BS
Discurso do Presidente da SGI
há 18 anos
A coragem é a maior virtude dos jovens
Discurso proferido na 1a Reunião Nacional de Líderes da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai, realizada no Memorial Makiguti em Hatioji, Tóquio, em 22 de setembro. Durante a reunião, o presidente da SGI recebeu o certificado de cidadão honorário da cidade de Navoiy, da República do Uzbequistão.
15/12/2007

O conhecido poeta uzbequistanês Alisher Navoi (também chamado de Ali Shir Nava’i; 1441–1501), escreveu: “A paciência traz a solução para tudo, ao passo que a descuidada precipitação sempre traz a derrota”. A paciência é a chave. Sem ela, não conseguimos vencer e ficamos destinados a ser derrotados. O budismo ensina também a importância da paciência e da perseverança.
Navoi escreveu ainda: “Quando se tornar um nobre indivíduo, sua vida também será uma impressionante rocha”. Ele também disse: “Devemos retribuir aos nossos professores com cem vezes mais elogios e glórias”. Ter gratidão aos nossos professores em vida e prestar-lhes um tributo é um modo de viver de suprema nobreza.
Gostaria de agradecer aos integrantes dos grupos musicais pela excelente apresentação do hino nacional do Uzbequistão. [A Orquestra de Sopro Glória Soka tocou o hino no início da cerimônia de concessão do título.] Quem compôs as comoventes palavras desse hino? Foi o presidente do Sindicato dos Escritores do Uzbequistão, Abdulla Oripov, que está aqui conosco hoje. Aprecio muito esses versos, extraídos de um dos poemas sobre a amizade, de autoria do Sr. Oripov.
"Não há nada no mundo
Mais precioso
Que a sincera amizade.
Não há fronteiras
Nem limites
Para a amizade.”
Presidente Oripov; embaixador Mirsobit Ochilov, da República do Uzbequistão; prefeito Bakhtiyor Khamdamov, da cidade de Navoiy; professor Tursunali Kuziev, presidente da Academia de Artes do Uzbequistão; e demais distintos convidados — todos reunidos hoje conosco nesta verdadeira e sincera amizade, vindos do Uzbequistão, uma terra onde a luz do sol é radiante ao longo do Caminho da Seda: desejo expressar minha mais profunda consideração e gratidão por esta homenagem de tão grande significado, ao ser nomeado cidadão honorário da bela cidade de Navoiy, um oásis verde.
Navoiy é uma cidade de rica diversidade, onde vivem pessoas com mais de oitenta etnias diferentes. A sinergia e a criatividade resultantes dessa diversidade agem como uma força positiva que leva ao desenvolvimento da Ásia Central. Assim, creio que me tornar cidadão honorário de Navoiy significa que estou me unindo aos cidadãos globais mais abertos e tolerantes no “Caminho da Seda da Paz”. Fico profundamente honrado e desejo transmitir mais uma vez meus sinceros agradecimentos.
A cidade de Navoiy recebeu esse nome em homenagem ao grande poeta Navoi, que foi também um sábio líder comprometido com a paz. Ele desejava que houvesse amizade entre as pessoas numa época de contínuos conflitos, trabalhou pela segurança e pelo bem-estar de seus conterrâneos e promoveu a educação e as artes incansavelmente. Algumas pessoas o chamavam de o “Goethe da Ásia Central”. O historiador britânico Arnold J. Toynbee (1889–1975), com quem dialoguei, descreveu Navoi de forma memorável como “um gênio versátil”1 que, de fato, se superou em vários campos.
Navoi fez a seguinte declaração: “A pessoa que não tem nenhuma consideração pelos outros não é um ser humano” e “O líder que não se preocupa seriamente com a felicidade das pessoas não é humano”. Eu, como poeta, fiquei profundamente impressionado com essas palavras.
Qual é a essência do verdadeiro espírito poético? Não é nenhuma outra que o amor e a preocupação com o bem-estar da humanidade. São a abnegação e o altruísmo que não buscam a fama nem a fortuna. É a disposição de lutar tenazmente pela justiça — denunciando o mal, proclamando a verdade e defendendo a causa das pessoas. Esse é também o espírito da Soka Gakkai.
As pessoas que carecem dessa sensibilidade poética, dessa profunda empatia por todos que estão ao seu redor, não compreendem os sentimentos dos outros. Os países que não possuem esse espírito não compreendem a essência da paz. Os jovens que não possuem esse espírito, essa empatia, perderão a energia para avançar e vencer na vida. E as pessoas que menosprezam esse espírito acabarão perdendo a própria humanidade e o senso de companheirismo.
O espírito poético de Navoi canta uma ode à vida:
“As flores desabrochando
No jardim do Universo
São magníficas.
E a mais perfumada
De todas
É a flor da vida.”
Há uma estátua de Navoi, presente do Uzbequistão, no pátio de entrada do Auditório da Universidade Soka. Ela observa com carinho as aspirações de nossos intrépidos jovens alunos Soka, que construirão um magnífico futuro com sua mente brilhante e grande paixão.
