BS
Editorial
há 9 anos
Editorial
26/03/2016

Convenção da vitória e novo passo de avanço
No último fim de semana, boa parte dos distritos da BSGI realizou sua Convenção da Vitória, comemorando o cinquentenário da segunda visita do presidente Ikeda ao Brasil, como também os 58 anos do histórico 16 de Março de 1958, o dia da cerimônia do kosen-rufu.
De um ano para cá, promovemos em toda a BSGI o movimento Humanismo em Ação, justamente para recebermos este significativo mês de março.
E, sem dúvida, em todos os distritos, a campanha, visando 50 novas famílias felizes e vitoriosas, vem sendo conduzida de forma intensa, vibrante e, acima de tudo, com muita alegria, alcançando mais de 13 mil novas famílias integrantes da BSGI neste período. A Convenção da Vitória em cada distrito refletiu este aspecto radiante nas organizações.
Embora a quantidade de distritos que tenham efetivamente alcançado o objetivo numérico não seja ainda significativa, a decisão e a disposição dos membros são algo realmente inspirador. Assim, a vitória em todos os distritos é uma certeza. Os princípios budistas deixam claro que a forma de vencer é jamais se deixar desencorajar e continuar firme na batalha pela ampla propagação da Lei por meio do corajoso e benevolente ato do shakubuku.
Naturalmente, a realização do shakubuku nada mais é que a própria missão de bodisatva da terra, tal como consta nos escritos de Nichiren Daishonin: “Não deve haver discriminação entre os que propagam os cinco ideogramas do Myoho-renge-kyo nos Últimos Dias da Lei, sejam homens, sejam mulheres. Se não fossem bodisatvas da terra, não seriam capazes de recitar daimoku. No início, somente Nichiren recitou o Nam-myoho-renge-kyo, mas depois, duas, três, cem pessoas o seguiram, recitando e ensinando aos outros. Assim também será a propagação no futuro. Isso não significa ‘emergir da terra’?” (CEND, v. I, p. 404). Enfim, neste movimento Humanismo em Ação, um dos pontos fundamentais é aprofundarmos essa consciência de bodisatva da terra.
Clab 2016 em total sintonia com o Mestre
Neste fim de semana, está sendo realizado o Curso Latino-Americano de Budismo (Clab). Conforme anteriormente divulgado, esta atividade, a 3ª da nova era do kosen-rufu mundial, realiza-se de forma inédita no Centro Cultural do Rio de Janeiro, com transmissão simultânea para todas as sedes regionais, centros culturais e localidades do território nacional, com a participação de mais de 10 mil pessoas.
O evento se realiza, também, em comemoração do cinquentenário da segunda visita do presidente Ikeda ao Brasil e a primeira ao Rio de Janeiro.
É sempre bom reafirmar a importância do estudo do budismo, especialmente nesta época tão importante do kosen-rufu mundial. A disposição de sempre reciclarmos os conhecimentos sobre o budismo com base no estudo é de fundamental importância na promoção do shakubuku. Os ditos dourados do buda Nichiren Daishonin – “Empregue o máximo de sua capacidade ao ensinar os outros, mesmo que seja uma única sentença ou frase” (CEND, v. I, p. 406) – parecem refletir claramente tal importância.
Assim, aos participantes do Clab, que neste ano são os representantes dos Graus Médio e acima do estudo do budismo da BSGI, desejamos que aprimorem o conhecimento do budismo aplicado a esta nova era do kosen-rufu mundial. A ação prática de cada participante, como resultado deste aprimoramento, irá, com certeza, impulsionar ainda mais o grandioso movimento Humanismo em Ação, rumo à conquista das 50 novas famílias felizes e vitoriosas em todos os distritos da BSGI.
Compartilhe