BS
Encontro com o Mestre
há 9 anos
23.7 - O significado de “mente” na expressão “diferentes em corpo, unos em mente”
27/05/2017

INTRODUÇÃO
Citando uma orientação do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, o presidente Ikeda explana o profundo significado de “diferentes em corpo, unos em mente”.
Discurso do presidente Ikeda
Proferido na Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai, em Tóquio, no dia 4 de dezembro de 1987.
O Sr. Toda apontou: “‘Mente’, de ‘diferentes em corpo, unos em mente’, não diz respeito à mente ou ao coração comum. Refere-se à mente de fé. ‘Unos em mente’ denota sermos ‘unos na fé’ — unos em nosso compromisso com este budismo e sua prática. Esse é o significado real de ‘diferentes em corpo, unos em mente’. Se os jovens possuírem uma forte mente de fé, um forte compromisso com o budismo, jamais serão derrotados”.1
“Diferentes em corpo, unos em mente” não indica algo superficial, como simplesmente manter um relacionamento amistoso ou conviver bem juntos. A “mente” em questão consiste na mente, ou no coração, que possui completa fé no Gohonzon, que nunca se desvia do exemplo de vida demonstrado por Nichiren Daishonin, que avança incansavelmente até o fim ao lado dos companheiros de prática. Essa fé inabalável representa a “mente” de “diferentes em corpo, unos em mente”. Por compartilharmos o mesmo compromisso na fé e o objetivo do kosen-rufu, somos amigos de fé, ligados pelo espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”.
Se essa unicidade estremecer ou enfraquecer de forma rotineira, então, para início de conversa, ela na verdade não existiu; vocês nunca estiveram, de fato, “unos em mente” com os outros membros. E isso conduz à derrota na vida.
Espero que gravem no fundo do coração as seguintes palavras de Toda sensei: “Se os jovens possuírem uma forte mente de fé, um forte compromisso com o budismo, jamais serão derrotados”.
Compartilhe
