-myoho-renge-kyo com todo o coração, naturalmente se verá dotado dos trinta e dois aspectos e oitenta características do Buda’. Os dizeres ‘Na esperança de tornar todas as pessoas iguais a mim, sem nenhuma distinção entre nós’ são de extrema importância, pois expressam o juramento seigan de Shakyamuni desde existências passadas, e constam no capítulo ‘Meios Apropriados’ (2º) do Sutra do Lótus, que ensina a ‘substituição dos três veículos pelo veículo único’.3

‘Todas as pessoas’ indicam todos, sem exceção. Nem um único indivíduo é excluído desse juramento. Ele afirma também ‘iguais a mim’ — são palavras que transmitem enfaticamente seu desejo de encorajar e guiar seus discípulos, com a esperança de que atinjam a mesma condição de vida do estado de buda manifestada por ele.

Com isso, Daishonin expressa que podemos atingir infalivelmente o estado de buda no curso da nossa vida como mortais comuns neste tão conflituoso mundo saha. Esse é o princípio de ‘atingir o estado de buda nesta existência’ e de ‘atingir o estado de buda na forma que se apresenta’.”4

Notas:

1. Sutra do Lótus, cap. 2.

2. CEND, v. II, p. 299.

3. Conceito exposto no ensinamento teórico do Sutra do Lótus, no qual Shakyamuni declara que os três veículos — os ensinamentos para os ouvintes da voz, para aqueles que despertaram para a causa, e para
os bodisatvas — não são fins em si mesmos, como pregavam os sutras provisórios, mas sim meios apropriados pelos quais ele conduz as pessoas ao veículo único do estado de buda. (CEND, v. II, p. 995).

4. Terceira Civilização, ed. 616, 12 dez. 2019, p. 50-51.

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