Certa vez, Navoi incentivou um amigo: “Para um jovem, há outra virtude maior que a coragem?”
Hoje estão participando conosco artistas famosos do Japão e também do mundo inteiro. Gostaria de agradecer aos membros da Divisão de Artistas e aos representantes do mundo dos esportes por se juntarem a nós no dia de hoje! Vocês nos inspiram e animam. Todos os nossos membros estão orando com toda a seriedade pelo seu sucesso e aguardam por ele; eles estão apoiando vocês sinceramente.
Na vida há ocasiões em que não conseguimos vencer. Pode haver também épocas em que parece que seremos pisoteados pela adversidade. Mas, mesmo em momentos assim, nunca devemos permitir ficar com o coração abatido. Devemos decidir não sermos derrotados no futuro. Praticamos o Budismo de Nitiren Daishonin para sermos vitoriosos na vida.
Não se preocupem com vaidade nem com pretensão. Apenas continuem a recitar Daimoku com toda a seriedade. Isso despertará uma forte energia vital e também iluminará seu rosto. Assim como um avião que decola, seu estado de vida começará a se elevar rapidamente, pois o Daimoku acelera o motor de sua vida até que ele esteja funcionando em velocidade máxima. Sempre tenham o topo como objetivo, vençam a si próprios e deixem um orgulhoso registro de triunfo para que todo o mundo veja. Essa é a forma de desfrutar uma vida revigorada e realizada.
Ser indiferente na prática budista e não se esforçar com entusiasmo no trabalho não irá levá-los a lugar algum. Não percam seus objetivos de vista, empenhem-se com toda a sinceridade na prática e dediquem-se incondicionalmente ao seu trabalho e a polir suas habilidades. Esse é o caminho para vencer no final. Vamos todos vencer no palco de nossa missão!
Diz um provérbio do Uzbequistão: “O canal fluvial escavado por uma pessoa consegue beneficiar mil”. Vamos ter esse exemplo como modelo. Como jovens, sejam aqueles que “escavam um canal fluvial” para os outros. Por favor, dêem o melhor de si!
Há no mundo muitos poetas famosos, mas o que faz com que o poeta-estadista Navoi seja tão especial? É o fato de ter tido um papel ativo na sociedade desde que era jovem, mesmo sofrendo duras perseguições por combater as forças da opressão. Essas batalhas são a marca do verdadeiro defensor da justiça. Vemos no mundo de hoje muitos daqueles que são chamados líderes permanecendo em silêncio por causa da covardia ou de seus interesses, sem querer se posicionar na linha de ataque. Mas Navoi acreditava na justiça, e por causa disso foi invejado e caluniado por pessoas arrogantes e maldosas. Elas tentaram matá-lo e ele foi alvo de todos os tipos de atrozes perseguições. Isso confirma sua grandiosidade.
Navoi nunca sucumbiu à adversidade nem à dificuldade. O que o apoiou em meio a tudo isso? Foi seu professor e amigo, o poeta e guia espiritual Jami (1414–1492). Seu professor o incentivava e confiava que ele seria bem-sucedido e conseguiria conquistar algo grandioso, Navoi continuou sem temer nenhum obstáculo.
Embora num nível diferente, havia a mesma dinâmica entre o Sr. Makiguti e o Sr. Toda, e entre o Sr. Toda e eu.
Quando os negócios do Sr. Toda estavam enfrentando a crise mais grave, eu me levantei sozinho e o apoiei, determinado que ele deveria assumir seu lugar legítimo como segundo presidente da Soka Gakkai. Mas alguns dos líderes da Soka Gakkai na época, que haviam declarado anteriormente ser seus discípulos, começaram a tratá-lo de forma desrespeitosa.
Esse é, infelizmente, um dos caminhos desagradáveis do mundo. Encontrei e combati esses indivíduos ingratos, por isso, conheço muito bem a fraqueza e a traição existentes nas profundezas do coração das pessoas. O budismo nos ensina a buscar a realidade da existência humana.
Como seres humanos, temos todos os tipos de relacionamentos — entre pais e filhos, entre amigos, e assim por diante. Dentre todos esses, a de professor e aluno, ou de mestre e discípulo, é de vital importância em termos de ensinar o caminho fundamental que leva a um modo de vida digno e saudável e de transmitir os princípios essenciais para a melhoria de toda a raça humana. O espírito da retribuição às dívidas de gratidão com nossos mestres nos torna fortes. Eu tenho esse espírito, e por isso não tenho medo e nada me detém.
Navoi fez a seguinte declaração: “Aqueles vilões abjetos devem estar cientes de que, onde quer que eu esteja, continuarei sempre a lutar para proteger as pessoas e destroçar a espada sobre suas cabeças”. Ele estava determinado a vencer — essas eram sua firme crença e convicção.
O poeta também sentia profunda gratidão pelos professores que teve na vida: “Toda a riqueza do mundo não é o bastante para retribuir um professor que lhe ensinou mesmo uma única letra que o leve a compreender a verdade da vida”. Todos nós temos uma enorme e profunda dívida de gratidão com nossos professores.
Minha relação com o Sr. Toda é o epítome do caminho Soka de mestre e discípulo. Considerar o caminho de mestre e discípulo no mundo da fé apenas como uma teoria abstrata é uma eterna perda. Por isso, é procurando aprender e colocar em prática o que o Mestre ensina que conseguimos nos aprimorar, nos realizar e conquistar a vitória no sentido mais verdadeiro. Portanto, é totalmente imperdoável quando os altos dirigentes ficam contra os ensinos do Mestre. É de suma importância que os discípulos se unam para proteger os ensinos do Mestre e denunciem aqueles que o traem e o perseguem. Por favor, nunca se esqueçam desse espírito da Soka Gakkai. Desejo salientar isso ainda mais.
Navoi declarou também: “Vocês podem enganar a todos, mas não conseguem escapar da Lei de Causa e Efeito”. Essa observação está de acordo com os ensinos do budismo. Aqueles que persistiram em perseguir Navoi foram posteriormente presos e seus maldosos crimes foram desmascarados. A verdade e a justiça devem sempre vencer no final. Se não nos empenharmos para garantir isso, a sociedade afundará num insondável e escuro abismo. A vitória do que é certo proporciona esperança e coragem aos jovens das gerações seguintes.
Ele declarou ainda: “Não importa o quanto uma pequena faísca brilhe e cintile, ela não consegue eclipsar as estrelas. A bandeira da pessoa possuidora de supremos ideais tremula alto no céu”.
Vocês, nossos jovens sucessores, que criarão o novo século, são inacreditavelmente preciosos. O Sr. Toda me treinou com amável cuidado e atenção para que eu pudesse dar continuidade à obra do Kossen-rufu.
Aconteceu certa vez de, quando a situação havia se voltado contra mim, muitos altos dirigentes da época me abandonarem. Alguns deles até mesmo conspiraram com jornalistas de tablóides para que artigos negativos fossem escritos sobre a Soka Gakkai, procurando intencionalmente me desacreditar. Ocorreu exatamente conforme o Sr. Toda havia advertido — “Nossos inimigos estão dentro de nossas fileiras”. Mas não importando o quanto tentassem encobrir seus rastros, da perspectiva do budismo, estava tudo bem evidente. Naquela época, eu estava preocupado unicamente em vencer e poder relatar minha vitória ao meu Mestre. E, como discípulo do Sr. Toda, triunfei sobre todos os obstáculos.
A discriminação contra as mulheres ainda está profundamente arraigada no Japão. No entanto, quero que todas as mulheres, sem exceção, conquistem a felicidade. Se alguma de vocês, nossas jovens, tiver problemas ou preocupações, por favor, conversem com um veterano na fé que seja de confiança.
Navoi louvava as mulheres, dizendo que sua pura luz ilumina o mundo assim como o Sol. De fato, hoje em dia, os membros das Divisões Feminina de Jovens e das Estudantes são o sol da felicidade e da paz, iluminando esta nova era do segundo ato do Kossen-rufu. Espero que todas vocês criem um brilhante e vitorioso futuro para a Soka Gakkai, garantindo que ela continue a ser uma organização de integridade incomparável.
O último verso do hino nacional do Uzbequistão, composto pelo Sr. Oripov, encerra com estas palavras: “Terra mãe, amante da verdade, prospere eternamente!” Com os mesmos sentimentos, ofereço minhas orações pelo glorioso desenvolvimento da cidade de Navoiy, terra natal de meu poético coração, e do Uzbequistão, pelo qual sinto ilimitada afeição e admiração. Obrigado!
Para encerrar, gostaria de citar mais algumas palavras de Navoi para vocês, meus jovens amigos da Divisão dos Jovens reunidos aqui hoje:
A inteligência e a luz da sabedoria são o manancial da felicidade.
A avareza brota onde não há sabedoria.
***
Aqueles que vivem de forma irresponsável e degenerada na juventude terão uma velhice miserável.
***
Toda tribulação é seguida pela alegria. Não há alegria sem problemas.
***
A pessoa de sólida integridade é tão impassível quanto uma montanha.
Todas essas palavras são muito verdadeiras.
O poeta também disse: “Tenham fé! Enquanto tiverem verdadeiros amigos que os ajudem nos momentos de dificuldades, vocês conseguirão vencer qualquer infelicidade”. O importante na vida são os amigos, os bons amigos, os companheiros. Com isso, gostaria de encerrar minhas palavras de hoje. Rahmat! (“Obrigado”, em uzbequistanês.)
E, mais uma vez, parabéns por esta 1a Reunião Nacional de Líderes da Divisão dos Jovens!
Obrigado!
Compartilhe
